Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte I
1918-1932 (Augsburgo, Munique, Berlim)
4. Três elogios para Shaw


1 - SHAW COMO UM TERRORISTA

A experiência e a doutrina de Shaw é que, se alguém quiser se expressar livremente em qualquer assunto que se tenha antes de tudo para superar um certo medo inato: de ser pretensioso.

Desde muito cedo, ele se protegeu contra a possibilidade de alguém no tempo de sua vida queimando incenso para ele (e ele fez isso sem medo de se tornar famoso. Estava claro para ele que o equipamento de trabalho de qualquer homem decente teve que incluir aquele aparelho vital, sua própria trombeta. Ele orgulhosamente recusou-se a enterrar sua libra esterlina.)

Shaw aplicou grande parte de seu talento a intimidar as pessoas em um ponto em que seria uma impertinência para eles se prostrarem diante dele.

Será observado que Shaw é um terrorista. O tipo de terror de Shaw é extraordinário, e ele usa uma arma extraordinária, a do humor. Esse homem extraordinário parece ser da opinião de que nada no mundo precisa ser temido tanto quanto a calma e a corrupção possível do homem comum, mas isso deve ser temido sem questionar. Essa teoria é para ele a fonte de uma grande superioridade natural e, aplicando-a sistematicamente, ele garantiu que ninguém que se deparasse com ele, impresso, no palco ou em carne e osso , pudesse conceber, por um momento, empreender uma ação ou falando uma frase sem ter medo daquele olho incorruptível. Dentro até mesmo da geração mais jovem, cujas qualificações estão amplamente em agressividade, limitem suas agressões a um mínimo estrito quando perceberem que qualquer ataque a um dos hábitos de Shaw, até mesmo seu hábito de usar roupas interior, é provável que termine na queda desastrosa de seus próprios maus-tratos considerados. Se ao mesmo tempo se percebe que é ele quem rompe com o costume impensado de falar em um sussurro, em vez de alto e animar plenamente, em qualquer coisa semelhante a um local de culto, e que é ele quem provou que a atitude correta para qualquer fenômeno realmente importante é uma risada casual (desdenhosa), porque é o único que permite concentração completa e atenção real; então será entendido como grau superior de liberdade pessoal que ele alcançou.

O terrorismo de Shaw consiste nisso: que ele reivindica o direito de todo homem agir em todas as circunstâncias com decência, lógica e humor, e vê isso como seu dever de fazê-lo, mesmo quando cria oposição. Ele sabe quanto é preciso coragem para rir do que é divertido e da seriedade de escolha. E como todas as pessoas que têm um propósito definido, ele sabe que não há nada mais desperdiçador e distraído do que um tipo particular de seriedade que é popular na literatura, mas em nenhum outro lugar. (Como uma peça de teatro Wright, ele tem uma visão ingênua da escrita para o teatro quando jovem escritores, e ele não mostra o menor traço de querer se comportar como se ignorou o fato; ele faz uso gratuito dessa ingenuidade. Ele dá o teatro como muito divertido como pode suportar. Estritamente falando, o que faz as pessoas irem para o teatro nada mais é do que coisas que funcionam como um vasto incubador para o negócio bastante real que realmente interessa ao dramaturgo avançado e constitui o verdadeiro valor de suas peças. A lógica disso é que seus problemas devem ser tão bons quanto aqueles que ele pode enterrá-los sob as transgressões mais devassas, e são as transgressões que as pessoas desejam.)

2. SHAW DEFEN DEFENDE SEU HUMOR CONTRA O MAU PRESSÁGIO

Parece-me lembrar há pouco tempo que o próprio Shaw formulou seus pontos de vista sobre o futuro do drama. Ele disse que no futuro as pessoas não mais irão ao teatro para entender alguma coisa. O que para ele provavelmente significava que, por mais estranho que pareça, a mera reprodução da realidade não dá uma impressão de verdade. Nesse caso, a geração mais jovem não vai contradizê-lo; mas devo salientar que a razão pela qual o próprio Shaw em suas obras dramáticas superam as de seus contemporâneos é que elas apelam com razão ao motivo. Seu mundo é aquele que surge de opiniões.

As opiniões de seus personagens constituem seus destinos. Shaw cria uma peça de invenção de uma série de complicações que dão aos personagens a chance de desenvolver suas opiniões o mais plenamente possível e opô-las às nossas.

(Tais complicações não podem ser muito obscenas e muito conhecidas por Shaw; ele não tem pretensões sobre isso. Um usurário perfeitamente comum vale a pena o peso em ouro para ele; uma garota patriótica entra na história; e tudo o que ele se importa é que a história da garota deva ser tão familiar e o final difícil do usurário quanto natural e desejável possível, para que ele possa nos despir ainda mais das nossas opiniões antiquadas sobre tais personagens e, mesmo mais, sobre suas opiniões.)

Provavelmente, todos os recursos de todos os personagens de Shaw podem ser atribuídos para sua satisfação em deslocar nossas associações de ações. Ele sabe que temos uma maneira horrível de tirar todas as características de um tipo e caroço em particular sob uma única cabeça. Imaginamos um usurário como covarde, furtivo e brutal. Nem por um momento pensamos em permitir que ele seja de alguma forma corajoso. Ou melancólico, ou de coração terno. Shaw faz.

