Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte I
1918-1932 (Augsburgo, Munique, Berlim)

13. O Teatro Moderno é o Teatro Épico(1)
(Notas da ópera Aufstieg und Fall der Stadt Mahagonny [A ascensão e queda da cidade de Mahagonny])


ÓPERA – SIM MAS COM INOVAÇÕES!

Há algum tempo, houve uma mudança para renovar a ópera. A Ópera terá sua forma modernizada e atualizado seu conteúdo, mas sem seu caráter culinário sendo alterado. Uma vez que é precisamente por sua causa que o público adora ópera, um influxo de novos tipos de ouvintes com novos apetites devem ser considerados; e assim é. A intenção é democratizar, mas não alterar o caráter da democracia, que consiste em dar ao povo novos direitos, mas sem chance de desfrutá-los. Em última instância, na verdade, é o mesmo que pedir ao garçom a quem ele serve, desde que ele sirva comida. Assim, as vanguardas estão exigindo ou apoiando inovações que supostamente vão levar a uma renovação da ópera; mas ninguém exige uma discussão fundamental da ópera (isto é, de sua função) e provavelmente uma discussão não encontraria muito apoio.

A modéstia das demandas da vanguarda tem motivos econômicos de cuja existência eles próprios são apenas parcialmente conscientes. Grandes aparatos como a ópera, o palco, a imprensa etc. impõem seus pontos de vista como incógnitos.

Há muito tempo, eles fazem trabalhos manuais (música, escrita, crítica, etc.) de intelectuais que compartilham seus lucros - isto é, de homens que economicamente comprometidos com o sistema vigente, mas socialmente encarnam o proletário - e processado para produzir forragem para seu entretenimento à máquina do público, julgando-a por seus próprios padrões e guiando-a em seus próprios canais; enquanto isso, os próprios intelectuais continuaram supondo que toda a companhia se preocupa apenas com a apresentação de seu trabalho, é um processo secundário que não tem influência sobre seu trabalho, mas simplesmente ganha influência por isso. Esse pensamento confuso que ultrapassa os limites dos escritores e críticos, assim que considerarem sua própria situação tem tremendas conseqüências às quais é prestada pouca atenção. Por imaginarem que eles se apossaram de um aparelho que de fato os tem segurados eles estão apoiando um aparelho que está fora de seu controle, que não é mais (como eles acreditam) um meio de aumentar a produção, mas tornou-se um obstáculo à produção, e especificamente à sua própria produção logo que segue um curso novo e original que o aparelho acha estranha enfermaria ou opor-se aos seus próprios Sua produção então se torna uma questão de entrega das mercadorias. Evoluem valores baseados no preço das forragens. E isso leva a um hábito geral de julgar obras de arte por sua adequação do aparelho sem nunca julgá-lo por sua adequação para a capacidade para o trabalho. As pessoas dizem que isso ou aquilo é um bom trabalho; e eles querem dizer (embora não digam) bom para o aparelho. No entanto, este aparelho está condicionado pela sociedade do dia e só aceita o que pode mantê-lo nessa sociedade. Temos a liberdade de discutir qualquer inovação que não ameace sua função social - a de proporcionar diversão à noite. Nós não somos livres para discutir aqueles que ameaçam mudar sua função, possivelmente fundindo-o com o sistema educacional ou com os órgãos de comunicação de massa. A sociedade absorve através do aparelho o que for necessário para se reproduzir. Isso significa que uma inovação será aprovada se for calculada a rejuvenescer a sociedade existente, mas não se isso vai mudar – independentemente se a forma da sociedade em questão é boa ou ruim.

Os vanguardistas não pensam em mudar o aparelho, porque eles fantasiam o que têm à sua disposição um aparelho que servirá tudo o que eles inventam livremente, transformando-se espontaneamente para combinar suas idéias. Mas eles não são de fato inventores livres; o aparelho continua a cumprir sua função com ou sem eles; os teatros tocam todas as noites; os diários de notícias saem tantas vezes por dia; e eles absorvem o que precisam; e tudo o que eles precisam é de uma certa quantidade de material. ( 2 )(2)

Se pode pensar que, para mostrar essa situação (o artista criativo tem total dependência do aparato) seria condená-lo. Esconder é uma desgraça.

