Agustín Cueva

foto de Agustín Cueva
1937-1992
Obras disponíveis

Pensador multifacetado, Agustín Cueva soube combinar a crítica literária, a pesquisa sociológica, a docência universitária e a atividade política. Sua lucidez, suas profundas convicções, seu espírito crítico e seu compromisso com as causas libertárias fizeram dele uma referência indispensável para o estudo do pensamento social no continente. Líder do agitado movimento estudantil equatoriano de fins dos anos 1950, Cueva foi expulso da Universidade Católica do Equador, onde estudava direito, e concluiu seus estudos na Universidade Central do Equador.

Durante os anos 1970, seus aportes à sociologia crítica converteram-no em um dos mais brilhantes representantes do marxismo latino-americano. Envolveu-se nesse período em intensa polêmica em torno da teoria da dependência, tanto em suas versões desenvolvimentistas quanto em suas visões marxistas. Ele a questionou como paradigma explicativo por considerá-la um prolongamento das teses desenvolvimentistas, por seu uso mecânico e simplista, pelo qual tudo se deduz da articulação com a economia mundial, e por deixar de lado o tema da exploração de classe.

Em que pese a arremetida conservadora no campo das ciências sociais nos anos 1980, Cueva nunca abandonou a perspectiva marxista. Nesses anos, travou uma batalha teórico-política fundamental a respeito da situação das ciên­cias sociais, da validade epistemológica do marxismo, da nova situação política latino-americana e do caráter das democracias no continente.

Fonte: Enciclopédia Latino Americana

Obras disponíveis
1974 - jul A concepção marxista de classes sociais
1976 - dez A política econômica do fascismo
1977 - jun A questão do fascismo
1979 - ago O Desenvolvimento do Capitalismo na América Latina e a Questão do Estado
1987 O Fetichismo da “Hegemonia”
1993 Os Movimentos Sociais no Equador Contemporâneo: o Caso do Movimento Indígena
  O Marxismo Latinoamericano: História e problemas atuais
Textos em espanhol
La cuestión del fascismo en América Latina
Vídeos sobre o autor
capa vídeo
O professor Nildo Domingos Ouriques fala sobre a vida e obra do sociólogo equatoriano Agustín Cueva

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 09/05/2019
Última alteração: 24/12/2023