Discurso no XX Congresso do PCUS

E. A.  Furtseva

Fevereiro de 1956


Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 73 - Mar-Jun de 1956.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

Camaradas! No informe do Comitê Central do P.C.U.S., o camarada N. S. Kruschiov revela com clareza e extraordinária profundidade, a força invencível das grandes idéias do marxismo-leninismo na luta por construir a sociedade comunista em nosso país.

Empreendendo o caminho indicado pelo grande Lênin, nosso Partido realiza um imenso trabalho de organização. As grandes medidas políticas e econômicas realizadas sob a direção do Comitê Central do Partido, reforçaram ainda mais o regime socialista, e consolidaram a aliança entre a classe operária e o campesinato colcosiano e a amizade entre os povos de nossa pátria.

Causa-nos profunda alegria constatar que a atividade desenvolvida pelo Comitê Central, orientada incansavelmente para a solução dos importantes problemas ligados à construção do comunismo encontra a aprovação e o apoio unânimes de todo. o povo soviético. Podemos afirmar com certeza de que a grande preocupação do Comitê Central do Partido e do governo soviético pelo povo, expressa com vigor em cada tese do informe do C. C. ao Congresso, é calorosamente apoiada pelos cidadãos soviéticos que a ela correspondem dignamente com novos êxitos no trabalho para a glória de nossa grande pátria socialista. (Aplausos).

A organização urbana do Partido em Moscou orientou e orienta, sob a direção e com a ajuda diária do Comitê Central do Partido, os esforços dos trabalhadores da indústria, transporte e da economia urbana, da ciência e da cultura, para a realização com êxito das decisões tomadas pelo Partido e pelo governo.

Realizando antes do prazo as tarefas estabelecidas nos planos do Estado, a indústria de Moscou produziu durante os anos do V Plano Quinquenal, acima do Plano, mais de 18 bilhões de rublos. O nível da produção industrial aumentou 69% durante o quinquênios a produtividade do trabalho, 47,6%.

Atualmente, nas fábricas e usinas da capital tomam-se medidas para o emprego de equipamentos automáticos, das esteiras volantes para a produção em cadeia, realiza-se a especialização das empresas e se procede à fabricação de novas máquinas, mecanismos e aparelhos. Compreendemos bem, no entanto, que se trata apenas do começo da imensa atividade que a organização urbana do Partido em Moscou tem a desenvolver.

A discussão nas empresas, do projeto de Diretivas para o VI Plano Quinquenal revelou que a indústria da cidade possui grandes reservas. A organização urbana do Partido em Moscou propõe-se o objetivo de conseguir nos próximos anos aumentar a produção industrial cerca de duas vezes, nas empresas existentes. Para isso é necessário elevar a novo nível a tecnologia e a organização da produção em nossas empresas. Além da substituição do equipamento obsoleto por equipamento novo e altamente produtivo, podemos, sem gastos especiais, realizar a modernização do equipamento existente, melhorar a organização da produção e utilizar a experiência adquirida pelas empresas de vanguarda.

Considerando o grande peso específico constituído pelas usinas de Moscou na produção de automóveis, tornos, transformadores, motores elétricos e outros tipos de produção industrial, bem como na solução dos problemas relativos ao progresso técnico é necessário que os Ministérios, e antes de tudo o Ministério da Indústria Automobilística e o Ministério da Indústria Eletrotécnica dirijam mais concretamente as empresas de Moscou e lhes prestem ajuda diária.

A elevada atividade e a audácia, criadora reveladas pelos operários, engenheiros, construtores e técnicos dão-nos base para afirmar que, sob a direção da organização do Partido, a indústria de Moscou erguer-se-á a novo nível de progresso técnico e contribuirá dignamente para a realização das grandes obras estabelecidas pelo VI Plano Quinquenal.

No informe do camarada Kruschiov dedica-se especial atenção à construção de residências e. às obras de caráter cultural e urbano. Graças ao zelo constante demonstrado pelo Comitê Central e pelo governo, durante o quinquênio passado gastaram-se mais de 20 bilhões de rublos — duas vezes mais do que no quinquênio precedente — na reconstrução da cidade e no desenvolvimento de todos os setores da economia urbana de Moscou. Durante esse período construíram-se 4 milhões e 305 mil metros quadrados de área residencial, 147 edifícios escolares, 53 hospitais e 338 instituições infantis. Ao mesmo tempo, apesar da grande quantidade de área residencial nova habitada anualmente, a edificação de moradias para a população de Moscou continua a ser um dos problemas mais importantes.

É preciso reconhecer que a transferência de grande quantidade de força de trabalho para Moscou, procedente de outras regiões do país — a respeito do que se fala no informe do Comitê Central — representa uma negligência por parte das organizações em Moscou, que poderiam antes ter levantado este problema diante das organizações superiores do Partido e recebido destas, ajuda para a sua solução.