No entanto, restringir a liberdade de invenção do indivíduo é em si um ato progressivo. O indivíduo torna-se cada vez mais atraído por enormes eventos que vão mudar o mundo. Ele não pode mais simplesmente "expressar ele mesmo”. Ele é educado e colocado em uma posição em que pode cumprir tarefas mais gerais. O problema, no entanto, é que, atualmente, os aparelhos não trabalham para o bem geral; os meios de produção não pertencem ao produtor; e, como resultado, seu trabalho equivale a tanta mercadoria, e é regido pelas leis normais do comércio mercantil. Arte é mercadoria, apenas para ser fabricado pelos meios de produção (aparelhos). Uma ópera só pode ser escrita para a ópera. (Não se pode pensar em uma ópera como essa dos fantásticos animais marinhos de Bocklin, então esperamos exibi-lo publicamente após ter tomado o poder - e muito menos tentar levá-lo ao nosso velho e querido zoológico. . . .)

OPERA

Mesmo se alguém quisesse iniciar uma discussão da ópera como tal (isto é, de sua função), uma ópera teria que ser escrita.

Nossa ópera existente é uma ópera culinária. Foi um meio de prazer por muito tempo antes de se transformar em mercadoria. Promove o prazer mesmo onde está ou exige ou promove um certo grau de diversão para a diversão em questão é uma educação do gosto. Para todo objeto, adota uma abordagem hedonista. Ele 'experimenta' e é classificado como uma 'experiência'. Por que Malragonny é uma ópera? Porque sua atitude básica é a de uma ópera: isto é, culinária. O Mahagomry adota uma abordagem hedonista? Adota. Mahagomry é uma experiência? É uma experiência. Pois. . . Malragonny é uma peça divertida.

A ópera Mahagonny presta homenagem consciente à insensatez do forma operística. A irracionalidade da ópera reside no fato de que ela é racionalmente empregada, a realidade sólida é apontada, mas ao mesmo tempo é tudo lavado pela música. Um homem que está morrendo é real. Se em tal cena: e mesmo tempo, ele canta somos levados para a esfera do irracional. (Se o público cantou ao vê-lo, o caso seria diferente.) Quanto mais irreal e pouco claro a música pode tornar realidade - embora exista, naturalmente, um terceiro complexo e em si um elemento bastante real que pode ter efeitos bastante reais, mas é totalmente distante da realidade de que trata - o mais prazeroso todo o processo se torna: o prazer cresce proporcionalmente ao grau de irrealidade.

O termo "ópera" - longe de nós profaná-lo - lidera, na obra de Mahagonny caso, para todo o resto. A intenção era que uma certa irrealidade, irracionalidade e falta de seriedade deve ser introduzida no momento certo, e assim greve com duplo significado.(3)

A irracionalidade que aparece dessa maneira só se ajusta à ocasião em que aparece.

É uma abordagem puramente hedonista.

Quanto ao conteúdo desta ópera, seu conteúdo é prazer. Diversão, em outras palavras, não apenas como forma, mas como objeto. Pelo menos, o prazer deve ser o objeto da investigação, mesmo que a investigação se destine a ser um objeto de prazer. O prazer aqui aparece em seu atual papel histórico: como mercadoria.

É inegável que, atualmente, esse conteúdo deve ter um efeito de provocação. Na décima terceira seção, por exemplo, onde o glutão se enche atémorrer; porque a fome é a regra. Nós nem sequer sugerimos que outros estavam passando fome enquanto ele enchia, mas o efeito era provocativo

mesmo. Não é todo mundo que está em posição de se encher completamente que morra disso, muitos estão morrendo de fome porque esse homem se enche de morte.

