As guerras do Ruanda por interesses imperialistas

Samir Amin

29 de abril de 2014


Primeira Edição: Pambazuka News - https://www.pambazuka.org/pt/global-south/guerras-do-ruanda-por-interesses-imperialistas

HTML: Fernando Araújo.


Ruanda, uma ditadura militar, desempenha um papel desestabilizador chave na região dos Grandes Lagos para beneficiar seus sócios imperialistas, EUA e Reino Unido, cujo interesse principal é a riqueza mineral no leste da República Democrática do Congo. As forças democráticas devem trabalho tinha que expor agendas imperialistas e enfraquecer a influência ocidental na região

Vinte anos mais tarde plena luz não foi lançada sobre o abate do avião do então presidente de Ruanda, Habyarimana. O evento foi imediatamente seguido pelo genocídio dos tutsis pelas milícias Hutu. Portanto duas hipóteses permanecem até hoje igualmente possível: 1) o avião foi atingido por extremistas hutus, tornando um pretexto do evento para iniciar a limpeza étnica aplainada e livrar-se do presidente que se opuseram a ela, 2) o avião foi atingido por tutsis a fim de provocar um massacre e obter o pretexto para o seu "exército de libertação" estacionados em Uganda para "liberate" Rwanda, mesmo que pode ter subestimado o tamanho do massacre de que eles seriam as vítimas.

O drama não foi uma guerra étnica, como geralmente relatados. Hutus e Tutsis pertencem à mesma nação, falam a mesma língua. Hutu é o nome dado para a maioria (85 por cento) dos camponeses submetidos ao poder de uma aristocracia, chamado Tutsi, que estar livre de trabalho agrícola, eram os donos de uma numerosa gado e dedicou seu tempo para administrar o país. Um sistema semelhante ao de castas hindu, sem ser tão extremo: são permitidos casamentos. Os alemães governou a colônia até 1919 por meio de um compromisso de deixar à aristocracia seus privilégios econômicos e dando à sua escolha uma explicação segundo a qual os tutsis eram uma " raça superior ". O movimento de libertação nacional foi, por esse motivo, confuso. Como em outros lugares as classes privilegiadas locais ( aqui os Tutsis ) se juntou a demanda por independência, na esperança de manter suas posições, enquanto muitos líderes hutus combinado independência com as demandas sociais com o objetivo de retirar os privilégios dos tutsis. No Burundi foi alcançado um compromisso entre esses dois pontos de vista, não em Ruanda, onde os hutus capturados totalmente o poder. Como um número resultado de líderes tutsis emigraram para Uganda e organizado no exílio um "exército" com o apoio de Uganda e os EUA.

França, Bélgica e EUA estão envolvidas na região e, portanto, compartilham a responsabilidade no drama. Em particular a França ea Bélgica, que apoiaram o regime hutu de Kigali, e, certamente, não podia ignorar que os extremistas do regime estavam planejando um genocídio. No entanto a substituição de um governo da maioria por uma restauração quase de um sistema de poder ignorá-lo não é viável. De acordo com o Acordo de Arusha eleições devem ser realizadas, cujos resultados certamente obrigar o regime a pelo menos sérias concessões à grande maioria Hutu. Não Kagame não aceitá-la ; sua ditadura militar deve continuar, apoiada por Washington. As potências ocidentais não estão interessados ​​nas riquezas duvidosos de Ruanda, mas nos imensos recursos minerais da parte oriental do Congo vizinhos, em especial minerais raros. O exército modernizado de Kagame, totalmente dedicado desde o início de seus mestres norte-americanos, é nesse sentido ferramenta útil : ele não só controlar o Ruanda, que atua no Congo com o pretexto de perseguir os remanescentes do antigo exército hutu de Ruanda, ele ainda teve a ambição arrogante de controlar Kinshasa, até Kabila abandonou seu apoio militar anterior e começou a reconquistar as províncias orientais do Congo. Houve momentos de tensão entre os EUA, a França ea Bélgica, até que aparentemente os europeus aceitaram o comando dos EUA na região. Mas que a submissão pode ser questionada. Países africanos, Uganda primeira o principal aliado de Washington na região África -Sul, Zimbabwe, Angola, estão a apoiar um ou outro parceiro, ou seja, Kagame ou Kabila .

O caso de Ruanda é realmente dramático. Não há sinais para toda a região se deslocam para fora de contínuas guerras e caos, permitindo a interferência permanente imperialista e pilhagem de seus recursos. A única solução admissível seria diluir a herança violenta de Ruanda através da construção de uma espécie de solto ' confederação ' da região dos Grandes Lagos, incorporando Ruanda, Burundi, Tanzânia, Uganda e no Congo (há minorias Hutu / tutsis em todos estes países), que perseguem um projeto soberano comum tão distante quanto possível das potências ocidentais. Uma imensa tarefa para as forças populares e democráticas na região.


Inclusão: 15/06/2021