Minha última mensagem

W. E. B. Du Bois

26 de junho de 1957


Primeira Edição: W. E. B. Du Bois morreu em 27 de agosto de 1963 em Acra, Gana. Aqui está sua mensagem final ao mundo, escrita em 26 de junho de 1957, e compartilhada por sua esposa Shirley Graham Du Bois após sua morte.

Fonte: TraduAgindo -

Tradução: Andrey Santiago - da versão disponível em https://twitter.com/Dr_ChadWilliams/status/1431239013940224009/photo/1

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


É muito mais difícil em teoria, do que realmente, dizer o último adeus aos amigos e entes queridos; e para todas as coisas familiares desta vida. Vou dormir um longo, profundo e interminável sono. Este não é um castigo, mas um privilégio pelo qual esperei por muitos anos. Eu amei meu trabalho; Amei as pessoas e a minha peça, mas sempre me empolguei com o pensamento de que o que fiz bem viverá por muito tempo e justificará minha vida; que o que eu fiz mal ou nunca finalizei agora pode ser passado a outros por intermináveis dias para terminarem enquanto eu descanso; e essa Paz será meu aplauso.

Só te peço uma coisa: Viva e acredite na Vida. Os seres humanos sempre vão viver e progredir para uma vida maior, mais ampla e plena. A única morte possível é perder a crença nessa verdade simplesmente porque esse fim maior vem lentamente – apenas porque o Tempo é longo.

Adeus.

W.E.B. DuBois

26 de junho de 1957

A mensagem acima “para ser dada ao mundo” estava em uma carta pessoal, selada, dada a mim e marcada “Para ser aberta depois da minha morte”.

capa

capa
Inclusão: 30/11/2021