República Democrática Alemã - Sociedade Socialista Avançada

Alexandre Babo


Educação e Juventude


capa

A RDA é um dos países onde a percentagem de mulheres que trabalham é mais elevada. 84% das mulheres entre os 16 e os 60 anos exercem uma profissão. Metade dos cidadãos que frequentam escolas profissionais e de reciclagem são mulheres. Em 1972, num congresso sindical — o primeiro na história alemã — 51% eram mulheres. O papel da mulher na vida social, económica e científica e administrativa da RDA é decisivo.

Elas atingem aqui a igualdade absoluta de direitos. Têm uma alta representação na Câmara do Povo e 18% de todos os maires são mulheres.

Em relação aos juízes (eleitos) a percentagem é de 45%. Nas comissões de conflito nas organizações fabris, 46%. 37,1% nas comissões de arbitragem de bairro. No ensino e educação, a percentagem feminina é de 53,9%. Como pedagogos a percentagem é mais elevada, 62%. Uma estatística de 1971 (portanto já antiquada) dá-nos a proporção de mulheres em relação aos trabalhadores de cada sector económico da RDA (excluindo os aprendizes).

Indústria, 42,9%; artesanato produtivo, 40,1%; construção, 13,9%; economia agrícola e silvicultura, 45,7%; transportes, correios e telecomunicações, 36,9%; comércio, 69,2%; outros ramos de produção, 53,9%; sectores não produtivos, 70,8%.

Ora, numa sociedade assim, há que encontrar soluções que permitam a intervenção da mulher no trabalho activo da sociedade e a sua função de mãe. Para a mulher ter filhos e continuar a realizar o seu trabalho, há que ter creches, jardins infantis e locais onde os filhos possam permanecer depois das aulas até ao regresso dos pais a casa. Igualmente há que resolver muitos outros problemas relacionados com o trabalho caseiro. Alguns desses problemas estão em parte solucionados com legislação especial que defende a mulher e reajusta o seu duplo trabalho — fora e dentro de casa. Pretendemos agora ver o problema central da criança desde os primeiros anos até à sua adolescência e formação.

Creches

Embora longe de estar totalmente resolvido, o já realizado, o ritmo de crescimento e o que está planificado, dá-nos a certeza de este problema estar solucionado dentro de poucos anos.

Os mais pequenos nas creches
Os mais pequenos nas creches

Uma das preocupações fundamentais do Estado Socialista, desde o início, foi a construção de creches e a sua constante melhoria, facto que se relaciona com dois sectores essenciais — a saúde e defesa das crianças e a libertação da mulher, a sua conquista da igualdade de direitos e deveres com o homem na construção da sociedade humana.

Em 1970, havia creches para 257 crianças em cada mil. Em 1973, essa percentagem aumentou para 352 e, em 1974, para 400. Quer dizer que só 40% das crianças entre 1 e 3 anos de idade podiam ser recebidas numa creche. Quando dizemos só, estamos a raciocinar em termos de RDA, visto que na grande maioria dos países consideraríamos enorme essa percentagem.

Os pais pagam muito menos pela utilização da creche do que pagariam em casa. A média é, incluindo o almoço, de 12 marcos mensais e quem tem três filhos nada paga.

Parçce-me importante lembrar que o Estado gastou, em 1971, 2 407 marcos por criança e que o salário médio, nesse mesmo ano, de um casal de operários ou empregados, era de 1 031 marcos por mês.

Jardins de Infância

Em 1970, para cada mil crianças havia 497 lugares num jardim de infância e, em 1974, essa percentagem subiu para 850 lugares. Nesta proporção, tudo leva a crer que no espaço de 2 ou 3 anos todas as crianças da RDA, entre os 3 e os 6 anos, podem começar a sua educação num jardim de infância.

A construção dos jardins de infância não é feita apenas com dinheiro do Estado, mas também com a participação pessoal de muitos trabalhadores, de várias empresas industriais e de cooperativas agrícolas. Em alguns centros industriais, onde as mulheres têm trabalho por equipa e residem em aldeias limítrofes, criaram-se aí jardins de infância onde as crianças ficam durante os cinco dias de trabalho semanal.