Seu prazer provoca, porque implica muito.(4)

Em contextos como esses, o uso da ópera como meio de prazer deve ter efeitos provocativos hoje. Embora não seja claro no punhado de frequentadores de ópera. Seu poder de provocar introduz a realidade mais uma vez. Mahagonny pode não ter gosto particularmente agradável; pode até (graças à consciência culpada) faça questão de não fazê-lo. Mas é completamente culinária.

Mahagonny não é nada mais ou menos que uma ópera.

COM INOVAÇÕES!

A ópera teve que ser levada ao nível técnico do teatro moderno. O teatro moderno é o teatro épico. A tabela a seguir mostra alguns mudanças de ênfase entre o teatro dramático e o épico:(5)

TEATRO DRAMATICO TEATRO ÉPICO

Enredo narrativa envolve o espectador em um palco transforma o espectador em um observador, mas desperta sua capacidade de ação situação o força a tomar decisões desgasta sua capacidade de ação imagem do mundo fornece-lhe sensações ele é feito para enfrentar algo experiência argumento o espectador está envolvido em algo levado ao ponto de reconhecimento sugestão o espectador fica do lado de fora, estuda sentimentos instintivos são preservados o ser humano é o objeto de estudo o espectador está no meio disso, compartilha ele é alterável e capaz de alterar a experiência olhos no curso o ser humano é um dado adquirido cada cena por si só ele é inalterável montagem desfecho no final em curvas a cena faz outra saltos crescimento homem como um processo desenvolvimento linear ser social determina pensamento determinismo evolutivo homem como um ponto fixo pensamento determina ser sentimento razão Quando os métodos do teatro épico começam a penetrar na ópera, o primeiro resultado é uma separação radical dos elementos. A grande luta pela supremacia entre palavras, música e produção - que sempre traz à tona pergunta 'qual é o pretexto para o quê?': a música é o pretexto para os eventos no palco, ou estes são o pretexto para a música? etc. – pode simplesmente seja ignorado separando radicalmente os elementos. Enquanto a expressão 'Gesamtkunstwerk' (ou 'obra de arte total') significa que a integração é uma confusão, desde que as artes sejam 'fundidas' juntos, os vários elementos serão igualmente degradados e cada um a agir como um mero 'pretexto' para o resto. O processo de fusão se estende ao espectador, que também é jogado no caldeirão e se torna passivo (sofrimento) parte da obra total de arte. Bruxaria deste tipo deve é claro de ser combatida. Tudo o que se pretende produzir é hipnose, é provavelmente induzir intoxicação sórdida, ou criar nevoeiro, deve ser abandonado.

Palavras, música e cenário devem se tornar mais independentes um do outro.

a) Música

Para a música, a mudança de ênfase provou ser a seguinte:

ÓPERA DRAMATICA

A música se destaca música que aumenta o texto música que proclama o texto música que ilustra música que pinta o psicológico situação

ÓPERA ÉPICA

A música se comunica música que apresenta o texto música que toma o texto como garantido que ocupa uma posição o que dá a atitude A música desempenha o papel principal em nossa tese.(6)

b) Texto

Tivemos que fazer algo direto e instrutivo para a nossa diversão, se não era para ser irracional e nada mais. A forma empregada foi a de o quadro moral. O quadro é realizado pelos personagens da peça.

O texto não tinha que ser moralizante nem sentimental, mas colocar moral e sentimentalismo à vista. Igualmente importante foi a palavra falada e a palavra escrita (dos títulos). Ler parece encorajar o público adotar a atitude mais natural em relação ao trabalho.(7)

c) Configuração

Mostrar obras de arte independentes como parte de uma atuação teatral é uma nova partida. As projeções de Neher adotam uma atitude em relação aos eventos no palco; como quando o verdadeiro glutão fica na frente do glutão a quem Neher desenhou. Da mesma forma, o palco desenrola os eventos que são fixado na tela. Essas projeções de Neher são tanto uma componente independente da ópera, assim como a música e o texto de Weill.

Eles fornecem seus recursos visuais. É claro que essas inovações também exigem uma nova atitude por parte dos o público que frequenta casas de ópera.