Quanto ao herói, os sucessores menos talentosos de Shaw desenvolveram sua atualização considerando que os heróis não são modelos de boa conduta e que o heroísmo resistentes a uma panela quente impenetrável, mas extremamente animada, das qualidades contraditórias; eles chegaram à lamentável conclusão de que não existe heroísmo ou heróis. Provavelmente, na opinião de Shaw isso não é importante. Ele parece encontrar menos sentido em viver entre heróis do que entre homens comuns.

A abordagem de Shaw para compor suas obras é completamente exagerada. Ele não hesita em escrever sob a supervisão incessante do público.

Para dar um peso extra a seus julgamentos, ele ajuda a supervisionar. Mais fácil; ele continua enfatizando suas próprias peculiaridades, seu gosto individual e até suas fraquezas (menores). Por isso, ele deve ser agradecido. Mesmo quando opiniões vão muito contra os da geração mais jovem de hoje eles vão escutá-lo com prazer; ele é (e o que mais se pode dizer de alguém?) um bom homem. Além disso, é um tempo que parece preservar melhor as opiniões do que humor e sentimentos. De tudo o que foi estabelecido no presente período parece que as opiniões durarão mais tempo.

3. UMA INFECÇÃO DE CAPTURA: DIVERTIMENTO

É significativamente difícil descobrir algo sobre o que outros escritores pensam. Mas considero que, por exemplo, literatura todos eles compartilham mais ou menos a mesma opinião, a saber, que escrever é um melancolico negócio. Como de costume Shaw, cujas opiniões sobre qualquer coisa sob o sol estão longe de ser desconhecidos, difere de seus colegas aqui. (Não é culpa dele, mas, no máximo, um constrangimento para ele, um espinho ao seu lado, se sua vasta diferença de opinião com todos os outros escritores europeus, cobrindo quase todos os do mundo, não é lançada em alívio suficientemente claro porque a outros se abstêm de expressar seus pontos de vista, mesmo quando os têm.)

Shaw pelo menos concordaria comigo nesse ponto: que ele gosta de escrever.

Não há espaço para a auréola de um mártir, mesmo fora de sua cabeça. Suas atividades literárias em nenhum sentido o afastaram da vida. Pelo contrário. eu não estou certo se é o caminho correto para medir seus dons, mas só posso dizer que o efeito dessa alegria inimitável e bom humor infeccioso é bastante excepcional. Shaw realmente é capaz de dar a impressão de que sua mente e o bem-estar físico aumentam a cada frase que ele escreve. Lendo suas obras podem não induzir intoxicação baquica, mas não há dúvida de que é extraordinariamente saudável. E seus únicos inimigos (se eles precisam ser mencionados de todo) precisariam ser o tipo de pessoa que não se importa tanto sobre saúde.

Quanto às próprias idéias de Shaw, no momento não consigo lembrar uma única isso poderia ser chamado de típico dele, embora eu saiba, é claro, que ele tem muitas; mas eu poderia citar muitas coisas que ele descobriu serem típicas de outras pessoas. Ele próprio pode muito bem pensar que sua maneira de ver as coisas é necessária mais importante do que suas opiniões reais. Isso diz muito para um homem do tipo dele.

Tenho a impressão de que muita coisa gira para ele em torno de uma teoria específica de evolução que, a seu ver, difere ampla e decisivamente de outra teoria evolucionária de uma marca claramente inferior. De qualquer forma, sua fé no homem de capacidade infinita de melhoria do tipo desempenha um papel preponderante trabalho. Será entendido como equivalente a dar três aplausos sinceros para Shaw, se eu simplesmente admitir isso, embora eu não esteja familiarizado com nenhuma dessas duas teorias, eu cego e incondicionalmente gosto das de Shaw. Pois parece para mim que um homem tão perspicaz e destemidamente eloqüente é totalmente confiável. Assim como sempre e em todas as circunstâncias, parece-me que a força de uma afirmação é mais importante que sua aplicabilidade, e um homem de estatura do que a tendência de suas atividades.

['Ovação para Shaw.' De Berliner Borsen-Courier, 25 de julho de 1926]


Nota:

Saint Joan de Shaw, com Elisabeth Bergner e Rudolf Forster, foi produzido por Max Reinhardt no Deutsches Theater, Berlim, em q outubro 1924, quinze dias antes da produção de Erich Engel do Dickicht de Brecht na mesma teatro. Brecht estava na equipe do teatro e assistiu ao ensaio de Reinhardt. Segundo a Srta. Bergner Shaw, ele próprio nunca viu a produção, nem é provavelmente Brecht o conheceu.

Elisabeth Hauptmann diz que o presente ensaio foi uma homenagem ao trabalho de Shaw pelo aniversário de setenta anos escrito para a Neue Freie Presse de Viena. Brecht estava perto de Viena na época.

Inclusão: 06/05/2020