Em Cottbus, fui recebido num desses infantários — jardim com os habituais baloiços, escorregões, e um edifício moderno, uma vivenda com rés-do-chão e dois andares. Além das crianças, estava presente toda a equipa de trabalho. O que imediatamente sobressai é o impecável asseio e o ambiente colorido, as grandes janelas abertas sobre o jardim, de acordo com o artigo 11 sobre o ensino: «Os jardins de infância são, para os que os frequentam, estabelecimentos da alegria de viver.» Nas paredes dos corredores, desenhos, formas, borrões de cor, primeiras expressões dos mais pequenos até esboços mais evoluídos de movimento e primeiros ensaios de imaginação. Nos guarda-roupas, o calçado e os casacos bem alinhados e, no lugar de cada um, o desenho de uma flor ou de um animal. As crianças sabem qual o símbolo que pertence a cada uma delas. Lavabos, onde elas próprias fazem a sua higiene. Pequenas mesas e cadeiras, brinquedos, mobiliário em miniatura, bonecas, jogos, árvores e flores. A cozinha tem o esmero de um laboratório.

No decorrer da nossa longa conversa, sinto que nenhuma das educadoras ali está por oficio. Trabalho e amor também.

Os habitantes mais jovens num dos mais recentes bairros de habitação ao norte da capital — Berlim
Os habitantes mais jovens num dos mais recentes bairros
de habitação ao norte da capital — Berlim

Neste jardim-escola há 126 crianças, divididas em núcleos de 21. Começo por perguntar a que princípios ou regras obedece a escolha para ingresso no infantário. Explicam-me que, no distrito de Cottbus, há uma comissão para distribuição dos candidatos, composta por representantes do Departamento de Cultura Distrital, por uma inspectora da Federação das Mulheres Democráticas e por representantes das empresas industriais. O critério de preferência é o seguinte: 1 —filhos de mães solteiras ou que vivam sós; 2 — filhos de soldados profissionais; 3 — filhos de famílias numerosas e 4— filhos de famílias com receitas menos elevadas. Este critério é geral para toda a República.

Estão a construir-se jardins de infância a um ritmo acelerado, mas ainda não há unidades suficientes. Dá-se preferência aos principais ramos da economia nacional. A comissão estuda cuidadosamente, caso por caso. Pretende-se apreciar muito bem as condições de vida e de trabalho em cada família. Actualmente, há 51 jardins de infância que cobrem 81% das necessidades da cidade. Os pais pagam 35 Pfennigs pela refeição do meio dia (3S50 na nossa moeda). As famílias com mais de 4 crianças não pagam.

Informo-me se há um contacto estreito com as famílias, de modo ao trabalho ali realizado não ser prejudicado pela possível impreparação dos pais.

Uma das educadoras responde-me: — «Há uma organização, democraticamente eleita como comissão de pais, que trabalha em estreita colaboração com a direcção do jardim infantil. Ambas decidem praticamente sobre a gerência do jardim e também sobre os temas a propor nas reuniões de pais que se realizam frequentemente. Hoje por exemplo, está marcada uma dessas reuniões em que se irá falar sobre o seguinte tema: — «O que pensa e o que diz o meu filho». Através deste tema pretendo informar-me do problema da articulação e da comunicação oral».

Uma outra educadora acrescenta:

— «Todas as semanas recebo aqui os pais e tenho, desse modo, oportunidade de lhes transmitir os nossos desejos e de saber os problemas levantados em família.»

«Como pedagoga, intervém uma outra, uma das minhas missões é fazer visitas domiciliárias para estudar o ambiente da criança e ficar mais apta a adoptar medidas para melhorar a sua educação e ajudar os pais.»

Nos casos difíceis, procuram sempre, entre a direcção do jardim infantil, a comissão de pais e os representantes das autarquias locais, encontrar a solução mais satisfatória. Nos casos muito difíceis, e que são raros, pedem auxílio ao departamento de problemas juvenis.

Informo-me como se processa a preparação das educadoras. Começam este ano com 3 anos de escola profissional, depois dos 10 anos de escola politécnica. Seguem-se mais 2 anos de estágio, que já é pago.

