Nosso Enver


VI. Mais Cultura Para o Povo


O camarada Enver Hoxha tinha um conceito científico de cultura e do seu papel na transformação da sociedade. Em seus escritos e trabalhos sobre o assunto, sua paixão patriótica e as características das obras e dos homens da nossa Renascença se misturam com sua lógica estrita, de um infalível e rigoroso estudioso marxista.

Em todo o seu trabalho para o avanço da cultura, o camarada Enver foi guiado pelo princípio de que a cultura é liberdade, o reino da verdade, consequência das resoluções do passado, emancipação e civilização. Quando falava sobre cultura, ele estava, pode-se dizer, completamente pleno. Sobre esse assunto, sua oratória era a mais brilhante em comparação a qualquer outra instância, neste tópico o seu pensamento atingiu as maiores profundezas.

O desenvolvimento da cultura foi uma das preocupações constantes do camarada Enver. Como cultura, ele a compreendia não apenas como educação, mas também como ciência, como conhecimento, como arte, como comportamento das massas e de seu modo de vida. E, é claro, a maneira como o povo trabalha. “Nossa vida inteira é e deve ser cultura” — esse era seu lema. Partindo deste conceito, uma série de mudanças importantes foram feitas em toda nossa atividade social e cultural.

Enver Hoxha se dedicou completamente ao desenvolvimento da cultura, com toda sua paixão, com toda sua força e energia. Se você folhear nossa imprensa, desde os primeiros anos após nossa libertação, ou até os últimos momentos da vida do camarada Enver, você verá que não há nenhum evento marcado ligado à cultura e à ciência, arte e literatura, no qual ele não tenha participado.

Ao trabalhar para um rápido desenvolvimento da cultura, o camarada Enver partiu do fato de que nosso povo era analfabeto, mas não ignorante. De fato, sem qualquer exagero, a vitalidade de sua cultura é inigualável. Desde a antiguidade, nosso povo teve que lutar com as maiores potências da época, portanto, sua cultura foi formada em luta ininterrupta. Se esta cultura não foi assimilada e não perdeu sua originalidade nacional no decorrer desta luta, isto é prova de sua ampla base entre o povo e de sua resistência inquebrável. Em contato com a cultura helênica, monopólio cultural mundial na antiguidade, diante das invasões culturais romanas, eslavas e otomanas, da agressão da arte decadente burguesa de hoje, a cultura albanesa não poderia ter sobrevivido sem uma força criativa interna, através de elementos de autopreservação.

Como resultado das amargas circunstâncias históricas do nosso povo, sua rica cultura permaneceu principalmente oral até os tempos modernos. Sua criatividade cultivada profissionalmente, com algumas exceções, se desenvolveu apenas com o início da nossa Renascença Nacional. As escolas nacionais albanesas, também, têm mais ou menos a mesma idade. Apesar destas privações, porém, nosso povo não foi nem ignorante, nem selvagem como seus inimigos os rotularam. Como disse o camarada Enver em sua mensagem de saudação ao 40º Aniversário da Libertação da Pátria, a história mostra que os albaneses nunca foram bárbaros em suas relações com os outros povos; pelo contrário, quando a selvageria cega dos invasores os assaltou, eles tiveram a cultura do seu lado.

A Guerra de Libertação Nacional abriu o caminho para o progresso geral e o desenvolvimento da cultura em todos os campos. Mas, acima de tudo, a guerra lançou as bases para dotá-la de novas qualidades, principalmente de seu conteúdo. O camarada Enver lutou persistentemente para difundir amplamente a cultura e torná-la propriedade do povo, para fortalecer seu caráter nacional, para consolidar os melhores valores do nosso legado cultural e, na nossa época histórica, para colocá-los a serviço do socialismo e dos interesses populares.

Enver Hoxha tinha um conceito muito amplo da missão progressista e civilizatória da cultura, ele a considerava uma das armas mais eficazes para levar adiante a revolução e o socialismo. Ele tinha total confiança de que os grandes planos do partido para o desenvolvimento cultural do país seriam realizados. No entanto, nos primeiros anos da Nova Albânia, a questão era inevitável: Por onde começar? Como o povo poderia adquirir cultura quando a maioria absoluta era analfabeta? Como dissemos, no campo da cultura escrita, quase nada havia sido herdado. Um simples cálculo aritmético mostra que em 1938 havia um livro impresso para cada vinte pessoas. Não havia sequer uma equipe profissional para o teatro, para a música, ou para qualquer outra atividade artística. Em uma palavra, a base material e organizacional para uma cultura amplamente cultivada era praticamente inexistente. Mesmo os talentos ocasionais que surgiram naqueles anos não encontravam apoio nos regimes daquela época.

Esta foi a base a partir da qual começamos. Imagine a coragem que foi necessária naquelas condições para exigir que a cultura fosse difundida com prioridade entre as amplas massas. Não esqueçamos, também, que o camarada Enver lançou a monumental palavra de ordem “mais cultura para o povo” no programa do Primeiro Governo Democrático da República Popular da Albânia, em março de 1946, numa época em que Koçi Xoxe e sua quadrilha equiparava os intelectuais ao intelectualismo e, pior ainda, à reação, quando na verdade ele estava trabalhando para sabotar os planos do partido para a elevação cultural do nosso povo. A cultura assustou Koçi Xoxe, assim como assusta todos aqueles que, em vez de liberdade, têm a tirania no coração e, em vez da sede de conhecimento, detém objetivos malignos e sinistros.

Em um tempo tão turbulento, Enver Hoxha estava orientado para a cultura e desafiou essa amarga herança do passado, assim como desafiou os obstáculos levantados por nossos inimigos.

O pensamento estético marxista-leninista albanês deve muito à grande contribuição de Enver Hoxha. E não somente ao pensamento estético, mas também às críticas e aos estudos sérios sobre a arte. Ele tem contribuído muito para este campo específico da atividade humana. Essa afirmação é dedicada, antes de tudo, ao seu pensamento marxista-leninista, tanto na teoria quanto na prática, dos princípios do próprio método do realismo socialista, como escola e metodologia, como guia geral e orientação para o trabalho criativo nas condições do surgimento do pós-modernismo e de uma decadência geral dos valores estéticos.