O EFEITO DAS INOVAÇÕES: UMA AMEAÇA PARA A ÓPERA?

É verdade que o público tinha certos desejos que eram facilmente satisfeitos pela antiga ópera, mas não são mais levados em consideração pela nova. O 'chapéu’ é a atitude do público durante uma ópera; e existe alguma chance de mudança?

Estourando nas estações de metrô, ansiosas para se tornarem cera nas mãos de mágicos, homens adultos, sua resolução provou na luta por existência, correm para as bilheterias. Eles entregam o chapéu no vestiário, e com ele eles entregam seu comportamento normal: as atitudes da vida cotidiana. Uma vez fora do vestiário, eles fazem suas imitações com as marcas de pneumático de rolamento.

Como podemos culpá-los? Você pode pensar que uma mercearia é melhor do que a de um rei e ainda acha isso ridículo. Pela atitude que essas pessoas adotam na ópera é indigna deles. Existe alguma possibilidade de eles mudarem isso?

Podemos convencê-los a pegar seus charutos?

Uma vez que o conteúdo se torne, tecnicamente falando, uma empresa independente ao qual texto, música e cenário 'adotam atitudes'; uma vez que a ilusão é sacrificado para discussão livre, e uma vez que o espectador, em vez de habilitados a ter uma experiência, é forçado a votar; então foi lançada uma mudança que vai muito além de questões formais e começa pela primeira vez, afetar a função social do teatro.

Nas óperas antigas, toda discussão sobre o conteúdo é rigidamente excluída. Se um membro da platéia passou a ser um conjunto particular de circunstâncias posições retratadas e assumiu uma posição em relação a elas, então a antiga ópera teria perdido sua batalha: o "feitiço teria sido quebrado". é claro que havia elementos na antiga ópera que não eram puramente culinários; é preciso distinguir entre o período de seu desenvolvimento e o de seu declínio. A Flauta Mágica, Fidelio, Figaro todos os elementos que foram incluídos de filosofia, dinâmica. E ainda o elemento da filosofia, quase de dar nessas óperas estava tão subordinado ao princípio culinário que estava de fato cambaleando e logo foi absorvido pela satisfação sensual.

Depois que seu "sentido" original desapareceu, a ópera não foi deixada desprovido de sentido, mas simplesmente tinha adquirido um outro - um sentido da ópera.

O conteúdo havia sido sufocado na ópera. Nossos conteúdos estão agora prazer em lembrar que os conteúdos originais colocavam uma sensação de que eles estavam presumivelmente conscientes. Os compositores que derivam de ainda insistir em posar como filósofos. Uma filosofia que não serve para homem ou animal, e só pode ser descartado como um meio de satisfação sensual. (Elektra, Jonny spielt auf) Ainda mantemos todo o sistema altamente desenvolvido técnica que tornou possível essa pose: o vulgar atinge um filosofo de atitude sofística a partir da qual conduzir suas ruminações pirateadas. Isto é somente a partir deste ponto, da morte do sentido (e entende-se que esse sentido pode morrer), que podemos começar a entender as recentes inovações que agora estão atormentando a ópera: vê-los como tentativas desesperadas de suprir esta arte com um sentido póstumo, um sentido 'novo', pelo qual o sentido vem em última análise, a mentir na própria música, de modo que a sequência de formas musicais

