Lohana Berkins

Foto do autor
1965-2016
Obras disponíveis

Ativista argentina, militante do Partido Comunista da Argentina, travesti, defensora e promotora da identidade transgênero.

Em 1994, fundou a Associação de Luta pela Identidade Travesti e Transexual (ALITT), que presidiu até sua morte. Ela foi a força motriz da Lei sobre o respeito à identidade adotada por travestis e transexuais e aprovada pela Legislatura de Buenos Aires em 2009.

Em 2002, matriculou-se na Escola Normal nº 3 para se tornar professora. Diante da impossibilidade de fazê-lo com seu nome, apresentou uma reclamação ao Ombudsman da Cidade de Buenos Aires, que ordenou às autoridades escolares que respeitassem sua identidade de gênero, demanda fundamental para a visibilidade dos travestis e transexuais.

Foi conselheira legislativa do Partido Comunista da Argentina na cidade de Buenos Aires, tornando-se assim a primeira pessoa travesti com um cargo público. Em 2008, ela liderou a criação da Cooperativa Têxtil Nadia Echazú, a primeira Escola Cooperativa para travestis e transexuais.

Em 2010, foi criada a Frente Nacional para a Lei de Identidade de Gênero. Foi uma aliança de mais de quinze organizações que promoveram a sanção em nível nacional de uma lei garantindo a adaptação de todos os documentos pessoais à identidade de gênero percebida e ao nome escolhido por cada pessoa e o acesso a tratamentos médicos para aqueles que solicitam intervenções em seu corpo. O projeto foi finalmente apresentado (como um projeto unificado, acordado entre as diferentes organizações sociais) e aceito.

A Lei de Identidade de Gênero foi aprovada pelo Parlamento Argentino em 9 de maio de 2012 e promulgada pela Presidenta Cristina Fernández de Kirchner alguns dias depois, tornando-se a mais avançada do mundo nesta matéria até agora. Foi a primeira lei a reconhecer a identidade de gênero das pessoas em termos de autopercepção e garantir o pleno acesso à saúde, despatologizando as identidades trans.

Em 2013, Lohana foi nomeada chefe do Escritório de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, que opera sob os auspícios do Observatório de Gênero no Departamento de Justiça da Cidade de Buenos Aires.

Fonte: Wikipédia

Obras disponíveis
2000 - out Travestida para transgredir - entrevista de Clarisa Palapot
2000 - dez O direito absoluto sobre os nossos corpos
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Entrevista em vídeo

vídeo entrevista

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 21/02/2022