Em nosso país, nas décadas da nossa livre vida socialista, grandes resultados foram alcançados em todos os campos da literatura e da arte, bem como na cinematografia, que deu um grande passo para frente. Hoje somos um dos países mais produtivos no que diz respeito ao número de filmes por indivíduo da população.

Aumentar a qualidade da literatura e da arte surgiu agora como uma prioridade e tornou-se uma tarefa urgente. Os acúmulos que fizemos até o momento são suficientes para atingir passos ainda maiores. A espera não está mais em ordem. Mesmo que o acúmulo de experiência ainda seja necessário, isto pode ser alcançado incessantemente, mas não através da desaceleração do processo literário. Acumulação e produção artística devem andar de mãos dadas. Caso contrário, ambos são inibidos. Estas tarefas, que o partido tem levantado vigorosamente nos últimos tempos, servem ao aperfeiçoamento de nossa nova cultura, mas sem a constante dedicação de Enver Hoxha ao seu incessante desenvolvimento, elas não teriam surgido na ordem do dia por muito tempo.

Em relação aos escritores e artistas, desde o início o camarada Enver orientou o partido a aplicar uma verdadeira política leninista. Foi ele quem fez a verdadeira avaliação do patrimônio cultural do passado, levantando-se contra o espírito niilista que os inimigos expressaram em relação a esse valor histórico.

Nos primeiros anos após a Libertação, havia um conceito um tanto estreito sobre as tradições culturais. Havia sinais de que estas tradições eram subestimadas até mesmo por alguns artistas. Enquanto que Koçi Xoxe e sua quadrilha, consistentes em sua posição contra a nossa intelligentsia, denegriram abertamente as tradições, descrevendo-as como anacronismos. Como consequência, interpretações errôneas e discussões estéreis sobre figuras históricas notáveis apareceram aqui e ali na imprensa.

Durante a guerra, em nosso país uma boa parte dos escritores da época, especialmente a geração dos anos 30, se ligou ao partido e ao camarada Enver. Depois da guerra, mesmo aqueles que se afastaram temporariamente ou se retiraram para posições de passividade foram tratados com paciência e bondade até o fim. Com o passar do tempo, praticamente todos os artistas e criadores progressistas abraçaram as ideias revolucionárias de nosso partido e o princípio metodológico do realismo socialista. Enver Hoxha tem o principal mérito por isso. Ele se aproximou dos escritores individualmente e se comunicou com eles em um espírito de camaradagem.

O método do realismo socialista e seus princípios não foram impostos aos escritores e artistas. Uma etapa preparou e trouxe a outra. O partido e o camarada Enver deram aos escritores e artistas o ideal revolucionário, que se tornou um espírito universal de sua criatividade. Desta forma, seus talentos e dons não foram desperdiçados em todos os tipos de experimentos, mas colocados a serviço da revolução.

Em muitos casos, a intervenção do camarada Enver salvou a situação no sentido mais amplo do termo para o desenvolvimento da literatura e da arte no caminho correto. Uma delas foi, como eu disse, sua defesa das tradições nacionais, numa época em que elas foram proclamadas ultrapassadas e, na verdade, obstáculos para o “progresso da arte”.

Situações difíceis também surgiram em outras ocasiões. No início dos anos 60, em nossa imprensa literária e nos debates, uma ampla discussão inflamou sobre o método e o estilo de escrita, o que de fato refletia alguns conceitos estranhos instigados por inimigos externos e internos sob o rótulo do chamado “conflito de gerações”. Os escritores e artistas da tradição, se assim podemos chamá-los, acusaram a nova geração literária de prejudicar a poesia, desconsiderando suas regras clássicas de rima, ritmo, comprimento de linha, etc. Estes últimos, por sua vez, acusaram os escritores já firmados de serem conservadores e de reprimir a criatividade dos jovens escritores através das “posições-chave” que ocupavam nas editoras. O perigo neste debate reside mais no fato de que ambos os lados se engajaram na discussão com calor e paixão excessivos, com elogios exagerados ao verso de oito sílabas e à negação total do verso livre, ou vice-versa.

Embora em muitos casos parecesse que a “briga” fosse inspirada por motivos pessoais, o perigo era grande, pois esta situação não só levava ao desperdício de forças criativas, mas também poderia provocar uma cisão. Nestas condições, em julho de 1961, foi organizada uma ampla reunião dos escritores e artistas para esclarecer a situação. O camarada Enver Hoxha participou desta reunião, que foi convocada na sala de conferências da Universidade de Tirana. Eu apresentei o informe.

No informe, dediquei especial atenção à questão do conteúdo da literatura e da arte, a fim de ressaltar que era isso, e não o estilo e a forma de escrever, que deveria atrair nossa atenção principal. Enfatizei a necessidade de uma atmosfera criativa saudável nas fileiras dos escritores, um espírito de colaboração e troca de experiências entre eles, argumentando que em nosso país não há e não pode haver contradições entre gerações. O informe teve que ter muito tato para não ofender nenhum dos lados, que: assim como Naim ou Mjeda tinham brilhado com seu verso sem rima, também Rada ou Migjeni tinham brilhado com seu verso com rima. O fundamental é que qualquer tipo de verso deve ser usado com habilidade. O mau uso, a imitação, o esnobismo, fazem grande mal à poesia.

“Afirmem-se com seu próprio tipo de verso e, se o povo ama tal verso como vocês, então todos estão no caminho certo” — aconselhei os escritores, mais uma vez enfatizando que o conteúdo é primário na literatura, como em tudo mais.

Nesta reunião, os escritores expressaram livremente suas ideias, sejam elas certas ou erradas. A reunião não durou muito tempo. O camarada Enver também falou. Com suas palavras calorosas e sábias, ele criou tal atmosfera que eles deixaram a reunião espiritualmente aliviados, mas também inspirados. Ele lhes mostrou o curso que nossos artistas deveriam seguir para superar os conceitos errôneos e as influências estranhas, sejam elas antigas ou novas, conservadoras ou liberais. E o fato é que a partir daquele momento, a colaboração e a compreensão foram restabelecidas e prevaleceram nas fileiras de nossos artistas.