No VI Plano Quinquenal prevê-se construir em Moscou 9 milhões de metros quadrados de áreas residenciais. É duas vezes mais do que se construiu no V Plano Quinquenal. Teremos também que construir 200 edifícios escolares, hospitais para 17.000 leitos, cine-teatros com 22 mil lugares e muitas outras instituições culturais e de serviços públicos.

O Partido e o governo incumbem os construtores, os arquitetos e os escultores de uma honrosa tarefa — elevar em Moscou o Palácio dos Soviets — grandioso monumento, digno de nossa época, ao fundador do Partido Comunista e do Estado Soviético, Vladimir Ilitch Lênin. (Aplausos).

Realizações de tal amplitude tornaram-se possíveis graças à criação de poderosas empresas de construção e grandes organizações que fabricam estruturas de concreto armado e materiais de construção. O "Glavmosstroi", criada por decisão do Comitê Central e do governo, demonstrou plenamente as vantagens de unir em um sistema único, as organizações de construção dispersas. No ano passado o "Glavmosstroi" realizou com êxito o plano de construção de casas residenciais e de obras para atender* às necessidades culturais e públicas, com uma redução do custo dos trabalhos de 90 milhões de rublos. Em comparação com 1954, a produtividade do trabalho aumentou 12%. O número de casas pré-fabricadas representou 62% do total. A criação, em Moscou, de novas usinas para a fabricação de estruturas de concreto armado e a reconstrução das empresas existentes já no ano corrente garantirão a produção de 1 milhão e 600 mil metros cúbicos de artefatos de concreto.

A organização do Partido na cidade considera como dever importantíssimo assegurar o desenvolvimento dos métodos industriais de edificação, a melhoria dos trabalhos de projeção, o desenvolvimento vertical da indústria de materiais de construção e de peças destinadas aos edifícios, o que permitirá acelerar consideravelmente a edificação de residências, a realização de obras públicas e culturais em Moscou, e baixar seu custo.

As inversões de capital destinadas ao desenvolvimento da economia urbana na capital, aumentarão mais de 1,5 vezes no VI Plano Quinquenal, o que permitirá realizar novas e grandes obras de urbanização.

Merece atenção particular a construção do conduto de gás Stavropoí-Moscou que, já neste ano, isto é, um ano antes do prazo estabelecido, deve começar a funcionar. A utilização de toda a capacidade deste, bem como o aumento do fornecimento de gás pelos condutos anteriormente construídos, permitirá aumentar em 1960, o abastecimento de gás a Moscou 4,5 vezes em comparação com 1955. Em virtude disso, o consumo anual de carvão na capital baixará de 7 milhões e 600 mil toneladas para 900 mil toneladas.

O que significa isso? Quer dizer que ficarão livres cerca de 400 mil vagões de estrada de ferro atualmente utilizados para conduzir o combustível a Moscou. Além disso serão libertadas dezenas e centenas de milhares de automóveis que distribuem esse combustível pela cidade. Todas as estações elétricas de Moscou, empresas industriais e também instituições de serviço público, passarão a usar o gás ao invés do combustível sólido.

Constata-se pelo que dissemos a grande importância dessa obra. A utilização em tempo dos condutos de gás dependerá muito da atenção que dedicarem a essa obra as organizações do Partido dos distritos de Stavropol e Krasnodar, das regiões de Rostov, Vorochilovgrad, Voronej e Tula, cujos territórios serão percorridos pelo conduto de gás. Estamos certos de que essas organizações do Partido tomarão todas as medidas que delas dependam para garantir a terminação em tempo de obra tão necessária à capital de nossa pátria.

Muito importantes para Moscou, no novo quinquênio, são também a conclusão dos novos trabalhos das linhas Frunze e Tcherbakov do Metrô, o começo da construção da linha Kalinin e a construção em torno de Moscou de um anel de estradas de rodagens com uma extensão de 109 quilômetros. A construção dessa estrada permitirá ligar às linhas-troncos da cidade o grande trânsito de automóveis.

A realização do plano de grandes obras para a reconstrução da capital exige grandes esforços das organizações do Partido e das organizações administrativas correspondentes. Não há dúvida de que, com base no amplo desenvolvimento da iniciativa e da atividade criadora dos trabalhadores de Moscou, a organização do Partido na capital realizará com êxito as referidas tarefas. (Aplausos).

Camaradas! No informe do Comitê Central e no projeto de Diretivas para o VI Plano Quinquenal, estabelecem-se novas e grandes tarefas de organização econômica e cultural que exigem a melhoria da direção, o aperfeiçoamento do estilo e dos métodos de trabalho dos órgãos do Partido, dos Soviets e da economia.

