MIA - Secção em Português
Émile Armand
foto
1872-1963

 

Pseudônimo de Armand Juin Ernest-Lucien, influente anarquista individualista francês dedicado escritor, propagandista e ativista do amor livre. Escreveu e editou para as publicações anarquistas L’Ère nouvelle, L’Anarchie, L'EnDehors e o L'Unique. Filho de um participante da Comuna de Paris.

Nos anos de 1895 e 1896, Armand descobriu o anarquismo através de contatos com a revista Les Temps nouveaux que na ocasião era editada por Jean Grave. Mais tarde, ele escreveu artigos sob o pseudônimo de Junius na revista Le Libertaire de Sébastien Faure. Influências importantes na sua vida foram Leo Tolstoy, Benjamin Tucker, Walt Whitman e Ralph Waldo Emerson. Armand posteriormente colaborou em outras revistas anarquistas e pacifistas, como La Misere, e L'Universel e Cri Le de Révolte.

Em 1901, ele estabeleceu com Marie Kugel a revista L'Ere Nouvelle, que inicialmente aderiu ao anarquismo cristão, posteriormente abraçou o anarco-comunismo e, em 1911, finalmente aderiu ao anarquismo individualista. Ele fundou a Ligue antimilitariste em 1902.

Em 1905, começou a colaborar na revista L'Anarchie. Neste período foi preso diversas vezes devido seu ativismo como anarquista, pacifista e antimilitarista. Em 1908, ele publicou o livro Qu'est-ce qu'un anarchiste. A partir de 1922, publicou a revista L' EnDehors por 17 anos. Ele revitalizou o pensamento socialista utópico de pensadores como Robert Owen e, especialmente, Charles Fourier com quem ele também compartilhava com os pontos de vista sobre o amor livre e a liberdade de exploração pessoal.

Fonte: Wikipédia

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1911 Pequeno manual anarquista individualista
1934 Amor, amor em liberdade, camaradagem amorosa
1954 O individualismo anarquista
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 10/11/2020
Última atualização: 27/11/2020