Fiquei especialmente impressionado com o fato de que, embora a reunião tenha sido uma reunião apaixonada, com discussões apaixonadas, às vezes de posições unilaterais e, em alguns casos, de posições erradas, o camarada Enver começou seu discurso não com reprimendas, como alguns poderiam esperar, mas com um calor e uma bondade assombrosos:

“Nesta reunião é difícil distinguir quem é e quem não é membro do partido — disse ele — Isto acontece porque nós, o partido e o povo juntos, não só libertamos a pátria e estamos construindo o socialismo, mas também porque criamos uma unidade moral-política de aço, que não pode ser alcançada com propaganda, ou palavras, mas apenas com ações... Em nosso país, assim como os membros do partido amam o partido, também o povo, mesmo que não seja de todo membro do partido, também detém um amor sem limites por ele, por tudo que está fazendo pela nossa classe. Não se pode falar de tal maneira se não se sente o que se diz”.

Assim, ele colocou em primeiro lugar a questão da unidade, a questão básica que une os escritores e artistas, o motivo político perante o qual todas as outras considerações tomam o segundo lugar.

Enver sempre distinguiu e sublinhou o que une nosso povo, não o que o divide. Enquanto me preparava para esta reunião, ele me aconselhou, também, a tomar cuidado para que os fenômenos criticados não fossem exagerados indevidamente. Procedendo destas instruções, assinalei que as “contradições” estavam assumindo uma aparência antagônica não por causa de qualquer diferença de atitudes políticas, mas por causa da unilateralidade e da dialética do surgimento do novo, que pressiona às dores de parto o velho.

A ênfase do camarada Enver neste aspecto se deu à calma, o equilíbrio, o espírito de camaradagem e a bondade que impregnaram seu discurso. Foi uma lição para todos.

“Quando estava ouvindo as contribuições de alguns camaradas, para dizer a verdade, havia uma coisa que eu não gostava: a questão surgiu como se fosse uma disputa entre jovens e velhos — disse ele — Penso que essa divisão entre os jovens e os velhos não é realmente um problema aqui. Os jovens, com seu dinamismo e energia, fazem bem em sacudir os mais velhos. Devemos ser gratos a eles por isso. O dinamismo da juventude é um grande tesouro para o partido e para o nosso povo. Vocês, da juventude, devem saber que os camaradas mais velhos também passaram por estas fases pelas quais vocês estão passando agora. Portanto, nunca acreditarei que os escritores e artistas mais velhos queiram impedir os mais jovens em sua criatividade, eles também percorreram este caminho em sua juventude. Eles têm medo que, em seu grande entusiasmo, vocês derrapem no meio da estrada. Estou confiante de que nossos escritores e artistas, tanto jovens como velhos, nunca se desviarão da grande estrada: do realismo socialista”.

Ao ouvir o discurso do camarada Enver, era bastante óbvio que ele havia acompanhado com muita atenção as contribuições dos camaradas. De vez em quando ele se referia ao que um ou outro havia dito. O líder do partido não se contentou simplesmente em explicar a nossa linha política sobre literatura e arte. Ele também tratou com competência as questões que tinham a ver com seu desenvolvimento posterior.

“Se ele escreve poesia com oito, dez ou doze linhas de sílabas, com versos livres ou com rimas, isso cabe ao autor — disse ele — Mas antes de tudo, ele deve considerar o que o povo dirá, o que a classe trabalhadora e os camponeses dirão, como o grande público receberá sua obra. Isto tem grande importância”.

Os escritores e artistas surgiram desta reunião com ideias claras sobre sua missão, capazes de lidar com novas tarefas. Os anos que se seguiram foram anos de rica criatividade, anos da afirmação final de uma nova plêiade de artistas.

A 15ª Plenária do Comitê Central do partido, realizada em outubro de 1965, constitui um dos momentos mais importantes. Foi o momento em que o pensamento estético de Enver Hoxha se manifestou com especial profundidade. Desta vez também, estando encarregado das questões ideológicas no partido, apresentei o informe ao plenário. Ele foi incluído nos Documentos Principais do Partido e foi publicado nessa coleção.

O camarada Enver prestou especial atenção a este relatório durante o processo de sua preparação. Em geral, ele gostava de discutir, de trocar opiniões sobre as questões que deveriam ser tratadas. Ele não deu importância a teses esquemáticas, que determinaram a estrutura do relatório. Ele se concentrou na gama de problemas, no que seria dito sobre este e aquele fenômeno, nas conclusões que deveriam ser tiradas, e nas tarefas que deveriam ser apresentadas. Ele procurou a opinião dos camaradas sobre estas coisas e falou sobre elas ele mesmo. Foi assim que trabalhamos juntos para a preparação do relatório para a 15ª Plenária também. É claro que ele leu o relatório depois, antes de ser discutido no Birô Político e apresentado ao plenário. Como era seu costume, ele não reteve suas observações e sugestões até a reunião, mas as apresentou a mim de antemão, durante as discussões que tivemos juntos.

Portanto, na prática, no informe que entreguei ao plenário, o pensamento do camarada Enver também estava presente. No entanto, ao final da reunião, ele colocou ênfase em algumas questões básicas. Ele começou seu discurso com sua modéstia característica:

“Eu estava em dúvida se deveria ou não falar nesta reunião — disse ele aos presentes no plenário para o qual muitos escritores e artistas tinham sido convidados, ele continuou — o que eu vou dizer não terá mais importância especial do que o que vocês já disseram”.

Na verdade, no entanto, neste conhecido discurso, que foi impresso e reimpresso várias vezes, ele tratou de uma série de problemas muito importantes do campo da cultura, tais como a necessidade de artistas criativos se ligarem ao povo, à vida; a necessidade de conhecer o tempo e a história, e de concebê-los em unidade; a necessidade de habilidade artística. Porém, ele deu especial importância aos problemas do papel e dos valores inestimáveis da criatividade do nosso povo.

O folclore sempre foi uma paixão especial para o camarada Enver. Ele aproveitou todas as oportunidades para exaltar os valores da arte popular. Em seu discurso na 15ª Plenária, no entanto, ele sintetizou os ensinamentos do nosso partido sobre esta importante esfera da atividade espiritual das massas, de uma forma que raramente foi igualada.

“O folclore não é apenas música folclórica — disse ele em seu discurso — a música é uma expressão ou manifestação do folclore. O folclore é o elemento fundamental da cultura popular, que abrange uma gama muito ampla, tão ampla quanto a vida do povo”.

