Clara Campoamor

Foto do autor
1888-1972
Obras disponíveis

Política republicana espanhola e defensora dos direitos da mulher. Afilou-se ao Partido Radical e em 1931 foi eleita ao Congresso, convertendo-se, junto a Margarita Nelken do PSOE e Victoria Kent do Partido Radical Socialista, em uma das primeiras mulheres a conseguir uma vaga no Parlamento republicano.

No Parlamento, levantou duras polêmicas sobre os direitos das mulheres, inclusive com Nelken e Kent, que, apesar de serem a favor do voto feminino, consideravam o momento inoportuno por medo que, por influência do clero católico, não votassem em candidatos republicanos. Campoamor, pelo contrário, insistia no direito da mulher ao voto, independente de sua inclinação política.

Em 1° de outubro de 1931 defendeu sozinha suas posições em frente a um parlamento em sua grande parte hostil. Por uma pequena maioria, suas idéias se impuseram e o voto feminino seria parte da Constituição de 1931.

Obras disponíveis
1917 - jul Discurso no Parlamento Espanhol (em defesa do direito de voto para as mulheres)

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 12/05/2009
Última atualização: 22/12/2023