Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte I
1918-1932 (Augsburgo, Munique, Berlim)
6. Um discurso de rádio


Veja: nossas peças abraçam parte das coisas novas que vieram ao mundo muito antes da guerra mundial. Isso significa que ao mesmo tempo elas não abraçam grande parte das coisas antigas às quais estamos acostumados. Por quê? Agora eles não abraçam essas coisas antigas que antes eram reconhecidas e apropriadas? Eu acho que posso lhe dizer exatamente. Eles não abraçam mais essas coisas velhas porque as pessoas para quem essas coisas eram importantes estão hoje no declínio. Mas sempre que um amplo estrato da humanidade está declinando declarações vitais ficam cada vez mais fracas, sua imaginação fica debilitada, seus apetites diminuem, toda a sua história não tem mais nada a oferecer, nem mesmo para si. O que um estrato em declínio como esse já não pode levar a quaisquer conclusões sobre as ações dos homens. No caso das artes, isso significa que essas pessoas não podem mais criar ou absorver arte de qualquer tipo.

Esse estrato da humanidade teve seu grande período. Criou monumentos que permaneceram, mas mesmo esses monumentos restantes não possam mais despertar entusiasmo. Os grandes edifícios da cidade de Nova Iorque e as grandes descobertas de eletricidade não são suficientes para inchar o homem da sensação de triunfo do tipo. O que mais importa é que um novo tipo humano deve agora estar evoluindo, neste exato momento, e que todo o interesse do mundo deve se concentrar em seu desenvolvimento. As armas que devem ter à mão e as armas que ainda estão sendo fabricadas são viradas para ele ou contra ele. As casas que existem e estão sendo construídas são construídas para oprimi-lo ou para protegê-lo. Todas as obras ao vivo criadas ou aplicadas em nosso tempo definido desencoraja-o ou coloca coragem nele. E qualquer trabalho que não tenha nada a fazer com ele não está vivo e não tem nada a ver com nada. Esta novo tipo humano não será como o tipo antigo imagina. É minha convicção que ele vai não se deixar mudar por máquinas, mas ele próprio mudará a máquina; e o que ele quiser, acima de tudo, humano.

Gostaria agora de falar brevemente da comédia Mann ist Mann [Um homem é um homem] e deixar claro por que essa introdução sobre o novo tipo humano era necessária. É claro que nem todos esses problemas surgirão e serão elucidados nesta peça particular. Eles serão elucidados em algum lugar bem diferente. Mas isso me ocorreu que todo tipo de coisa em Um homem é um Homem provavelmente parecerá estranho a ti a princípio - especialmente o que a figura central, o empacotador Galy Gay, faz ou não faz - e se assim for, é melhor que você não pense que é ouvir um velho conhecido falando sobre você ou sobre si mesmo, mas um novo tipo de tipo, possivelmente um ancestral exatamente daquele novo tipo humano de que falei.

Pode ser interessante para ti olhares diretamente para ele a partir deste ponto de vista, de modo a mostrar sua atitude com as coisas da maneira mais precisa possível. Vós vereis que, entre outras coisas, ele é um grande mentiroso e uma incorrigível névoa ótica; ele pode se encaixar com qualquer coisa, quase sem dificuldade. Ele parece ser acostumado a suportar muita coisa. É de fato muito raramente que ele pode permita-se uma opinião própria. Por exemplo, quando (como tu ouvirás) a ele é oferecido um elefante totalmente espúrio que ele pode revender, ele levará com cuidado para não expressar qualquer opinião a partir do momento em que ouvir um possível comprador. Imagino também que você está acostumado a tratar um homem como um fracote. Não posso dizer não, mas esse Galy Gay não é de modo algum um fracote; pelo contrário ele é o mais forte de todos. Ou seja, ele se torna o mais forte quando ele deixou de ser uma pessoa privada; ele só se torna forte na massa.

E se a peça terminar com ele conquistando uma fortaleza inteira, isso é,apenas porque ao fazê-lo, ele aparentemente está realizando o desejo não qualificado de uma grande massa de pessoas que querem atravessar a passagem estreita que guarda a fortaleza. Sem dúvida, você continuará dizendo que é uma pena que um homem deve ser enganado assim e simplesmente forçado a render seu precioso Eu, tudo o que ele possui (por assim dizer); mas não é um negócio alegre. Por este Galy Gay não faz mal; Ele ganha. E um homem que adota essa atitude é obrigado a vencer. Mas possivelmente você chegará a uma conclusão bem diferente.

Para o qual eu sou a última pessoa a se opor.

['Vorrcde zu Mann ist Mann.' De Die Szme, Berlim, abril de 1927]


Nota:

Esta palestra na rádio de Berlim introduziu uma transmissão de Mann ist Mann [Um homem é um Homem] em 27 de março de 1927.

Inclusão: 06/05/2020