É bem conhecida sua definição simples, mas profunda, de que jamais podemos separar o folclore da canção, da guzla, da flauta, do tambor, dos contos populares, dos casamentos, das alegrias, das tristezas, dos trajes coloridos, do artesanato, assim como dos costumes, das leis escritas e não escritas. O camarada Enver seguiu precisamente esse conceito sobre folclore e sobre a nossa cultura popular quando expressou tal admiração e verdadeira veneração por essas riquezas inesgotáveis.

Se ainda hoje nos referimos aos materiais da 15ª Plenária, especialmente sobre questões de caráter nacional na literatura e nas artes, realismo na reflexão da vida, a atitude em relação à cultura e à experiência mundial e às influências pós-modernistas estranhas, isto fala não apenas de seu valor atual, mas também da visão do pensamento de Enver Hoxha.

Em sua obra, Enver Hoxha deu uma definição científica da relação entre o tradicional e o novo, estabelecendo um equilíbrio estável e dinâmico entre eles, excluindo tanto o conservadorismo e a petrificação quanto os experimentos formalistas; tanto o folclore banal quanto o espírito cosmopolita nas obras artísticas. Ele analisou esta relação não apenas em teoria ou em seus aspectos gerais, mas também em cada gênero de criatividade, em uma série de discursos, e com excepcional poder de pensamento no discurso proferido na 15ª Plenária. Neste discurso são estabelecidos critérios precisos para a seleção da criatividade artística do passado e do mundo. As editoras do país têm trabalhado com sucesso e continuam a fazê-lo até hoje, com base nestes critérios.

O pensamento estético de Enver Hoxha, seu conceito de cultura, literatura e artes tem se desenvolvido e evoluído de acordo com o curso dos processos criativos. A prática literária-artística o impulsionou a meditar, a formular novas ideias e diretrizes, a orientar o desenvolvimento destes campos no caminho certo.

Todos se lembram da situação realmente insalubre que apareceu tanto na literatura e quanto nas artes no início dos anos 70. Nessas esferas, surgiram imitações modernistas na música, especialmente no 11º Festival de Rádio e TV. Também surgiram experiências naturalistas em prosas e uma espécie de hermetismo e espírito existencialista em nossa poesia. É claro que estas foram em sua maioria tentativas esnobes, frequentemente sem talento, que, querendo se pacificar como inovadores, emprestaram formas e meios das escolas e tendências pós-modernistas, que eram mais vanguardistas e, consequentemente, menos conhecidas entre nós.

A preocupação do partido com os fenômenos negativos na literatura e na arte estavam aumentando, e discutimos isso várias vezes com o Camarada Enver. Posso dizer que os materiais da 4ª Plenária do Comitê Central do partido, realizado em 1973, foram preparadas em um período mais extenso, martelados em debates diários e discussões sobre as influências estranhas que estavam se enraizando nos campos da literatura e das artes.

As manifestações estranhas que apareceram nestes campos, a difusão de modas extravagantes entre a juventude, o encorajamento de um modo de vida liberal, dissipado e desprovido de ideais e ideologia, fizeram parte de um plano diversionista inspirado por inimigos externos e internos contra o partido e nosso país socialista. Não é acidental que, justamente nesta época, os grupos de provocadores de Beqir Balluku e de Abdyl Këllezi surgiram no exército, junto a outros elementos no campo da economia, assim também surgiram quadrilhas organizadas em um campo após o outro. A contrarrevolução também se deteve à necessidade do desvio ideológico e cultural, ao qual surgiram Fadil Paçrami e Todi Lubonja junto com alguns provocadores e ideólogos.

Assim como o conflito contra os golpistas inimigos e sabotadores no exército e na economia tinha a essência de combater fundamentalmente a ideia de que o socialismo não poderia ser construído e defendido em nosso país, com nossas próprias forças, que nós deveríamos estender nossas mãos aos estrangeiros e nos prender e depositar nossas esperanças nas potências, também no campo da criatividade artística do povo, no campo da luta política-ideológica e da cultura em geral, a questão fundamental era se devemos contar com o povo, com sua arte com nossa cultura nacional com os ideais marxista-leninistas ou devemos imitar cegamente o mundo, virar escravo do pós-modernismo e do cosmopolitismo. É claro que o partido e nosso povo não entraram no caminho da traição, mas se uniram firmemente em torno do comitê central e do camarada Enver Hoxha à frente, por isso fomos capazes de derrotar tais narrativas sabotadoras desses inimigos.

A 4ª Plenária do Comitê Central se tornou realmente essencial pela agudização da luta de classes na literatura e nas artes. Se tornou necessário convocar o plenário e todo o povo para esmagar as investidas dos inimigos que miravam em dividir a essência revolucionária das artes, sua ligação com o partido e com o proletariado, em alienar a arte criativa do povo e minar seu conteúdo socialista. Foi precisamente nesta época que a estética burguesa elevou o valor do feio, do primitivo e da degeneração do belo a um princípio. O heroísmo foi varrido como um vento polar das artes na União Soviética e de outros países, esse foi, na verdade, uma verdadeira rejeição dos majestosos e belos conceitos estéticos marxistas.

No discurso, conhecido por todos, que o camarada Enver proferiu na 4ª Plenária do Comitê Central, ele não apenas deu a solução para uma determinada situação, mas também destacou a perspectiva do desenvolvimento frutífero da literatura e da arte, da vida cultural e do trabalho educacional. Estes ensinamentos permanecem valiosos e instrutivos para hoje e para o futuro. Em essência, baseiam-se em questões tão cardeais da teoria da arte como as relações entre o nacional e o estrangeiro, entre partidarismo e liberdade de criação, entre forma e conteúdo, etc.

O discurso do camarada Enver na 4ª Plenária dissipou o nevoeiro e pôs um fim às teorias vazias sobre o novo, o inovador, sobre as contradições e o manuseio delas, sobre o moderno, e uma série de outras questões. Ele eliminou a confusão e esclareceu na teoria e na prática o conceito de partidarismo proletário e o método do realismo socialista. A prospecção de seus ensinamentos tem sido e é muito difundida ainda hoje.

Nessas notas, considero necessário me deter um pouco mais na atitude do camarada Enver Hoxha em relação aos valores culturais do passado, especialmente os da cultura mundial. Ao mesmo tempo em que combateu influências ideológicas estranhas no campo da cultura, da literatura e das artes, ele foi um ardente defensor dos valores edificantes e positivos de todo o patrimônio cultural mundial, de conhecê-los e usá-los para melhorar a formação intelectual das massas. Ele via essa questão do ponto de vista da dialética marxista, dentro do espírito leninista.

