Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte II
1933-1947
(Exílio: Escandinavia, EUA)
33. Notas sobre o Teatro Folclórico


A 'Volksstiick' ou peça folclórica é normalmente uma espécie de teatro que críticos acadêmicos passam em silêncio ou tratam com descaso. No segundo caso, eles preferem que seja o que é, assim como alguns regimes preferem sua "gema" crua e humilde. É uma mistura de terra, humor e sentimentalismo, moralidade caseira e sexo barato. Os maus são punidos e os bons casam-se; o trabalhador fica à esquerda dos legados e inativos são deixados à solta. A técnica das pessoas que escrever essas peças é mais ou menos internacional; quase nunca varia. Agir neles tudo o que é necessário é uma capacidade de falar de maneira não natural e de maneira bem presunçosa no palco. Uma boa porção de superficial comedia pastelão é suficiente.

As grandes cidades mudaram com o tempo, progredindo da peça folclórica para a revista. A Revista é o folclorico tocar como um sucesso de música, embora a peça folclórica carecia da nobreza da música. Mais recentemente, a revista foi assumida como uma forma literária. Wangenheim da Alemanha, Abell da Dinamarca, Blitzstein dos EUA e Auden da Inglaterra escreveram interessantes peças sob a forma de revistas, peças que não são grosseiras nem humildes. As peças deles têm algo da poesia da peça folclórica antiga, mas absolutamente nada de sua ingenuidade. Eles evitam suas situações e esquemas convencionais das personagens sob medida, embora em uma inspeção mais detalhada eles sejam ainda mais românticos.

Suas situações são grotescas e, no fundo, dificilmente têm personagens, quase nem partes para os atores. A história linear foi lançada na pilha de sucata, a história em si e sua linha, pois as novas peças não têm história, quase nem um fio de conexão. O desempenho delas exige virtuosismo - eles não podem ser atuadas por amadores - mas é o virtuosismo do cabaré.

Parece inútil esperar reviver a velha peça folclórica. Não só é totalmente atolado, porém, mais importante, nunca realmente floresceu. Contra isso, a revista literária nunca conseguiu se tornar 'popular'. Está muito cheio de petiscos baratos. Não obstante, provou a existência de certas necessidades, mesmo que não possa satisfazê-los. De fato, pode-se supor que exista uma necessidade de ingênuo, mas não primitivo, poético, mas não romântico, realista, mas não teatro político efêmero. O que uma nova peça folclórica desse tipo pode parecer se gostar? No que diz respeito à história, a revista literária dá algumas dicas úteis.

Como já mencionado, acontece sem nenhuma história unificada e contínua e apresenta 'números', ou seja, esboços fracamente ligados. Este é um forma que revive as 'Partidas e Aventuras' dos velhos épicos populares, embora reconhecidamente de uma forma difícil de reconhecer. Os esboços não são vinculados por narração, e eles têm poucos elementos épicos, assim como as caricaturas de Low tem pouco que é épico em comparação com o de Hogarth. Eles são mais espirituosos, mais concentrado em um único ponto. O novo tipo de peça folclórica poderia atrair conclusões das realizações mais autônomas da revista literária, mas precisa fornecer mais substância épica e ser mais realista.

A revista literária também fornece indicações sobre poesia. Dentro particularmente daquelas peças que Auden escreveu com Isherwood contêm seções de grande beleza poética. Ele usa refrões e poemas muito bons, e os próprios eventos às vezes também são elevados. É tudo mais ou menos simbólico, no entanto; ele até reintroduz a alegoria. Se alguém o compara com Aristófanes - que Auden não se importaria - vê-se o notável caráter subjetivo dessa poesia e simbolismo; para que o novo folclore deva aprender com a poesia, mas fornecer maior objetividade. A poesia talvez devesse estar mais nas situações reais em vez de ser expresso pelos personagens reagindo a eles.

É mais importante encontrar um estilo de apresentação que seja ao mesmo tempo artístico e natural. Dada a confusão babilônica de estilos que prevalece no palco europeu, isso é extremamente difícil. O palco atualmente tem dois estilos com os quais se pode contar, apesar de estarem muito bem enredados um com o outro. O estilo 'elevado' de apresentação que foi elaborado grandes obras de arte poéticas e ainda pode ser usado, por exemplo, no início de Ibsen ainda está disponível, se estiver em uma condição ligeiramente danificada. O segundo estilo disponível - o naturalista - complementou em vez de suceder; as duas maneiras de agir existiam lado a lado como vela e vapor. O estilo elevado costumava ser mantido exclusivamente para peças irreais, enquanto o jogo realista ficou mais ou menos 'sem estilo'. Teatro estilizado e teatro dedicado significava a mesma coisa. Mas quando o naturalismo se tornou mais fraco, fizemos todos os tipos de compromissos, de modo que hoje, mesmo em peças realistas, encontramos uma mistura peculiar de casual e declamador. Nada pode ser feito com um coquetel como esse. Tudo o que foi fornecido pelo estilo elevado é a antinaturalidade e artificialidade, o esquematismo e a pompa em cujas profundezas esse estilo caiu antes que o naturalismo assumisse. E tudo isso sobrevive aqui do grande período do naturalismo é o acidental, informe, elemento sem imaginação que fazia parte do naturalismo, mesmo no seu melhor. Portanto novos caminhos devem ser encontrados. Em que direção? A fusão dos dois estilos de agir - romântico-clássico e naturalista - para formar um romântico o coquetel naturalista era um casamento de fraqueza. Dois rivais cambaleantes apoiados um ao outro por medo de cair para sempre. A mistura levou quase inconscientemente, por concessões mútuas, abandono silencioso de princípios, em suma, por corrupção. Mas se essa síntese tivesse sido cuidadosa e vigorosamente realizada, realmente teria sido a solução certa. O contraste entre arte e natureza pode ser frutífero se o trabalho da arte traz à tona, mas sem suavizar. Vimos arte criando sua própria natureza, seu próprio mundo, um mundo de arte, que tinha e desejava tem muito pouco a ver com o mundo real; e vimos arte apenas esgotando-se no esforço de copiar o mundo real e sacrificando sua imaginação quase completamente no processo. Precisamos de uma arte que domine a natureza; precisamos de uma representação artística da realidade e (também) de uma arte natural.

