O Líder das Forças Populares

Maurício Grabois

07 de janeiro de 1950


Fonte: Jornal Voz Operária (RJ), 07 de janeiro de 1950.

Transcrição: Leonardo Faria Lima

HTML: Fernando Araújo.


foto

O dia 3 de janeiro, data em que o grande líder do povo brasileiro Luís Carlos Prestes comemora seu aniversário, já se incorpora definitivamente ao calendário patriótico e revolucionário de nosso país. Nesse dia as grandes massas exploradas e oprimidas do Brasil demonstram, através das maiores expansões de carinho e afeto ao camarada Prestes, a sua disposição de prosseguir com mais ardor e entusiasmo na luta pela emancipação de nosso povo do jugo imperialista e pela liquidação da exploração do homem pelo homem.

Essas comovidas manifestações dos trabalhadores evidenciam que Prestes é, incontestavelmente, não só o chefe da Revolução Brasileira, mas também todo um programa e uma bandeira que expressam as aspirações e a combatividade do nosso povo. Em torno de seu nome, hoje se agrupam no país forças verdadeiramente patrióticas e revolucionárias que lutam em defesa da paz, contra a escravidão imperialista ianque e pela liberdade. Isso significa que o camarada Prestes vem ocupando no Brasil, cada vez mais com maior destaque, a sua posição de líder das forças do campo anti-imperialista e democrático. À medida que se aguçam as contradições entre os dois campos em que atualmente se divide o mundo, não só em escala internacional, como também no Brasil, onde a separação dos dois campos já é bem definida, o nome de Prestes avulta no cenário político nacional como a maior e mais destacada figura.

Com a traição completa das classes dominantes, que perderam todo o sentimento de dignidade nacional, vendendo o Brasil aos trusts e monopólios norte-americanos, somente o proletariado, contando com o apoio das amplas massas trabalhadoras, constitui no país a força consequentemente patriótica, capaz de defender até o fim os interesses nacionais, libertar o nosso povo da escravidão imperialista ianque e assegurar a independência nacional. À frente do proletariado está o camarada Prestes que, como líder comunista, conduz a luta patriótica pela paz, pela libertação nacional e pela democracia.

Cada dia que passa, vemos como cresce a desmoralização dos homens das classes dominantes, o que destaca ainda mais o patriotismo de Prestes e sua dedicação ao povo. Não é necessário falar aqui da desmoralizada e impopular ditadura de Dutra, que jamais representou os interesses nacionais e sim os dos imperialistas ianques. As massas facilmente avaliam, pela própria experiência, a grandeza da luta que Prestes realiza e quanto é nefasta ao progresso do Brasil a política do governo reacionário de Dutra.

Justamente, quando se observa a degradação sem limites dos homens das classes dominantes, de total subserviência ao imperialismo norte-americano e de completa traição ao povo, é que os cães de guarda da reação do país, procurando abafar os protestos e a luta das massas, se lançam furiosamente contra o maior líder de nosso povo, forjando um dos mais imundos e iníquos processos que se registram na história de nossa pátria. Mas essa ofensiva reacionária contra o camarada Prestes em nada o atinge, antes ao contrário, reforça o seu imenso prestígio, pois o fato de ser o alvo predileto das perseguições dos inimigos de nosso povo – o imperialismo ianque, os latifundiários e a grande burguesia – torna-o ainda maior na admiração das massas.

Por tudo isso é que Prestes é, nos dias de hoje, mais ainda do que no passado, a grande esperança de todo nosso povo por dias melhores, por um Brasil livre, independente e feliz. É evidente que isso se deve em boa parte ao seu valor pessoal, à sua inesgotável capacidade, à sua grande cultura, à sua férrea vontade e à sua coragem sem par.

Mas Prestes não conquistou a posição que hoje ocupa de chefe da Revolução brasileira somente por essas qualidades. O camarada Prestes é hoje o líder das forças do campo democrático em nosso país, fundamentalmente porque teve a genial compreensão de colocar todas essas qualidades e a própria vida a serviço do proletariado, a classe que tem a missão histórica de transformar toda a estrutura social, política e econômica de nossa Pátria, acabando com todas as formas de exploração, conduzindo nosso povo no caminho do socialismo.

Prestes que, desde a sua mocidade era um patriota, que escrevera páginas gloriosas no comando da Coluna Invicta, que sempre estivera ligado ao povo, coerentemente inspirado no seu imenso patriotismo, só tinha um único caminho: colocar-se a serviço da classe operária. E quando se ligou definitivamente ao Partido do proletariado, Prestes encontrou finalmente o caminho da libertação de nossa Pátria.

Por esse caminho Prestes tornou-se o líder mais destacado e de maior valor em todo o movimento revolucionário brasileiro e sua vida confunde-se com a luta de libertação nacional nas duas últimas décadas. Mas, se de um lado Prestes encontrou no proletariado os meios e as formas para lutar pela libertação do Brasil da dominação imperialista e da exploração feudal-burguesa, por outro lado, com sua capacidade e prestígio, fez o movimento revolucionário caminhar com maior rapidez. Prestes, juntando-se à classe operária, assumindo a direção de sua luta, deu um grande impulso à luta de libertação nacional do país.

Por estar à frente da classe operária, Prestes hoje comanda as forças democráticas do país, à vanguarda das quais se encontram os comunistas contra as forças do campo da reação e do imperialismo, capitaneadas pela ditadura de Dutra. Estamos vivendo uma sensação histórica decisiva para os destinos do país. Devemos nos capacitar e também, cada vez mais às grandes massas, através das lutas diárias, de que é imperioso e urgente tornar vitoriosas no Brasil as forças democráticas, arrancando nossa Pátria do campo imperialista e anti-democrático, para situá-la do lado do campo da paz e da democracia.

Neste 52º aniversário de Prestes, que encarna o verdadeiro patriotismo e o sentimento nacional de nosso povo, cerremos fileiras em torno do Cavaleiro da Esperança, imitando o seu exemplo revolucionário, para que sob sua firme direção possamos o mais rapidamente possível libertar o nosso país do jugo imperialista da opressão e da exploração das classes dominantes.


Inclusão: 23/09/2020