A Teoria do Materialismo Histórico
Manual Popular de Sociologia Marxista

N. Bukharin


Prefácio da Edição


capa

Há atualmente um grande interesse em torno das questões sociais. No estrangeiro isto tem dado lugar a uma imensa literatura difícil entretanto de ser compulsada entre nós, quer pelo seu custo elevado, quer pela sua língua original a todos nem sempre accessível.

As Edições Caramuru pretendem apresentar ao publico leitor uma série de livros sobre estas questões consideradas através de várias correntes ideológicas. Por ser o socialismo o assunto da atualidade, a primeira série destas edições versará sobre as diversas tendências das escolas socialistas modernas, apresentadas com a maior nitidez e fidelidade. Com este objetivo, foi escolhida a tradução da "Teoria do Materialismo Histórico", de Nicolas Bukharin, para a publicação inicial. No intuito de facilitar a sua aquisição, dividiu-se a obra em cinco tomos(1), que serão publicados sucessivamente. Esta tradução está naturalmente fadada a ser acolhida com grande interesse pelos estudiosos. Salientamos apenas a clareza e a simplicidade com que Nicolas Bukharin aborda as questões mais complexas, o que permite, mesmo aos não iniciados em sociologia, acompanhar com relativa facilidade todos os pontos de sua singela e atraente exposição.

* * *

Se há um assunto relativamente novo em nossos círculos intelectuais, hoje diariamente repisado pelas colunas da imprensa, pelo rádio e outros meios esse assunto é representado pelo vocábulo — socialismo. É portanto de toda a oportunidade facilitar aos numerosos interessados a formação de uma idéia mais concreta sobre o que seja o socialismo e suas diferentes escolas.  Essa é a razão primordial da presente edição.


Nota MIA:

(1) a obra acabou sendo publicada em 4 tomos. (retornar ao texto)

Inclusão 21/05/2011