adquire um sentido simplesmente como uma sequência, e certas proporções, mudanças etc. de ser um meio são promovidos para se tornar um fim. Progresso que tem nem raízes nem resultado; que não decorre de novos requisitos, mas satisfaz os antigos com novas excitações, promovendo assim um objetivo conservador. Um novo material é absorvido, o que não é familiar neste texto ", porque no momento em que" esse contexto "foi desenvolvido, não era conhecido em qualquer contexto”. (Motores ferroviários, fábricas, aviões, banheiros, etc. atuam como uma diversão. Os melhores compositores preferem negar todo o conteúdo realizando - ou melhor, sufocando - na língua latina). Este tipo de progresso indica apenas que algo foi deixado para trás. Isto é alcançado sem que a função geral seja alterada; ou melhor, com um vista a impedir que essa alteração ocorra. E sobre Gebrauchsmusik [Música comercial]? No exato momento em que o neoclassicismo, em outras palavras, a Arte pelaarte, entrou em campo (veio como uma reação contra o elemento emocional no impressionismo musical) a idéia de música utilitária, ou Gebrauchsmusik, surgiu como Vênus das ondas: a música era fazer uso do amador. O amador foi usado como uma mulher é 'usada'. Inovação após inovação. O ouvinte bêbado de repente quer tocar. A luta contra o ocioso escutar se transformou em uma luta pela escuta aguçada, depois pela brincadeira. O violoncelista da orquestra, pai de uma família numerosa, agora começou a tocar não de convicção filosófica, mas por prazer. O princípio culinário foi salvo.(8)

Qual é o objetivo, nos perguntamos, de perseguir o próprio rabo assim? Por quê esse obstinado apego ao elemento prazer? Esse vício em drogas?

O verdadeiro progresso consiste não em ser progressivo, mas em progresso. Verdadeiro progresso é o que permite ou nos obriga a progredir. E em uma frente ampla, para que as esferas vizinhas sejam colocadas em movimento também. O verdadeiro progresso tem sua causa na impossibilidade de uma situação real e seu resultado é a mudança dessa situação.

Por que tão pouca preocupação com os próprios interesses assim que alguém se afasta da própria casa? Por que essa recusa em discutir? Resposta: nada pode vir da discussão. Discutir a forma atual de nossa sociedade, ou mesmo uma de suas partes menos importantes, levaria inevitavelmente e imediatamente a uma ameaça à forma da nossa sociedade como tal.

Vimos que a ópera é vendida como diversão noturna e que isso coloca limites definidos para todas as tentativas de transformá-lo. Vemos que isso entra a diversão que deve ser dedicado à ilusão e deve ser de tipo cerimonial.

Por quê?

Em nossa sociedade atual, a velha ópera não pode ser simplesmente "desfeita". Está cheia de ilusões têm uma importante função social. A droga é insubstituível; isto é, não pode ser feito sem ela.

Somente na ópera o ser humano tem chance de ser humano. Dele capacidades mentais inteiras há muito tempo se resumem a um erro tímido de confiança, inveja dos outros, um cálculo egoísta. A velha ópera sobrevive não apenas porque.é velha, mas principalmente porque a situação que ela é capaz de conhecer ainda é o antigo. Isto não é totalmente assim. E aqui reside a esperança para a nova ópera. Hoje podemos começar a perguntar se a ópera não chegou a tal passo que mais inovações, em vez de levar à renovação de toda essa forma, provocará sua destruição.(9)

Talvez Maltagonny seja tão culinário como sempre - tão culinário quanto uma ópera deveria ser - mas uma de suas funções é mudar a sociedade; traz o princípio culinário em discussão, ataca a sociedade que precisa de óperas desse tipo; ele ainda pousa feliz no galho velho, talvez, mas pelo menos, começou (por falta de espírito ou por má consciência) através . . . . E aqui você tem o efeito das inovações e da música eles cantam.

Inovações reais atacam as raízes.(10)

POR INOVAÇÕES – CONTRA A RENOVAÇÃO!

A ópera Mahagonny foi escrita há três anos, em 1927.

Foram feitas tentativas de trabalhos para enfatizar cada vez mais a didática despesa do elemento culinário. E assim, desenvolver os meios de prazer em um objeto de instrução e converter certas instituições de lugares de entretenimento em órgãos de comunicação de massa.