Enver Hoxha era um combatente indomável não só contra o cosmopolitismo, mas também contra a xenofobia. Isto era inerente à sua formação e seu ser. Um homem de cultura e aprendizado tão amplo como Enver não podia permitir a separação das massas às realizações mais notáveis da cultura e da ciência mundial na história.

O camarada Enver deu à juventude orientações valiosas sobre como eles deveriam se familiarizar com os mais renomados representantes da cultura e ciência nacional e mundial. Diversas vezes, ele se referiu a vários estudiosos e pensadores, escritores célebres, músicos e outros, e os recomendou à juventude a estudarem seus atos, conquistas e vidas.

Foi precisamente seu conhecimento e seu domínio de uma ampla cultura que ajudou Enver Hoxha a ser crítico das limitações ideológicas, científicas e artísticas dos representantes passados, mesmo os de maior renome, foi o que o dotou da intuição necessária para distinguir e condenar a contracultura.

Com sua ampla erudição, a insaciável paixão e sede de conhecimento que o caracterizava, muitas vezes ele mergulhava em “sua própria floresta” de livros, mergulhando nos fenômenos concretos das artes e das ciências. Por mais que algumas coisas parecessem apenas detalhes, ele jamais esqueceu de ligá-los ao nosso trabalho e às nossas tarefas.

Mantive uma lembrança significativa, uma nota que fiz após uma conversa na qual ele se referiu mais uma vez sobre a questão da importância da cultura. Em 27 de outubro de 1982 fiz esta nota:

Hoje, na reunião que tive com o camarada Enver, ele falou extensivamente sobre a necessidade de nosso povo trabalhar para adquirir o máximo de cultura possível. Ele disse: “É necessário que os membros do partido entendam que o trabalho e as diretrizes do partido devem ser explicados da forma mais completa possível, não apenas a partir dos aspectos ideológicos e políticos, mas também com dados técnicos e científicos, com as circunstâncias históricas atuais e passadas, com os desenvolvimentos no mundo que nos rodeia, etc. Isto requer cultura”.

Como acontecia com frequência nestes casos, a conversa passava para a literatura, traduções, os conhecimentos que os editores e editoras deveriam possuir.

“A literatura mundial é um tesouro que foi criado no decorrer de épocas históricas — enfatizou o camarada Enver — É por isso que parte dela não é adequada às nossas exigências e gostos. Mas em seu próprio tempo cada grande obra tem influenciado o desenvolvimento da sociedade. Assim, na França, por exemplo, após o teatro clássico, nasceu o teatro romântico, mais vívido e revolucionário. Quando Hernani de Hugo foi apresentado em Paris pela primeira vez, causou uma grande controvérsia, de fato levou a trocas de golpes entre romancistas e classicistas. Este evento é conhecido como a Luta de Hernani. Assim, ocorreu uma grande cisão. Coisas semelhantes também ocorreram no mundo musical. Houve um tempo em que a música de Bellini não era mais aceita, porque era sentimental. Mas depois veio Verdi, cujas composições ajudaram a despertar o povo italiano contra os ocupantes austríacos. Sua ópera Nabuco tinha um páthos que era diferente das melodias de Bellini. O desenvolvimento se deu desta maneira. Portanto, o passado não deve ser jogado em um só e descartado de leve dizendo ‘tudo isso não vale nada’. Não. Cada trabalho deve ser analisado cuidadosamente, tendo em mente o período em que foi criado”.

“Naturalmente — concluiu o camarada Enver — não podemos fingir que cada membro do partido deve saber todas estas coisas da história. Mas cada quadro, cada especialista deve entrar profundamente em seu próprio campo e ter conhecimento competente sobre os problemas que surgem. Para isso, eles devem trabalhar ininterruptamente”.

O camarada Enver foi um ideólogo e inspirador não só da linha geral do desenvolvimento cultural e artístico do país, mas também da criação de instituições culturais e artísticas centrais.

Eu era ministro da Educação e Cultura, quando, durante uma reunião com ele, no início de 1956, ele me encarregou de explorar as possibilidades de criar uma trupe nacional de canções e danças folclóricas. Tal coisa poderia ter parecido prematura para muitos naquela época.

De fato, não só a falta de forças artísticas, mas também a escassez de meios materiais impediu a criação da rede nacional de instituições culturais. Eram necessárias grandes despesas iniciais, de forma alguma pequenos subsídios dariam conta. As possibilidades financeiras do Estado naquela época eram limitadas. Isto é tão verdade, que quando estávamos organizando o pessoal para a formação do Grupo de Músicas e Danças Folclóricas, os camaradas do Ministério das Finanças, que eram extremamente rigorosos quanto às despesas administrativas, insistiram que alguns cantores e dançarinos deveriam se apresentar como ambos. É claro que isto parece ridículo hoje em dia, mas de qualquer forma, mostra como as dificuldades econômicas daquela época levaram a “gambiarras”!

No entanto, de acordo com a idéia do camarada Enver e por sua insistência, em 1957 o Grupo de Músicas e Danças Folclóricas foi organizada como uma instituição separada.

Seu interesse pelas instituições culturais, artísticas e por obras de arte era algo sistemático. Quando o filme Skanderbeg foi lançado, ele considerou razoável escrever um artigo sobre a exibição da obra nos cinemas com sua própria mão. Ao participar da cerimônia de criação das instituições culturais e ao escrever sobre elas com sua própria assinatura, de fato, ele aumentou a importância e o valor delas aos olhos do povo.

A ciência era uma das grandes paixões do camarada Enver. Ele tinha um profundo conhecimento do desenvolvimento histórico e de suas tendências nos tempos modernos, em muitos campos de aprendizagem. Sua erudição geral não era um brilho, mas uma arma eficaz que nunca falhou à marca. As brochuras, novos livros, em albanês e em línguas estrangeiras, seriam encontrados em quase todas as ocasiões em sua mesa, em seu escritório ou em casa. Neles ele buscava conhecimento, seu indispensável alimento mental e espiritual, escolhia e encomendava incessantemente as publicações de que precisava.

Qualquer pessoa que tenha tido ocasião de ver a biblioteca pessoal de Enver em sua casa, certamente ficou espantada. Ela contém dezenas de milhares de volumes, incluindo, além de publicações filosóficas e artísticas, muitos livros puramente científicos, biografias de pessoas ilustres, livros de história, monografias sobre movimentos e épocas históricas, várias enciclopédias, estudos sobre a evolução das ciências, especialmente de novas disciplinas, etc.

