O renascimento do Movimento dos Países Não-Alinhados e era Transnacional Internacionalista

Samir Amin

10 de junho de 2014


Primeira Edição: Entrevista com Samir Amin, por ocasião da Conferência Ministerial do Movimento de Países Não-Alinhados (Argel, de 26 a 29 de maio de 2014)

Fonte: Pambazuka News - https://www.pambazuka.org/pt/governance/o-renascimento-do-movimento-dos-pa%C3%ADses-n%C3%A3o-alinhados-e-era-transnacional

HTML: Fernando Araújo.


PERGUNTA:: Qual é a natureza dos países que enfrentam desafio hoje do Movimento dos Países Não-Alinhados, enquanto que 60 anos após a sua criação, o mundo mudou muito?

SAMIR AMIN: Vivemos em um sistema de globalização desequilibrada, desigual e injusto. Até certo todo o acesso aos recursos do planeta para seu uso, e até mesmo de resíduos, de direitos exclusivos. Outros obrigação de aceitar essa ordem e ajustar as suas exigências, até mesmo desistir de seu próprio desenvolvimento, até renunciar ao direito à alimentação básica, educação e saúde, a própria vida, por grandes segmentos de seu povo - o nosso.

Esta ordem injusta é chamado de "globalização" ou "globalização".

Devemos ainda aceitar que os beneficiários poderes deste ordem mundial injusta, principalmente os Estados Unidos e os parceiros militar da União Europeia na NATO, têm o direito de intervir pela força das armas para fazer valer os seus direitos de acesso abusivo usar - mesmo saques - a nossa riqueza. Eles fazem vários pretextos - guerra preventiva contra o terrorismo, mencionado quando lhes convém. Eles fazem isso, alegando que eles são livres nossos povos ditadores sanguinários. Mas os fatos mostram que nem o Iraque nem a Líbia, por exemplo, sua participação tem ajudado a restaurar a democracia. Estas intervenções têm simplesmente destruiu os Estados e sociedades em causa. Eles não abrir o caminho para o progresso e democracia, mas fecharam.

Nosso movimento poderia ser chamado de países do Movimento dos Não-Alinhados sobre a globalização.
Faço notar: não somos adversários de qualquer forma de globalização. Nós opositores desta forma injusta de globalização que nós somos as vítimas.

PERGUNTA:: Que resposta eles podem dar a este desafio?

SAMIR AMIN: As respostas que queremos dar a este desafio são simples de formular seus princípios.

Nós temos o direito de escolher o nosso próprio caminho de desenvolvimento. Os poderes que foram e são os beneficiários da ordem existente eles devem aceitar para se adaptarem às exigências do nosso desenvolvimento. O ajuste deve ser mútuo, e não unilateral. Este não é o fraco para se adaptarem às exigências do forte. Isto é, em contraste, forte devemos obrigá-los a ajustar-se às necessidades da fraco. O princípio da lei é projetado para fazer, para corrigir injustiças, não perpetuá-la. Nós temos o direito de implementar nossos próprios projetos de desenvolvimento soberanos. O que tenores da globalização no lugar nos recusamos.

Nossos projetos de desenvolvimento soberano deve ser projetado para permitir que nossas nações e os nossos estados de industrializar como entenderem, nas estruturas jurídicas e sociais de sua escolha, aqueles que nos permitem captar e desenvolver por nós mesmos tecnologias modernas. Eles devem ser concebidos para assegurar a soberania alimentar e permitir que todos os estratos do nosso povo a ser os beneficiários do desenvolvimento, suspender processo contínuo de empobrecimento.

A implementação de nossos projetos soberanos exigem reconquérions nossa soberania financeira. Não cabe a nós para ajustar a pilhagem financeira para o benefício dos bancos das potências econômicas dominantes. O sistema financeiro global em si deve ser forçado a ajustar-se as implicações de nossa soberania.

Cabe a nós definir todas as formas e meios de desenvolver a nossa cooperação Sul-Sul que pode facilitar o sucesso dos nossos projetos de desenvolvimento soberanos.