Quanto ao funcionamento do jardim, dizem-me que todas as crianças são submetidas anualmente a um exame médico completo que inclui o de um odontologista. Para o grupo dos 6 anos, fazem-se 2 exames clínicos anuais. Quando uma criança adoece, o médico pediatra, sendo necessário, indica o colega de outras especialidades que a deve observar. As crianças com problemas de fala vão para institutos especializados. Há um jardim de infância na cidade, especial para crianças com perturbações de fala.

O jardim abre às 6 horas da manhã. As crianças são logo submetidas a um exame de higiene corporal feito pela pedagoga responsável em cada grupo. A seguir, têm exercícios de movimento e depois o pequeno almoço. Lavam a boca e os dentes. Seguem-se jogos educacionais e jogos com permanência ao ar livre. Depois, higiene corporal e almoço. Novamente higiene corporal e repouso de 2 horas. Lanche, higiene corporal, jogos e permanência ao ar livre. Saem às 6 horas da tarde.

Alegria de pai — deveres de pai
Alegria de pai — deveres de pai

«As bases do nosso processo educacional estão encaminhadas para dar às crianças uma educação estimulante da ampla personalidade socialista. Todo o programa se orienta nesse sentido. Tudo se dirige à vida social, educação artística, ginástica e cultura física, conhecimento do ambiente natural, higiene, música, educação estética e contacto com o trabalho.

Educação estética é sobretudo a representação plática do ambiente e das suas ideias. Começam a saber usar bs materiais — lápis, pincéis, tinta e aprendem os movimentos rítmicos. Assim, também são introduzidas na técnica. No quarto trimestre, começam a ter a noção do seu próprio corpo e também das suas roupas.

Este programa pretende dar à criança o conhecimento da vida social. Os mais pequenos começam por contactar com o trabalho e os trabalhadores do próprio jardim-infantil. Os mais velhos contactam com o trabalho fora do jardim. Pretendemos desse modo, que as nossas crianças, tenham não só respeito pelo trabalho em si, como pelos trabalhadores e vão a pouco e pouco tomando conhecimento do papel social relevante da classe operária e do seu partido. Este trabalho é feito em colaboração estreita com empresas industriais, cooperativas, etc. Procura-se desenvolver também entre as crianças os laços de amizade, de camaradagem e de entreajuda.

Todos os exercícios são feitos no sentido de desenvolver a concentração, a agilidade, a coragem e o prazer de se moverem, assim como a necessidade da higiene.

Nos parques, eles são atraídos pela beleza das flores, o crescimento das plantas e as mutações do clima. Aprendem o sentido da cor. Procura dar-se-lhes noções muito elementares de tempo, de quantidade e de espaço.

Outro aspecto fundamental é a organização, pelas próprias crianças, do seu pequeno mundo — regar as flores, ter os lavabos e vestiários em ordem, pôr a mesa, guardar os brinquedos — tudo o que os inicia no trabalho e no conjunto das actividades úteis.

Depois desta conversa, de que fiz uma pequena síntese, as pedagogas do jardim de infância quiseram inteirar-se da situação no nosso país, das perspectivas da nossa Revolução. Quando lhes referi o que se passa com as crianças entre nós, a carência quase total de creches e jardins de infância, as que têm fome e nenhuma assistência, as que começam a trabalhar com 9 e 10 anos de idade, as que pedem esmola e vivem em promiscuidade com toda a degradação moral e material — herança recebida de um regime desumano, egoísta e corrupto — vi lágrimas em muitos olhos. O mesmo nó que me apertava a garganta, tantas e tantas vezes, durante a minha permanência na União Soviética ou aqui na RDA, ao observar o carinho, o conforto, a alegria e saúde que rodeia todas as crianças e me lembrava dos milhares e milhares de pequenos seres esfarrapados, sujos, tristes crianças-adultos.

E, então, com um brilho resoluto no olhar, uma delas disse-me: — «A vossa revolução há-de vencer. Nós também sofremos muito, mas agora temos a consciência tranquila. Vou reunir a comissão de solidariedade e vamos fazer alguma coisa, dentro das nossas possibilidades, a favor das crianças infelizes do seu país.»

É este o clima da RDA — uma solidariedade espontânea, colectiva, com todos os povos que sofrem, que lutam pela sua liberdade e independência.


Inclusão 16/02/2015