Embora ele trabalhasse com livros por muitas horas todos os dias, ele tinha a grande habilidade de nunca raciocinar de forma livresca. Pelo contrário, quanto mais ele lia e estudava, mais sua lógica de vida se fortalecia. A máxima de Marx: “os livros são meus escravos” se encaixa perfeitamente a Enver.

O camarada Enver valorizava muito o conhecimento e a ciência, assim como valorizava os pesquisadores, pesquisadoras e os cientistas. Ele sempre teve atenção para que a juventude aprendesse com nossos homens e mulheres mais ilustres, que a experiência das pessoas mais instruídas fosse transmitida aos que tinham menos experiência. Em conexão com isto, há uma conversa muito instrutiva que ele teve comigo logo após a criação da Academia de Ciências. Ele havia me convocado ao seu escritório para informá-lo sobre o trabalho que estava sendo feito para a organização em bases sólidas desta importantíssima instituição que acabara de ser criada. Mas quase sem ser notado, a conversa mudou de direção:

“Sempre que nossos grandes estudiosos são mencionados, sempre que falamos do Professor Çabej, Buda e outros quadros científicos seniores — disse ele — sinto que quero perguntar, talvez pela enésima vez, se designamos quadros da juventude para trabalhar com eles, pessoas diligentes com perspectiva, que deveriam colaborar com eles e poder se beneficiar da grande cultura que eles possuem”.

Eu o informei brevemente sobre o que tínhamos feito para anexar quadros da juventude para trabalhar com estes estudiosos, ressaltando que este trabalho ainda era insatisfatório.

“Você precisa de alguém com um gravador atrás de Aleks Buda, Çabej e alguns outros — continuou ele — As pessoas têm métodos de trabalho diferentes. Por exemplo, há alguns para quem escrever vem mais facilmente, há outros que escrevem menos, mas são pouco generosos em expressar suas opiniões, expressando o conhecimento que acumularam, de boca em boca. Jovens quadros de seu perfil devem estar ligados a Aleks Buda, para que se beneficiem dele em cada pergunta sobre a qual ele é competente e pronto para falar com eles durante uma, duas ou até mesmo três horas de um trecho”.

Em muitas ocasiões lembrei-me desta conversa comum com o camarada Enver. Lembrei-a especialmente na véspera da 5ª Plenária do Comitê Central do partido, realizado em março de 1988, que foi dedicado aos problemas da cultura. Foi precisamente esta instrução dele que me impulsionou a falar sobre a necessidade de uma luta sistemática contra o nivelamento das personalidades, contra a “equalização” dos valores criativos na crítica literária.

Enver considerava os estudiosos, os cientistas, como seus conselheiros próximos, os ajudantes do partido. Se folhearmos a imprensa ou suas obras, ou apenas os volumes de correspondência Sempre Seu, Enver, verá que seu diálogo com os pesquisadores e cientistas avançou sem interrupções. Ele acompanhou o processo da atividade científica do país e de cada personalidade individualmente. Ele sempre aconselhou os camaradas da juventude:

“A cultura se ganha de duas maneiras: através do estudo, dos livros, e através de consultas diretas com os estudiosos, com os sábios. Os dois caminhos devem ser utilizados. Esta última não deve ser subestimada, pois é uma forma muito frutífera de obter conhecimentos sintetizados”.

O camarada Enver deu grande importância ao estudo dos fenômenos de produção e cultura, e ao tratamento científico dos mesmos. Ele insistiu que os estudos e análises científicas deveriam ser feitos de tudo, da economia, do comércio, das admissões no partido e do desenvolvimento da educação. “Não há planejamento sem estudos, não há desenvolvimento sem ciência” — esta é uma afirmação que já ouvimos muitas vezes de sua boca. Isto fez com que o pensamento do partido fosse sempre claro, preciso e inspirador. Ele enfatizou continuamente que a ciência deve se manter à frente de futuros desenvolvimentos.

“A ciência mundial avançou e devemos assimilar seus resultados — disse ele em conexão com isto durante uma de nossas reuniões, em 14 de abril de 1982 — Mas para que isto seja feito, para que suas conquistas sejam aplicadas, precisamos de pessoas apaixonadas, que amem o progresso, que entendam e dominem a ciência. Isto exige que nossos quadros e especialistas usem seus cérebros e sejam criativos em seu trabalho. Mas também são necessários preparativos: para a escola, a tarefa que emerge é sua missão de trabalhar para o futuro. A aplicação não é um processo mecânico, é a criação em si mesma”.

Lembro-me desta conversa, especialmente quando é mencionado o papel da ciência no desenvolvimento da produção. O camarada Enver apresentou, como exigências do dia para nossa escola e nossa ciência, questões que iriam emergir para a economia muito mais tarde.

“Independentemente do fato de alguém ser ou não ser especialista, digamos em eletrônica — disse ele na conversa que mencionei acima — se ele estiver interessado, se estudar e seguir cuidadosamente cada resultado alcançado neste campo, ele se tornará um quadro com amplo conhecimento”.

E ele mesmo foi um exemplo de como, através de um trabalho persistente, sem ser geólogo, economista, arquiteto ou engenheiro, quando necessário, ele podia expressar opiniões competentes sobre estes campos.

“Em nosso país — eu disse naquela reunião — há campos ou ramos da ciência com os quais não estamos bem familiarizados no momento. Há outras cuja aplicação poderia ser considerada prematura. Mas creio que devemos dominar essas ciências e formar especialistas nelas, pois precisaremos delas no futuro”.

“Isso é essencial — disse o camarada Enver — Mas, ao mesmo tempo, devemos instar todos os nossos quadros a se familiarizarem com os novos desenvolvimentos da ciência, instá-los a estudar. Eles devem procurar nas bibliotecas e refletir sobre o que leem. O especialista, o engenheiro, o economista e outros devem sacrificar seu sono por estas questões, devem trabalhar com paixão, porque sem paixão nenhum progresso pode ser feito na ciência”.

