Partido Republicano Socialista Irlandês

James Connolly

1896


Primeira Edição: Transcrito por The James Connolly Society, em 1997

Fonte: https://www.marxists.org/archive/connolly/1896/xx/isrp.htm

Tradução: Guilherme Corona Reis

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


"Os grandes nos parecem grandes porque estamos de joelhos;
LEVANTEMOS."

OBJETIVO

Estabelecimento de UMA REPÚBLICA SOCIALISTA IRLANDESA baseada na propriedade pública do povo irlandês sobre a terra, e sobre os instrumentos de produção, distribuição e troca. Agricultura administrada como uma função pública, por conselhos administrativos eleitos pela população agrícola, que responda a ela e a nação como um todo. Todas as outras formas de trabalho necessário para o bem-estar da comunidade serão conduzidas dentro dos mesmos princípios.

PROGRAMA

Para organizar as forças da Democracia e prepará-las para qualquer luta que pode preceder a realização do nosso ideal, para pavimentar o caminho para sua realização, para restringir a onda de emigração, provendo emprego no nosso país, e finalmente para amenizar os males do nosso sistema social atual, nós trabalhamos, por meios políticos, para garantir as seguintes medidas:

  1. Nacionalização das ferrovias e canais.
  2. Abolição de bancos privados e instituições de empréstimo e estabelecimento de bancos estatais, administrados por conselhos diretores eleitos pelo voto popular, concedendo empréstimo a preço de custo.
  3. Estabelecimento, por financiamento público, de depósitos rurais com os mais avançados maquinários agrícolas, para serem emprestados a população agrícola por um preço que cubra somente o aluguel e a manutenção.
  4. Impostos graduais nos rendimentos acima de # 400 ao ano para levantar fundos para pensões para os idosos, enfermos e viúvas e órfãos.
  5. Restrição legislativa de horas de trabalho para 48 por semana e estabelecimento de um salário-mínimo.
  6. Cuidado gratuito para todas as crianças.
  7. Extensão gradual do princípio de propriedade pública e suporte para todas as necessidades da vida.
  8. Controle e administração pública das escolas Nacionais por conselhos eleitos por voto popular para este único propósito.
  9. Educação gratuita até as mais altas graduações universitárias.
  10. Sufrágio universal.

O PARTIDO REPUBLICANO SOCIALISTA IRLANDÊS

Que o sistema agrícola e industrial de um povo livre, como seu sistema político, deve ser um reflexo preciso do princípio democrático: pelo povo para o povo, somente no interesse do povo.

Que a propriedade privada, de uma classe, da terra e dos instrumentos de produção, distribuição e troca, é oposto a este princípio vital de justiça, e é a base fundamental de toda opressão, nacional, política e social.

Que a sujeição de uma nação a outra, como da Irlanda a autoridade da Coroa britânica, é uma barreia para o livre desenvolvimento político e econômico da nação submissa, e só pode servir aos interesses da classe exploradora de ambas as nações.

Que, portanto, a liberdade nacional e econômica do povo irlandês deve ser procurada na mesma direção, a saber, do estabelecimento de uma República Socialista Irlandesa, e na consequente conversão dos meios de produção, distribuição e troca na propriedade comum da sociedade, para ser mantida e controlada por um estado democrático nos interesses de toda a comunidade.

Que a conquista do poder político pela Social-democracia no Parlamento, e em todos os órgãos públicos da Irlanda, é o meio mais direto e efetivo por onde as forças revolucionárias podem ser organizadas e disciplinadas para alcançar este objetivo.

PROCURAMOS FILIAIS POR TODA PARTE. DÚVIDAS BEM-VINDAS. INGRESSO, 6d. MÍNIMO. INSCRIÇÃO MENSAL 1d.

Escritórios: 67 MIDDLE ABBEY STREET, DUBLIN.


Inclusão: 23/04/2023