[De Versuche 2, Berlim , 1930. Assinado 'Brecht.Suhrkamp ']


Notas de rodapé:

(1) Este ensaio, sob o título 'Notas sobre a Ópera', seguiu as instruções publicadas texto da ópera de Brecht com Weill, Aufstieg zmd Fall der Stadt Mahagomry. Primeiro apresentada em uma versão embrionária como um 'Songspicl' em julho de 1927, a ópera completa foi proferido em Leipzig em 9 de março de 1930; ou seja, depois que Brecht começou a escrever seu 'Lehr stiicke », os« trabalhos subsequentes »referidos no último parágrafo. (retornar ao texto)

(2) Os intelectuais, no entanto, são completamente dependentes do aparato, tanto socialmente quanto economicamente; é o único canal para a realização de seu trabalho. A saída dos escritores, compositores e críticos se assemelham cada vez mais à matéria-prima. O artigo acabado é produzido pelo aparelho. (retornar ao texto)

(3) Esse objetivo limitado não nos impediu de introduzir um elemento de instrução e de basear tudo no gestus. O olho que procura o gestus em tudo é o sentido moral. Em outras palavras, um quadro moral. Um subjetivo, no entanto. . .

Jetzt trinken wir noch eins

Dann gehen wir nicht nach Hause

Dann trinken wir noch eins

Dann machen wir mal eine Pause.

- As pessoas que cantam isso são moralistas subjetivos. Eles estão se descrevendo. (retornar ao texto)

(4) O romantismo é uma mercadoria aqui também. Ele aparece apenas como conteúdo, não como forma.

'' Um cavalheiro digno, com um rosto roxo, pegou um molho de chaves e foi fazendo uma demonstração penetrante contra o Teatro Épico. Sua esposa não o abandonou neste momento decisivo. Ela enfiou dois dedos na boca, torceu os olhos e explodiu bochechas. O apito era mais alto que a chave do cofre. (Alfred Polgar na primeira produção de Mahagonny em Leipzig.) (retornar ao texto)

(5) Esta tabela não mostra antíteses absolutas, mas meras mudanças de acento. Numa comunicação, de fato, por exemplo, podemos optar por enfatizar o elemento de sugestão emocional ou do que de argumento racional claro. (retornar ao texto)

(6) O grande número de artesãos na orquestra de ópera comum não permite nada além de associação de música criativa (uma enxurrada de sons criando outras); e assim o aparato orquestral precisa ser reduzido para trinta especialistas ou menos. O cantor se torna narrador, cujos sentimentos particulares devem permanecer um assunto privado. (retornar ao texto)

(7) O significado dos títulos é explicado nas 'Notas à Ópera dos Três Vinténs' e na nota 1 do 'Dreigroschenfilm' (no Versuche J de Brecht ). (retornar ao texto)

(8) Inovações deste tipo devem ser criticadas desde que ajudem a renovar instituições que sobreviveram à sua utilidade. Eles representam progresso assim que nos propusemos a efetuar mudanças radicais. Mudanças na função das instituições. Então eles se tornam melhorias quantitativas, expurgos, operações de limpeza que recebem significado apenas pela mudança funcional que foi ou é para ser feito. (retornar ao texto)

(9) A vida imposta a nós é muito difícil; traz-nos muitas agonias, decepções, impõe tarefas possíveis. Para aguentar, temos que ter algum tipo de paliativo. Parece haver três classes destes: distrações avassaladoras, que nos permitem achar nossos sofrimentos sem importância, pseudo-satisfações que os reduzem e drogas que nos tornam insensíveis a eles. Ou pseudo-satisfações oferecidas pela arte são ilusões se comparadas com a realidade, mas não obstante psicologicamente eficaz para isso, graças ao papel desempenhado pela imaginação em nossa vida interior.

(Freud: Das Unbehagen in der Kultur, página 22.) Esses medicamentos são às vezes responsáveis ​​pelo desperdício de grandes reservas de energia que poderiam ter sido aplicadas para melhorar a vida humana. (retornar ao texto)

(10) Tais, na ópera Mahagonny, são as inovações que permitem ao teatro apresentar quadros morais (mostrando o caráter comercial tanto da diversão quanto das pessoas entretidas) e que colocam o espectador em um estado de espírito moralizante. (retornar ao texto)

Inclusão: 06/05/2020