MIA - Secção em Português
Louise Bryant
foto
1885-1936

 

Feminista americana, ativista política e jornalista mais conhecida por sua cobertura jornalística da Rússia e dos Bolcheviques durante a Revolução Russa. Foi casada com o jornalista John Reed.

Em depoimento perante o Comitê Overman, uma subcomissão do Senado americano criada para investigar a influência Bolchevique nos Estados Unidos, ela defendeu a revolução. Mais tarde, em 1919, ela realizou uma turnê nacional de pronunciamentos para incentivar o apoio público aos Bolcheviques e denunciar a intervenção armada dos EUA na Rússia.

Entre 1909 e 1915, foi ativista no movimento sufragista feminino. Depois da morte de Reed em 1920, Bryant continuou a escrever sobre a Rússia e também sobre a Turquia, Hungria, Grécia, Itália e outros países na Europa e no Oriente Médio. Alguns artigos desta época foram colecionados em 1923, sob o título Espelhos de Moscou.

Fonte: Wikipédia

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1918 Seis meses vermelhos na Rússia - Capítulos XVII e XVIX
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 25/11/2019