Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte II
1933-1947
(Exílio: Escandinavia, EUA)
26. Sobre a Música Gestus


DEFINIÇÃO

'Gestus' não deve significar gesticulação: não é uma questão de explicação movimentos históricos ou enfáticos das mãos, mas de atitudes gerais. a linguagem é genérica quando fundamentada em um gestus e transmite particular atitudes adotadas pelo orador em relação a outros homens. A frase 'arranca o olho que te ofende 'é menos eficaz do ponto de vista genético do que 'se os teus olhos te ofendem, arranca-os'. Este último começa por olho, e a primeira cláusula tem o gesto definitivo de fazer uma suposição; a cláusula principal é uma surpresa, um conselho, e um alívio.

UM PRINCÍPIO ARTÍSTICO

O músico vê isso inicialmente como um princípio artístico, e não especialmente interessante. Talvez possa ajudá-lo a definir seus textos de maneira particularmente animada e facilmente assimilável. O que é mais importante é o fato de que esse princípio de olhar para o gestus pode permitir que ele adote sua próprio atitude política ao fazer música. Para isso, é essencial que ele deve estar definindo um gestus social.

O QUE É UM GESTUS SOCIAL?

Nem todos os gestus são sociais. A atitude de afastar uma mosca ainda não é gestus social, embora a atitude de afugentar um cão possa ser uma, pois em posição, se se trata de representar a batalha contínua de um homem mal vestido contra ataque de cachorros. Os esforços para manter o equilíbrio em uma superfície escorregadia em um gestus social, logo que cair significaria 'perder o prestígio'; em outras palavras, perder o valor de mercado. O gestus de trabalhar é definitivamente um porque toda atividade humana direcionada ao domínio da natureza é um compromisso social, compromisso entre homens. Por outro lado, um gestus de dor, desde que seja mantido tão abstrato e generalizado que não acima de uma categoria puramente animal, ainda não é social. Mas isso é a tendência comum da arte: remover o contexto social de qualquer gestus. O artista não fica feliz até conseguir "a aparência de um animal caçado".

O homem então se torna apenas homem; seu gestus é despojado de qualquer individualidade social; é vazio e não representa nenhuma empresa ou operação entre os homens por esse homem em particular. O 'visual de um animal caçado' pode ser um gestus social se for demonstrado que determinadas manobras dos homens podem classificar o homem individualmente ao nível de um animal; o gestus social é aquele relevante para a sociedade, o gestus que permite tirar conclusões sobre as circunstâncias sociais.

COMO PODE A ATITUDE DO COMPOSITOR SER O REFLEXO DA LUTA DE CLASSSES?

Suponha que o músico que compõe uma cantata sobre a morte de Lenin precise reproduzir sua própria atitude em relação à luta de classes. Tanto quanto o gestus vai, existem várias maneiras diferentes pelas quais o relato da morte de Lenin pode ser configurado. Uma certa dignidade de apresentação significa pouco, pois onde a morte está envolvida, isso também pode ser considerado adequado no caso de um inimigo.

A raiva pelo 'trabalho cego da providência' cortando a vida dos melhores membros da comunidade não seriam um partido comunista; nem seria uma renúncia sábia à 'ironia da vida'; para o gestus dos comunistas lamentar um comunista é muito especial. A atitude do músico em relação à seu contexto, o porta-voz do relatório mostra a extensão de sua política e, portanto, de sua maturidade humana. A estatura de um homem é demonstrada pelo que ele lamenta e de que maneira ele chora. Para elevar o luto a um plano alto, transformá-lo em um elemento do progresso social: essa é uma tarefa artística.

DESUMANIDADE EM MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE

Todo artista sabe que o assunto em si é, de certo modo, algo banal, inexpressivo, vazio e auto-suficiente. É apenas o gestus social críticas, astúcia, ironia, propaganda, etc. - que respira a humanidade. A pompa dos fascistas, tomada pelo seu valor nominal, tem um gesto oco, o gestus de mera pompa, um fenômeno inexpressivo: homens se exibindo em vez de caminhar, certa rigidez, muita cor, autoconsciência saindo de baús, etc. Tudo isso pode ser o gestus de alguma festa popular, bastante prejudicial menos, puramente factual e, portanto, para ser aceito. Somente quando o apoio ocorre sobre cadáveres, obtemos o gestus social do fascismo. Isso significa que o artista deve adotar uma atitude definida em relação ao fato da pompa; ele não pode deixar que apenas fale por si, simplesmente expressando-o como o fato dita.

O CRITÉRIO

Uma boa maneira de julgar uma peça de música com um texto é para experimentar o diferente atitudes ou idéias com as quais o intérprete deve entregar o indivíduo seções: educada ou irritadamente, modesta ou desdenhosamente, com aprovação ou argumentativamente, astuciosamente ou sem cálculo. Para isso, o mais adequado os gestus são tão comuns, vulgares e banais quanto possível. Desta forma, pode-se julgar o valor político da partitura.

['Ober gestische Musik', de Schrifim zum Teatro.]


Nota:

Inédito até depois da morte de Brecht, este ensaio dificilmente poderia ter sido escrito antes de meados da década de 1930, embora a nota no Teatro Schrifieu zum o atribua para 1932.

Inclusão: 06/05/2020