Nicola Badaloni

Foto do autor
1924-2005
Obras disponíveis

Político italiano, filósofo e historiador da filosofia. De fortes convicções marxistas, foi estudioso de Giordano Bruno, Tommaso Campanella, Giambattista Vico, Karl Marx e Antonio Gramsci. Além de suas atividades de pesquisa e ensino na Universidade de Pisa, onde foi reitor da Faculdade de Letras e Filosofia e ocupou a cadeira de História da Filosofia, Badaloni também realizou uma impressionante atividade política nas fileiras do movimento operário, servindo por muitos anos como prefeito de Livorno (de 1954 a 1966), presidente do Instituto Gramsci e membro do Comitê Central do PCI.

Badaloni procurou incessantemente um elo na história entre o pensamento e a ação social e desenvolveu um historicismo de marca marxista que ligou autores distantes no tempo (como Giordano Bruno, Gian Battista Vico, Antonio Labriola), mas unidos pela tensão para a renovação e a transformação progressiva dos arranjos sociais em uma dada situação histórica.

Fonte: Wikipédia

Obras disponíveis
1992 As "três liberdades" e o Marxismo

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 25/12/2021