Durante o período decorrido após o XIX Congresso, o Comitê Central de nosso Partido tomou várias e importantes medidas que visam desenvolver a democracia interna no Partido, elevar a capacidade de luta das organizações do Partido e melhorar o trabalho do aparelho partidário.e estatal. Devemos aprender com o Comitê Central, a manifestar firmeza de princípios, operatividade e precisão na solução dos problemas mais complexos relativos à atividade estatal e partidária. Isto nos permitirá abolir mais rapidamente as sérias deficiências que ainda existem no estilo e nos métodos de direção.

Em muitas instituições de Moscou a reorganização do trabalho de acordo com as exigências do Comitê Central ainda não foi concluída no essencial. A redução do aparelho, da correspondência supérflua, do número das conferências e reuniões, tem grande importância, mas representa apenas o começo. O principal é elevar o papel organizativo do aparelho e a responsabilidade de cada funcionário pelo dever que lhe cabe. Isso só é possível se em cada instituição as organizações do Partido realizam um controle e a ajuda permanentes, o que, lamentavelmente, ainda não acontece com frequência.

Em Moscou encontra-se a maioria das organizações de projeção subordinadas a Ministérios e Departamentos. Como sabemos, cabe um dos lugares proeminentes a essas organizações na consecução do progresso técnico.

Devemos, no entanto, reconhecer que as organizações do Partido nessas instituições pouco cuidam de generalizar e utilizar a experiência de vanguarda na projeção e na edificação. Em virtude de que as modernas conquistas da ciência e da técnica não são levadas em conta, a experiência avançada é pouco utilizada, às vezes constatam-se nos projetos grandes falhas e erros de cálculos, o que acarreta o aumento do volume dos trabalhos de construção e o encarecimento das obras, bem como, em vários casos, o atraso, no sentido técnico, das empresas recentemente fundadas.

A conferência dos construtores da URSS, realizada em 1954, o discurso do camarada Kruschiov nessa conferência e as diretrizes subsequentes do Comitê Central do Partido chamaram a atenção das organizações de projeção para a abolição das superfluidades nas obras e inclusive na construção de empresas industriais. No entanto, pelo exemplo que nos é dado pelas organizações de Moscou podemos chegar à conclusão de que ainda não se tomaram as necessárias providências nesse sentido. Muitos Ministérios e dirigentes das organizações de projeção continuam a não dedicar a necessária atenção à criação de projetos-modelo para a construção de usinas e fábricas. Por mais triste que seja confessá-lo, devemos, porém, reconhecer que até mesmo as usinas moscovitas construídas durante os últimos anos para a produção de artefatos de concreto armado foram erguidas com o emprego de estruturas metálicas e construídas segundo métodos antiquados.

Desejaria chamar a atenção para o fato de que muitas organizações de projeção em Moscou se encontram em condições muito difíceis. Verificamos que a maioria delas ocupa uma área em que a cada pessoa não cabe mais de 1 metro quadrado. Certos funcionários dessas empresas trabalham a domicílio, e em certas instituições até mesmo existe rodízio para conseguir-se um local de trabalho à mesa. Parece-nos que seria conveniente transferir parte das organizações de projeção de Moscou para outros centros industriais e agrícolas do país.

As sérias deficiências na atividade das organizações de projeção refletem-se nos prazos e na qualidade dos projetos. Para confirmá-lo, vou citar dois exemplos que, ao meu ver, são característicos e bastante sérios.

Em 1946, incumbiu-se ao Ministério cio Armazenamento de construir em Moscou um grande moinho-combinado. O projeto pasmou por numerosas modificações. Teve a primeira ratificação em 1950, três anos depois começaram a modificá-lo e passados mais dois anos, em meados de 1955, foi inteiramente reelaborado. Posteriormente, novas modificações foram feitas e até hoje não foi aprovado em definitivo.

Vejamos outro exemplo. A 20 de janeiro de 1953, o Conselho de Ministros da URSS adotou uma resolução relativa às medidas para o fornecimento de mobiliário à população e também às escolas, hospitais e outras instituições públicas e culturais de Moscou. Essa resolução previa o funcionamento em 1954 da primeíra parte de um combinado mobiliário e a terminação completa de sua construção em 1956. O Ministério do Papel e da Indústria da Madeira na URSS não considerou com a devida atenção o cumprimento dessa decisão. Os projetos para construção do combinado, extremamente necessário a Moscou, foram ratificados pelo Vice-Ministro, o camarada Tchistiakov, só depois de decorridos dois anos — a 29 de janeiro de 1955. Em consequência da atitude irresponsável de alguns funcionários do Ministério não se observaram os prazos para a construção do combinado.

