Giulio Carlo Argan

Foto do autor
1909-1992
Obras disponíveis

Político e professor italiano, um dos principais críticos de arte do século XX. Argan foi nos anos setenta membro da Esquerda Independente tendo sido eleito, no pós-guerra, o primeiro Prefeito de Roma (1976 a 1979) a não pertencer à corrente Democrática Cristã.

Como Prefeito combateu a especulação, e desempenhou papel importante no diálogo com a Igreja, tendo realalizado reuniões históricas com os três papas sucessivos (Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II).

Por razões de saúde interrompe o mandato com alguns meses de antecedência. No entanto, em 1983, ele retomou à atividade política: ele foi eleito Senador da República nas listas do Partido Comunista por dois mandatos (1983 a 1992) na IX e X Legislatura.

Em 1991-92 o Partido Democrático da Esquerda atribuiu a ele a tarefa de "ministro" do património cultural e ambiental no chamado "governo sombra".

Fontes: Wikipédia e Giulio Carlo Argan Org

Obras disponíveis
1976 - Ago Discurso de Posse
1976 Porque me Fizeram Presidente da Câmara de Roma

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 28/06/2015