Bourdieu é um revelador

Daniel Bensaïd

18 de março de 1999


Primeira Edição: Politis n° 540, 18 mars 1999 - Entrevista concedida a Naïri Nahapétian

Fonte: https://teoriamarxista.wixsite.com/blog-mri/post/sobre-bourdieu-bensaid

Tradução: Thiago Lopes de Amorim - Revisão: de Giulia Molossi Carneiro - da versão disponível em http://danielbensaid.org/Bourdieu-est-un-revelateur?lang=fr

Transcrição: Pedro Barbosa

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Politis: Você se tornou na mídia o defensor reconhecido de Bourdieu!

Daniel Bensaïd: Mais do que um mestre a estudar, Bourdieu é um revelador. Ele é contra a Europa liberal de Maastricht e Amsterdã; ele não é contra a Europa. Ele é contra as formas comerciais de globalização; e ele reivindica um novo internacionalismo. A crítica do capital do Estado é uma parte importante de sua obra; e, ao mesmo tempo, ele toma uma posição pela defesa do serviço público e contra a desregulamentação. Posições como essas o colocam no fogo cruzado entre direita liberal e a esquerda, instaladas no poder e instaladas no gerenciamento. Sinto-me, portanto, muito à vontade quando me pedem para defender Bourdieu, mesmo que eu não seja o que chamam de discípulo.

Politis: Como, desde 1995, a figura de Bourdieu se impôs de forma tão proeminente no movimento social?

Daniel Bensaïd: Paradoxalmente, isso pode ser uma reversão dos efeitos da mídia. A mídia sempre teve clichês sobre o "silêncio dos intelectuais", que é apenas parcialmente, senão realmente verdadeiro. Com isso, procurava explicar o desaparecimento de grandes figuras emblemáticas dos intelectuais. Mas há, antes, uma mutação do status do intelectual, cuja função foi consideravelmente ampliada e difundida. O trabalho intelectual é mais molecular, menos representado por figuras tutelares como Sartre e Camus. Há provavelmente, na mídia, uma nostalgia por esses grandes porta-vozes. Mas acima de tudo, esse novo alívio do intelectual crítico está ligado a um momento de crise dos corpos políticos. A autoridade moral dos partidos de esquerda foi muito enfraquecida depois do Mitterrandismo. Acrescente a isso uma nova relação do intelectual com o renascimento do movimento social, que se cristalizou em torno de um evento: o movimento social de 1995. A clivagem da intelligentsia apareceu então da maneira mais visível possível em duas petições, a de Esprit, social mais liberal, e a petição de apoio aos grevistas, onde Bourdieu era certamente o intelectual mais “titulado”.

Politis: Qual é a articulação entre seu trabalho e seu compromisso político?

Daniel Bensaïd: Há, em Bourdieu, uma verdadeira sociologia crítica da dominação. A descrição da relação dominante/dominado nas relações sexuais, culturais, nas relações com o Estado, fundamenta uma análise crítica das formas de dominação. Mas é simplesmente uma justaposição das diferentes formas de opressão ou elas são articuladas em relações de dominação de classe que podem unificá-las? A análise da multiplicidade de capital também é muito relevante. Há capital cultural, capital simbólico, capital do Estado. Mas quais são as ligações entre diferentes formas de capital? Em geral, há uma contribuição genuína, que tendemos hoje a minimizar, da sociologia de Bourdieu e do dispositivo conceitual que ele forjou. Bourdieu influenciou e formou muitas pessoas. Em um período de desgraça das teorias inspiradas em Marx, a sociologia de Bourdieu tornou-se um ponto de referência, um ponto de vista crítico, que inspirou muitos estudantes das ciências sociais.

Bourdieu é criticado por uma análise da dominação autodeterminada e determinista. Uma vez inscrito o habitus, os dominados seriam condenados a sofrer a reprodução da dominação. Muitos discípulos ou companheiros se afastaram dele por causa da incapacidade de compreender as formas de resistência que permitem escapar do círculo vicioso da dominação. Lá, Bourdieu encontra uma dificuldade que também existe em Marx. Como encontrar os recursos da emancipação durante a exploração, o fetichismo da mercadoria, a mutilação mental e física cotidiana da relação de trabalho? É um grande enigma!


Inclusão: 26/03/2021