Cito esses exemplos não só para criticar os Ministérios mas também para revelar as sérias deficiências da atividade das organizações do Partido em Moscou. Os Comitês distritais, o Comitê urbano do Partido e as organizações do Partido e dos Ministérios estavam no dever de controlar e assegurar o cumprimento dessas resoluções.

Devemos reconhecer que a certas organizações do Partido falta vigor e habilidade para lutar contra as manifestações concretas de burocratismo e de formalismo, bem como para criar um ambiente desfavorável aos responsáveis pela não realização das tarefas estabelecidas pelo governo e pela violação da disciplina estatal.

O aperfeiçoamento do aparelho exige a melhoria em todos os aspectos, da seleção, da distribuição e da educação dos quadros. Os quadros dirigentes no aparelho partidário e estatal devem estar à altura das tarefas da construção do comunismo..

Camaradas! Na organização do Partido em Moscou elevou-se o nível da propaganda partidária, aboliram-se certas deturpações existentes no trabalho de propaganda e na interpretação de várias teses da teoria marxista-leninista. As organizações do Partido reforçaram a direção da educação marxista-leninista dos comunistas e dedicam agora atenção especial à preparação dos dirigentes no domínio da economia, e ao estudo das decisões tomadas pelos Congressos, Conferências e Plenos do C. C. do P.C.U.S. Melhorou um pouco a educação ideológica dos trabalhadores da ciência, da Escola Superior, da cultura e da arte. Devemos, no entanto, afirmar que a educação ideológica na organização urbana do Partido em Moscou ainda não chegou ao nível dos gigantescos problemas econômicos que atualmente estão sendo resolvidos pelo Partido.

Como se afirma no informe do C. C. do Partido, a principal falha nessa atividade é seu desligamento da vida. O trabalho ideológico é frequentemente desligado das tarefas práticas, para cuja realização trabalham cidadãos soviéticos da indústria, agricultura, transportes, aparelho estatal e diferentes setores da ciência e da cultura. E se o trabalho ideológico exerce pouca influência sobre o desenvolvimento da produção de bens materiais, sobre a melhoria de nossa economia, isso quer dizer que não atinge o objetivo a que se propõe.

Com frequência orientávamos.nossos quadros dirigentes, comunistas e sem Partido, a estudarem nas escolas, círculos, seminários e no processo do estudo individual, principalmente a História do Partido. Muito pouco chamávamos sua atenção para o domínio da teoria econômica do marxismo-leninismo, para o conhecimento concreto da economia. Se, além disso, tivermos em conta que considerável parte dos comunistas, durante anos, só estudava o período da história do Partido anterior a Outubro, torna-se evidente, que os conhecimentos por eles adquiridos não podiam prestar-lhes a necessária ajuda na construção prática do comunismo.

Existem sérias deficiências na educação ideológica da intelectualidade, o que se reflete às vezes negativamente em sua atividade prática.

Atualmente, a organização do Partido em Moscou realiza um grande trabalho para reforçar todo o sistema do aprendizado partidário e sua ligação com a vida, com as tarefas atuais relativas à construção econômica, à atividade prática das empresas, das instituições, da pesquisa científica e do aparelho estatal. Ao fazê-lo concentramos esforços no estudo, particularmente pelos dirigentes do Partido, da teoria econômica do marxismo-leninismo e da economia.

Para superar a separação entre a propaganda e a construção econômica são necessárias também medidas orgânicas. É perfeitamente evidente que se não cuidarmos da preparação econômica dos propagandistas, não conseguiremos resolver esse problema. É por isso que se realiza hoje na organização de Moscou um grande trabalho para melhorar a preparação dos quadros propagandistas, reorganiza-se o sistema de seminários, e um temário sobre economia é incorporado ao programa de sua atividade.

Camaradas! A elevação do nível do trabalho ideológico, sua aproximação à vida, o reforço do trabalho orgânico e político nas empresas, nas obras e nas instituições e o melhoramento, nessa base, da direção econômica sobre todos os ramos da produção, contribuirão para multiplicar nossos êxitos na solução dos problemas da economia nacional.

A organização urbana do Partido em Moscou chega ao XX Congresso estreitamente coesa em torno do Comitê Central leninista de nosso querido Partido Comunista. Grandiosas tarefas e gloriosas perspectivas se nos apresentam no VI Plano quinquenal. Lutando para realizar estas tarefas, os comunistas e todos os trabalhadores de Moscou conseguirão, em conjunto com todo o povo soviético, novos êxitos na construção do comunismo em nosso país! (Prolongados aplausos).


logomarca problemas
Inclusão 27/12/2011
Última atualização 12/09/2019