PERGUNTA:: O NAM, que é a maior organização internacional (117 países) depois que a ONU, pode influenciar as decisões da comunidade internacional?

SAMIR AMIN: Nosso movimento pode e deve agir dentro da ONU para restaurar seus direitos violados pela ordem de injusta a globalização. No momento, a chamada "comunidade internacional" substituiu proclamou na ONU. Mídia poderes dominantes continua repetindo: "A comunidade internacional acredita que este ou aquele, esta ou aquela decisão." Olhando mais de perto, descobrimos que a "comunidade internacional" referido é feita pelos Estados Unidos, a União Europeia e os dois ou três países escolhidos a dedo pelo ex, como Arábia Saudita e Qatar. Há mais grave insulto ao nosso povo que esta auto-proclamação? China, Argélia, Egipto, Senegal, Angola, Venezuela, Brasil, Tailândia, Rússia, Costa Rica e muitos outros não existem mais. Eles já não têm o direito de fazer ouvir as suas vozes na comunidade internacional.

Sim, têm uma grande responsabilidade em razão da ONU, onde somos um grupo grande, mas exigem a restauração dos direitos da ONU, o único quadro aceitável para a expressão da comunidade internacional.

PERGUNTA:: 60 anos após a sua criação, os blocos que existiam na época desapareceram. A NAM é ainda uma razão de ser?

SAMIR AMIN: Nós podemos agora dar uma olhada no nosso passado, o que nos dá uma grande lição do que éramos e que devemos ser novamente. O Movimento dos Países Não-Alinhados foi formado em 1960, no caminho aberto pela Conferência de Bandung, em 1955, para fazer valer os direitos dos nossos povos e as nações da Ásia e da África, embora ainda não reconhecido como digno de igual na reconstrução dos parceiros ordem mundial.

Nosso movimento não era o subproduto de conflito entre as duas grandes potências da época - EUA e URSS - ea "guerra fria", uma vez que tenta nos fazer acreditar. No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, a Ásia ea África ainda estavam em grande parte sujeitos ao colonialismo desagradável. Nosso povo estavam engajados em lutas poderosas para recuperar a nossa independência por meios pacíficos ou pela guerra de libertação, se necessário.

Depois de recuperar a nossa independência e restaurou a existência de nossos estados, nós nos encontramos em conflito com a ordem mundial que queríamos nos impor no momento. Nosso Movimento dos Países Não-Alinhados, em seguida, foi proclamado o nosso direito de escolher os caminhos do nosso desenvolvimento, implementou a lei e forçou os poderes do tempo para se adaptar às exigências do nosso desenvolvimento.

Certas potências da época aceitaram. Outros não. As potências ocidentais - os Estados Unidos e os países do que viria a ser a União Europeia, já envolvidos na NATO desde 1949 - nunca ter escondido a sua hostilidade para com os nossos próprios projetos de desenvolvimento independente. Eles lutaram nos por todos os meios à sua disposição. Outras potências, a URSS em primeiro lugar, escolheu um caminho diferente para nós. Eles aceitaram e até apoiaram as posições do Movimento dos Países Não-Alinhados. O poder militar da URSS representou um tempo, portanto, limitadas as possibilidades de agressão nostálgico para o colonialismo e apoiadores sempre ardorosos da ordem internacional injusta.

Podemos, portanto, dizer que, mesmo que o mundo de hoje não é mais a de 1960 - encontrar um óbvio banal - o Movimento dos Países Não-Alinhados já havia um 60 Movimento de Países Não-Alinhados globalização, que queríamos nos impor no momento.

PERGUNTA:: Mais alguma coisa a acrescentar?

SAMIR AMIN: Estou ansioso para a Conferência Ministerial de NAM, realizada em Argel de 26 a 29 de maio. Esta é a nossa conferência, que os nossos povos e nossos países. Eles fazem avançar as nossas posições em restaurar o igual direito de todos os Estados que contribuem para a re-construção de uma globalização justa.

Desejo-lhes sucesso.


Inclusão: 15/06/2021