Umberto Cerroni

Foto do autor
1926-2007
Obras disponíveis

Jurista e professor italiano. Em 1964 ele obteve a cátedra de filosofia do direito e a cadeira de História do Pensamento Econômico e História do Pensamento Político na Universidade de Lecce. Em 1971 foi nomeado professor titular de Filosofia da Política e lecionou em Salerno e no Istituto Universitario Orientale, em Nápoles. Em 1976 passa a ensinar Ciências Políticas na Faculdade de Sociologia da Universidade de Roma "La Sapienza", tendo sido, em 2000, nomeado Professor Emérito. Em 23 de maio de 2001, a Universidade de Macerata lhe concedeu o título de doutor honoris causa em Ciência Política.

Com obras como Kant e a fundação da categoria jurídica (1962) e Marx e o direito moderno (1962), Cerroni recuperou o jovem Karl Marx e criticou a dialética hegeliana, propondo, além disso, uma reflexão pioneira no campo dos estudos jurídicos com uma abordagem marxista. Ele foi um dos protagonistas do debate intelectual italiano e seus estudos sobre o marxismo também tiveram um lugar significativo no exterior: filósofo social de renome internacional, ele procurou conciliar o comunismo com a lei burguesa ilustrada na Metafísica dos costumes de Kant e escreveu, entre outros, dois ensaios bem conhecidos, L'identità civile degli italiani e Precocità e ritardo nell'identità italiana.

Fonte: Wikipédia e Editorial Herder México

Obras disponíveis
1989 Liberalismo e Socialismo
1991 - fev A recomposição do moderno
1992 - abr Ética e Política

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 22/12/2021
Última atualização: 22/12/2023