Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte I
1918-1932 (Augsburgo, Munique, Berlim)
16. O rádio como um aparelho de comunicação


Em nossa sociedade um pode inventar e descobertas perfeitas que ainda têm de consultar seu mercado e justificar sua existência; em outras palavras, descobertas que não foram solicitadas. Assim, houve um momento em que a tecnica foi avançado o suficiente para produzir o rádio e a sociedade ainda não estava avançada o suficiente para aceitá-lo. O rádio estava então em sua primeira fase de ser um um substituto para teatro, ópera, concertos, palestras, música com café, jornais e assim por diante. Este foi o período do paciente de juventude feliz.

Não tenho certeza se ainda está terminado, mas se sim, então esse argumento que não precisava certificado de competência a nascer terá que começar a procurar retrospectivamente para um objeto na vida. Assim como um homem começa a perguntar em uma certa idade, quando sua primeira inocência foi perdida, o que ele deveria estar fazendo no mundo.

Quanto ao objeto do rádio, acho que não pode consistir apenas em fingir vida pública. O rádio também não é, a meu ver, um meio adequado de trazer de volta aconchego ao lar e tornar a vida familiar suportável novamente. Mas bastante distante pela suas funões duvidosas, o rádio é unilateral quando deveria ser dois. É puramente um aparato de distribuição, de simples compartilhamento, então aqui está uma sugestão positiva: mude esse aparato da distribuição para comunicação. O rádio seria a melhor aparelhos na vida pública de comunicação possível, uma vasta rede de válvulas. Ou seja, seria se ele soubesse como receber, bem como a transmissão, como deixar falar os ouvintes bem como ouvir, como trazê-lo para um relacionamento em vez de isolá-lo.

Nesse princípio, o rádio deve sair do negócio de suprimentos e organizar seus ouvintes como fornecedores. Qualquer tentativa do rádio de dar uma verdadeiro caráter público em ocasiões públicas é um passo na direção certa.

Qualquer que seja o objetivo do rádio, ele deve se esforçar para combater essa falta de conseqüências que causam tais burros em quase todas as nossas instituições públicas.

Temos uma literatura sem consequências, que não apenas se propõe a não levar a lugar algum, mas faz todo o possível para neutralizar seus leitores, representando cada objeto e situação despojados das conseqüências a que levam. Nós temos estabelecimentos de ensino sem consequências, trabalhando freneticamente entregar uma educação que não leva a lugar nenhum e veio do nada.

O menor avanço nessa direção provavelmente terá muito mais êxito espetacularmente do que qualquer apresentação culinária. Quanto à técnica que precisa ser desenvolvido para todas essas operações, deve seguir o objetivo de transformar o público não apenas em alunos, mas em professores. ele é a tarefa formal do rádio de dar a essas operações educacionais um interessante por sua vez, ou seja, para garantir que esses interesses interessem às pessoas. Tal tentativa do rádio para colocar suas instruções em uma forma artística estaria vinculado aos efeitos dos artistas modernos para dar à arte um caráter instrutivo. Como um exemplo o modelo dos exercícios possíveis nesse sentido, deixe-me repetir umaexplicação de Der Plug der Lindherghs que dei no festival de música de Baden-Baden de 1929.

[Brecht repete o segundo, décimo terceiro e quinto parágrafos do 'Um exemplo de pedagogia'.]

Isso é uma inovação, uma sugestão que parece utópica e que eu mesmo admito ser utópico. Quando eu dizer que o rádio ou o teatro 'poderia' fazer sei que essas vastas instituições não podem fazer tudo o que 'poderiam', e nem mesmo tudo o que eles querem.

Mas não é nosso trabalho renovar instituições ideológicas com base da ordem social existente por meio de inovações. Em vez disso, nossa inovações devem forçá-los a renunciar a essa base. Então: para inovações, contra renovação!

['Ocr Rundfunk als Kommunikationsapparat' em Bliitter des Hessischen Landestheaters, Darmstadt, 16, julho de 1932]


Nota:

Há uma ou duas notas anteriores no rádio da Brecht, usando um conjunto de 'Sugestões para o diretor da rádio' publicado no Berliner Borsen Correio de 25 de dezembro de 1927, que propunha a transmissão ao vivo da lei e seus debates no Reichstag e, além de uma proporção crescente de entrevistas e programas de discussão.

Inclusão: 06/05/2020