Procedimento de Recepção da “La Société des Saisons”(1)

Louis Auguste Blanqui

1830


Fonte: Auguste Blanqui, Textes Choisis, avec preface at notes par V.P. Volguine, Editions Sociales, Paris 1971; disponível em https://www.marxists.org/reference/archive/blanqui/1830/seasons.htm
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.


O membro recém-eleito é trazido de olhos fechados.

O presidente ao apresentador: Qual o nome do novo irmão que você nos trouxe...

Para o membro recém-eleito: Cidadão (...) Qual sua idade? Sua profissão? Seu local de nascimento? Como você ganha seu sustento?

Você pensou por completo através do passo que você está dando, o compromisso no qual você está assumindo consigo mesmo? Você sabe que os traidores caíram mortos?

Jure, cidadão, revelar a ninguém o que irá acontecer nesse lugar.

O presidente coloca as seguintes questões:

1 – O que você pensa sobre a realeza e os reis?

Que eles são perigosos para a humanidade como o tigre é para os outros animais.

2 – O que são os aristocratas no momento?

A aristocracia pelo nascimento foi abolida em Julho de 1830. Ela foi substituída pela Aristocracia do dinheiro, a qual cada mordida é tão insaciável quanto a anterior.

3 – Deveríamos nós ficarmos satisfeitos com a derrubada da realeza?

Todos os aristocratas devem ser derrubados, todos os privilégios devem ser abolidos.

4 – O que nós devemos colocar no lugar?

O governo do povo para o povo, o que significa, a república.

5 – Aqueles que tem direitos sem cumprir obrigações, como no caso dos aristocratas, são eles parte do povo?

Eles não devem ser parte do povo; eles são para o social o que o câncer é para o corpo humano: a primeira condição para o retorno da sociedade a um corpo social justo é o extermínio da aristocracia.

6 – O povo pode imediatamente governar a ele mesmo imediatamente após a revolução?

O Estado social está sendo gangrenado, remédios heróicos são necessários para alcançar um Estado saudável; por um certo período de tempo o povo vai necessitar de um poder revolucionário.

7 – Resumidamente, quais são os seus princípios?

A realeza e toda a aristocracia devem ser exterminados; para ser substituído pela república, a qual é a afirmação do governo da igualdade; mas, em orientação para alcançar esse governo, empregar o poder revolucionário, que permita o povo exercer seus direitos.

Cidadãos, os princípios que vocês tem justamente expressado são os únicos corretos, os únicos que podem permitir a humanidade marchar através dos objetivos que estão traçados para ela. Mas sua realização não é fácil. Nossos inimigos são numerosos e poderosos; eles tem a sua disposição todas as forças da sociedade: nós republicanos temos apenas nossa coragem e convicção. Você ainda tem tempo, imagine todos os perigos para os quais você irá expor-se entrando em nossas fileiras: o sacrifício da fortuna, a perda da liberdade, possivelmente a morte. Você está determinado a desafiar estes perigos?

Sua responsabilidade é a demonstração de sua energia. Levante-se, cidadão, e tome o seguinte juramento:

“Em nome da república, eu juro ódio eterno a todos os reis, todos os aristocratas, a todos os opressores da humanidade. Eu juro absoluta devoção para o povo, fraternidade a todos os homens, para além dos aristocratas. Eu juro punir traidores; eu prometo dar minha vida, para ser enforcado caso esse sacrifício seja necessário para trazer o reino da soberania popular e da igualdade.”

O presidente coloca um punhal na mão dele.

“Posso ser punido com a morte de traidores, posso ser esfaqueado com esse punhal se eu violar esse juramento. Eu concordo ser tratado como traidor se eu revelar ao menos uma coisa a quem quer que seja, até a meu parente mais próximo, se ele não for membro da associação.”

O presidente:

Cidadão, fique sentado; a Sociedade recebe seu juramento; você é agora parte da associação; trabalhe com os outros para libertar o povo.

Cidadão, seu nome não será falando entre nós; aqui está seu número de registro na oficina. Você deve adquirir armas, munição. O Comitê que lidera a sociedade irá permanecer desconhecido até o momento que pegarmos em armas. Cidadão, uma de suas obrigações é divulgar os princípios da associação. Se você conhecer quaisquer cidadãos devotados e discretos, você deve apresentá-lo para nós.

O membro recém-eleito é devolvido para a luz.


Notas de rodapé:

(1) A tradução para português literal poderia soar imprecisa, por isso foi preservado o nome original em francês. “La Société des Saisons” foi uma organização republicana secreta, com fins revolucionários que visava derrubar a monarquia de Julho. Fundada por A. Blanqui, A. Barbès e M. Bernard,  a organização existiu entre 1837 e 1839. Seus membros eram em sua maioria operários e artesãos, atingindo mais de 1.000 participantes em 1830. Após a revolta de 12 e 13 de Maio de 1839 a sociedade acabou. [Nota do Tradutor] (retornar ao texto)

Inclusão