O padrão cultural de um teatro é decidido em parte pelo seu grau de sucesso em superar o contraste entre 'nobre' (elevado, estilizado) e realista ('buraco da fechadura') atuando. Supõe-se frequentemente que a atuação realista é "por natureza" ligeiramente 'ignóbil' e 'nobre' agindo correspondentemente irrealista. A ideia aqui é que, porque as esposas não são nobres, nada de nobre pode emergir de sua representação realista. Há algum medo de que até rainhas possam parecer não muito nobres se retratados realisticamente. Este é um pacote de falla. O fato é que, quando um ator tem que representar crueza, maldade e feiúra, se o sujeito é uma esposa de peixeiro ou uma rainha, ele simplesmente não consegue sem delicadeza, um senso de justiça e um sentimento pelo belo.

Um teatro verdadeiramente culto nunca precisa comprar seu realismo à custa do sacrifício da beleza artística. A realidade pode não ter beleza, mas isso de maneira alguma a desqualifica para um palco estilizado. Apenas sua falta de beleza pode ser o principal assunto da representação - em uma comédia características humanas básicas como avareza, ostentação, estupidez, ignorância, disputa; em uma peça séria o de ambiente social humanizado. A lavagem de dinheiro é, em si mesma, algo inquestionável habilmente ignóbil, amor à verdade inquestionavelmente nobre. A arte está em posição de representar a feiúra do homem feio de uma maneira bonita, a base do homem de baixeza em uma maneira nobre, para o artista também pode mostrar não graciosamente e mansidão com poder. Não há razão para que o assunto em questão de uma comédia retratando 'a vida como ela é' não deve ser enobrecida. O teatro tem ao seu dispor cores delicadas, agradáveis ​​e significativas de agrupamento, gestus originais - em suma, estilo -; tem humor, imaginação e sabedoria para superar a feiúra.

Essas coisas precisam ser ditas, porque nossos teatros não são naturalmente propondo desperdiçar algo tão superior ao estilo em peças cuja forma e conteúdo é a de uma peça folclórica. Talvez eles possam responder à demanda por um estilo mais limpo, se eles estavam lidando com um tipo de jogo cuja aparência externa já era bastante distinta do jogo naturalista de problemas: o jogo verso, por exemplo. Eles podem admitir sem solicitar que a atitude do versículo em relação ao 'problema' e seu tratamento dos aspectos eram diferentes. É mais difícil para uma peça em prosa, e prosa popular, que não tem muito "problema", nem grandes problemas e complicações psicológicas. Toda a categoria de peças folclóricas não é reconhecida como categoria literária. A balada e a 'história' isabelina são categorias literárias, mas tanto o Moritat do qual o primeiro quanto o beergarden Guignol a partir do qual este último evoluiu precisa ser realizado com 'estilo' se alguém concorda em aceitá-los como literários ou não. É reconhecidamente mais difícil reconhecer a discriminação quando o julgamento foi exercido nova gama de materiais que até agora foi considerada com a menor indiferença. [Vários detalhes da peça de Brecht, O criado do Sr.Puntila, são apresentados.]

Pode parecer inadequado que uma única peça folclórica pequena seja a ocasião para comentários tão abrangentes, pela conjuração de tão vasta de fantasmas e, finalmente, por uma demanda por uma arte inteiramente nova de teatro de representação. No entanto, gostemos ou não, essa demanda precisa ser feita; nosso todo repertório exige um novo tipo de arte que é bastante indispensável para o desempenho das grandes obras-primas do passado e tem que ser desenvolvido por opção para novas obras-primas. Tudo o que foi exposto acima é lembrar às pessoas que a demanda por uma nova arte realista se aplica a nova peça folclorica também. A peça folclórica é um tipo de trabalho que há muito tempo tratado com desprezo e deixado para amadores e piratas. Está na hora de infectar com os altos ideais aos quais o próprio nome o compromete.

[«Anmerkungen zum Volksstiick» de Versuche 10, 1950, omitindo referências detalhadas a Puntila no último parágrafo]


Nota:

Brecht escreveu este ensaio na Finlândia em conexão com seu 'folk -' ou peça Pzmiila, que ele escreveu em colaboração com a escritora finlandesa Hella Wuolijoki durante as três primeiras semanas de setembro de 1940.

Inclusão: 06/05/2020