Nos laços de Enver com a ciência, seu conceito da revolução técnico-científica tem especial importância como um guia para nós. Ele falou extensivamente sobre esta questão, tratando de todas as suas dimensões e não estou exagerando quando digo que ele a tratou de forma exaustiva. Suas definições da revolução técnico-científica como parte da revolução socialista, como uma transformação permanente que as massas realizam, e sua oposição aos teóricos oportunistas do tipo eurocomunista sobre o “novo papel” da revolução tecnológica, etc., são bem conhecidas.

Não me alongarei sobre este ponto, pois seus materiais sobre este assunto foram publicados. Aqui mencionarei apenas uma conversa que ocorreu na véspera da 8ª Plenária do Comitê Central do partido, que foi realizado em junho de 1980 e que, como é sabido, foi dedicado à ciência. Esta foi uma das muitas consultas conjuntas sobre a preparação dos materiais para esta plenária. Apresentarei suas palavras e ideias a partir de algumas notas que tomei naquele dia:

“Temos que entender bem — disse-me o camarada Enver — que a revolução técnico-científica significa a aplicação de uma forma revolucionária da experiência técnica, baseada solidamente no conhecimento científico. A revolução técnico-científica deve ser entendida profundamente. Ela envolve muitas questões, não apenas em amplitude, mas também em profundidade. Cada problema em si não é inesgotável, mas também não pode ser resolvido de uma só vez. A dialética nos diz que a melhoria leva à melhoria, também revela um fracasso e leva a uma experiência. Portanto, quando falamos da revolução técnico-científica, não devemos escamotear os problemas, mas devemos buscar soluções para eles”.

O camarada Enver liga tudo com o homem, com o povo. A ciência para aumentar a produção, para melhorar o bem-estar do povo, essa foi a essência de seu discurso.

“A revolução técnico-científica deve ser compreendida em sua essência ideológica — disse-me ele, chamando a atenção para como esta questão deve ser tratada no relatório no qual eu estava trabalhando — O capitalismo promove a revolução técnico-científica a fim de intensificar o trabalho, de espremer mais uma parte da classe trabalhadora e jogar o resto na rua. Em nosso país as coisas são diferentes. Mesmo que a maquinaria torne a força de trabalho de uma empresa redundante, em escala nacional, essa força de trabalho nunca será redundante”.

O camarada Enver enfatizou que a revolução técnico-científica no socialismo não implica desemprego, mas o impede; que o progresso deve incluir o equipamento e as pessoas simultaneamente. Ele considerou a revolução técnico-científica como um dos principais caminhos para a libertação das massas trabalhadoras do fardo da labuta física, para reduzir as distinções entre trabalho físico e trabalho intelectual.

“Quando falamos da produtividade do trabalho, que está diretamente ligada à revolução técnico-científica — notei suas palavras — devemos ter em mente que isto criará possibilidades para darmos ao trabalhador mais tempo para descansar. Não devemos esquecer o aspecto humano, que não é devidamente levado em conta por todos. Dizem-me que em alguns coletivos eles se excedem, sobrecarregando os trabalhadores, além de seu trabalho, com reuniões após reuniões. Mesmo aos domingos, os trabalhadores são solicitados a fazer trabalho voluntário. Isto não é permitido. O trabalho voluntário é necessário, mas não deve ser feito em excesso, não a mesma pessoa todas as semanas. Devemos aumentar a produtividade, mas isto deve ser conquistado através da mecanização, melhorando as condições e meios do trabalho”.

Na prática, as teses e argumentos fundamentais não apenas da 8ª Plenária do Comitê Central do partido, mas também de todas as outras reuniões importantes do partido, surgiram em tais conversas, na livre troca de opiniões com os camaradas.

A revolução técnico-científica é um processo que traz mudanças profundas na vida da sociedade, no desenvolvimento da economia e da cultura. Mas, como o camarada Enver assinalou, na prática acontece que não se faz distinção entre ciência pura e um pequeno avanço tecnológico. Naturalmente, precisamos das duas, tanto da ciência pura quanto de qualquer melhoramento tecnológico e técnico, por menor que seja. Mas a ciência pura não é uma coisa comum, é uma síntese de alto nível de longa experimentação, que abre amplas perspectivas de conhecimento e aplicação para hoje e para o futuro.

O conselho que Enver Hoxha deu ao nosso povo, onde quer que trabalhem, de que deveriam ter uma apreciação adequada tanto do trabalho científico puro como do trabalho da aplicação da ciência na prática, permanece plenamente válido. As experiências nas minas, na agricultura e nos laboratórios são a origem das sínteses científicas que levam a ciência adiante.

Enver Hoxha lutou com inteligência e sabedoria a unificação das massas à ciência. Ele os armou com confiança para embarcar neste caminho. A ciência é um fenômeno social, assim como a arte, a literatura etc. A ciência tem suas raízes no solo social, político, econômico e ideológico. Ela nasceu em uma determinada época histórica e seu desenvolvimento e aplicação são condicionados também, pelo caráter da ordem social, sublinhava ele.

O camarada Enver enfatizou especialmente o papel emancipador da ciência. “A ciência — declarou ele — desenvolve o pensamento, liberta-a dos grilhões do idealismo, dos preconceitos e do misticismo religioso. Ela descobre e elabora os melhores e mais racionais métodos de pensamento e ação. Ao desenvolver a ciência, ao transformar a natureza e a sociedade, o homem também muda e se desenvolve. Quanto mais rapidamente a ciência avança, mais escuridão e misticismo serão deixados para trás e mais rapidamente desaparecerão”.

Como já assinalei, o camarada Enver estava intimamente ligado à ciência e a seus novos desenvolvimentos. Entre as diferentes disciplinas, porém, as ciências albanológicas, como nos acostumamos a chamá-las de maneira convencional, eram, pode-se dizer, as mais próximas ao seu coração. Suas instruções concretas sobre as ciências históricas, linguísticas, arqueológicas e etnográficas, sobre o avanço passo a passo para lançar luz sobre o passado, procedentes do conhecido ao desconhecido, foram de muito grande valor. Ele nunca confundiu seus desejos com as possibilidades. Em mais de uma ocasião, ele demonstrou interesse em iluminar os períodos pelasgos ou etruscos com os métodos científicos. Entretanto, ele foi objetivo em seu julgamento e salientou que antes de orientar os estudos sobre a antiguidade para esta questão, devemos esclarecer plenamente os principais problemas da conexão ilírio-albanesa. Não se pode pretender explicar um desconhecido por meio de outro que está em vias de se tornar conhecido.

