Declarações ao «Jornal Novo» em Moçambique

Vasco Gonçalves

26 de Junho de 1975


Fonte: Vasco Gonçalves - Discursos, Conferências de Imprensa, Entrevistas. Organização e Edição Augusto Paulo da Gama.
Transcrição: João Filipe Freitas
HTML:
Fernando A. S. Araújo.

capa

Foi ontem assinada uma importante escritura relativa ao projecto de Cabora Bassa. Também se encontram prontos, acordos de cooperação, só não tendo sido subscritos dadas as circunstâncias relativas à avalanche de tarefas que as festas da independência provocaram.

Foi um grande dia para Portugal, aquele em que pôde assistir à independência de um antigo território e à libertação de um povo. As forças que oprimiam Moçambique nos últimos 50 anos, foram as mesmas que oprimiam Portugal. Daí que haja, hoje, uma íntima ligação entre o que se passa em Portugal e o que se vive em Moçambique.

A luta da FRELIMO foi para se libertar do colonialismo. A luta do Movimento das Forças Armadas foi para se libertar dessa mesma ditadura colonialista e fascista, de Salazar e Caetano.

Ambos, Portugal e Moçambique, estamos interessados em consolidar e desenvolver a democracia política, económica e social em ambos os territórios. E há sinais práticos muito positivos, no sentido do estreitamento de relações de amizade e de ajuda.

As conversações com Samora Machel e com outros dirigentes têm sido da maior cordialidade e apontam no sentido a que me referi, com distinção absoluta entre o que foi o colonialismo português e o povo de Portugal.

Durante a cerimónia da Proclamação houve referências extremamente agradáveis para com o povo português e tiveram a gentileza de me chamar à varanda e de me apresentar à multidão, no mesmo plano de amizade que tiveram para com os representantes da Zâmbia e da Tanzânia, destacando o Primeiro Ministro de Portugal como um companheiro de luta — o que me sensibilizou muito.

Início da página
Abriu o arquivo 05/05/2014