Esta orientação, de fato, tem servido como uma linha para os trabalhadores científicos e as instituições engajadas neste campo. Eles não foram desviados para questões laterais, para questões dos etruscos, para os problemas da cultura pelasga e pré-pelasga ou para o círculo de enigmas da civilização mediterrânea, etc.

Os volumes das obras do camarada Enver incluem uma série de estudos históricos puramente científicos, embora sejam apresentados como artigos, discursos, memórias e notas históricas e políticas. Eles constituem sínteses e modelos completos da aplicação concreta de metodologia e métodos estritamente científicos em suas análises de movimentos revolucionários, figuras históricas, relações interestatais, o papel da religião e os valores dos antigos filósofos, os diferentes períodos da história de nosso povo, etc. Entre eles podemos citar O Levante do Campesinato da Albânia Central, Liderado por Haxhi Qamili; Sobre os Homens da Renascença; Erguer-Se Acima Das Antigas Animosidades; Um Pouco de História; Centenário do Nascimento de Josef Stálin e muitos outros. É um fato que o movimento dos camponeses da Albânia Central tomou o lugar que merece na historiografia albanesa apenas devido à intervenção direta do camarada Enver Hoxha, sem cuja contribuição teria permanecido, talvez por muito tempo, se não denegrido, pelo menos obscuro e encoberto.

Os trabalhos do camarada Enver Hoxha incluem muitos materiais sobre ciência como um sistema de generalizações teóricas e conhecimento das leis de desenvolvimento da natureza e da sociedade, como um campo especial de atividade social criativa em vários ramos do conhecimento. Alguns deles têm um caráter orientativo e servem ao enriquecimento da política cultural do partido. Mas, como disse, há também muitos materiais que têm o caráter de estudos e tratados com plena competência profissional.

A paixão do camarada Enver pelas ciências albanológicas se explica não apenas com seu patriotismo, mas também com seu profundo conhecimento neste campo. Tive a oportunidade de discutir este tema com ele em inúmeras ocasiões, especialmente quando a história teve que ser defendida contra distorções dos inimigos.

“A historiografia burguesa e diferentes chauvinistas — disse-me ele — atacam nosso passado, as figuras históricas de nosso povo taxando-os como ‘ídolos antiquados’ com o objetivo de esfriar a juventude em relação a eles. Com isso, de fato, eles querem negar nossa história, arrogar-se o direito de predeterminar o nosso fim, porque, como se sabe, um povo sem história não tem futuro”.

Ele insistiu que sentimentos e paixões poderosas sobre nossa antiguidade e a biografia das gerações anteriores deveriam ser fomentados na juventude.

“Em minha opinião — disse ele em uma reunião da Secretaria do Comitê Central do partido — nas reuniões da juventude, depois de discutidos os problemas do trabalho, é bom falar sobre nossas tradições, sobre história, arqueologia e até mesmo sobre as artes populares de entalhar ou bordar”.

Nesta reunião, o camarada Enver falou com entusiasmo sobre as realizações de nossa ciência, especialmente sobre a continuidade ilírio-albanesa e a autoctonia de nosso povo.

Quando retornou a Tirana após suas visitas a Gjirokastër e Sarandë, em março de 1978, ele falou extensivamente a Hysni Kapo, Hekuran Isai, Prokop Murra e a mim sobre as impressões vívidas que ele havia conquistado e o prazer que tinha tido entre o povo. Ele falou sobre o grande otimismo do povo, sobre os resultados que aqueles dois distritos haviam alcançado em seu trabalho e expressou algumas opiniões sobre o que poderia ser feito para seu futuro progresso no campo da economia e da cultura. Em seguida, ele se debruçou sobre a visita que havia feito a Butrint.

“Eu dei aos camaradas alguns conselhos sobre como eles deveriam estudar a antiguidade — disse ele, voltando-se para mim — Um ótimo trabalho está sendo feito lá em Butrint, mas mais pode ser feito”.

Quando a reunião diária da Secretaria do Comitê Central terminou, pedi para ver as anotações completas que os camaradas haviam tomado sobre a visita a Butrint e as li cuidadosamente. Havia inúmeras instruções e diretivas:

“Vocês, cientistas e arqueólogos — o camarada Enver havia instruído os trabalhadores científicos presentes na cidade antiga — devem fazer estudos precisos. O que é ilírio é ilírio, o que é romano ou grego é romano e grego. Nossa cultura tem suas próprias características específicas e ocupa um lugar de honra entre as antigas culturas dos povos. Portanto, é necessário fazer estudos para escavar o território, polegada a polegada, para fazer comparações e tirar conclusões sobre quais dos valores pertencem à nossa cultura antiga e quais são os empréstimos e assim por diante”. Antes de deixar a antiga cidade de Butrint, o camarada Enver aconselhou os especialistas:

“Vocês devem fazer maiores esforços, devem estudar a fim de trazer à luz estes tesouros, que revelam a cultura de nosso país e que outros quiseram esconder de nós, negar-nos, danificar e roubar de nós”.

Todo o pensamento do camarada Enver sobre o campo científico está impregnado pela ideia do papel insubstituível da ciência como força motriz para levar adiante não apenas o conhecimento e a cultura, mas também a produção e a economia, de fato esta última é a primeira e a mais importante. O conhecimento que não ajuda a aumentar as bênçãos materiais e elevar o bem-estar do povo não tinha valor aos seus olhos.

Ele também viu outro aspecto da utilidade da ciência. Uma vez durante uma conversa, precisamente no encontro com os principais quadros da Academia de Ciências, que havia acabado de ser formada, eu lhe disse, principalmente para encorajar os cientistas:

“Os cientistas também são organizadores capazes”.

Ele se apoderou disso e continuou:

“Sem dúvida, com certeza, porque, o que é organização? Organização é conhecimento, cultura, conhecimento das leis gerais dos processos de trabalho e psicologia social”.

Os pensamentos do camarada Enver sobre a ciência e os cientistas foram apropriados e organizados no livro Sobre a Ciência. Mas falando figurativamente, este título poderia ser aplicado a todos os volumes de suas obras. Como ele mesmo disse, a ideologia marxista é a verdadeira ciência. Neste sentido, o valor do pensamento teórico de Enver está precisamente em seu caráter científico, em sua força sintetizadora e generalizadora.


Jornal A Verdade
Inclusão: 10/08/2022