Uma Contribuição Inestimável à Formação Ideológica dos Comunistas

Maurício Grabois

14 de fevereiro de 1953


Fonte: Jornal Voz Operária (RJ), 14 de fevereiro de 1953.

Transcrição: Leonardo Faria Lima

HTML: Fernando Araújo.


Dentro de poucos dias, os militantes de vanguarda, os trabalhadores e o povo do Brasil terão ao alcance de suas mãos a obra genial do grande Stálin – OS PROBLEMAS ECONÔMICOS DO SOCIALISMO NA U.R.S.S.

A edição em português deste trabalho que inspirou as principais teses do XIX Congresso do P.C. da União Soviética está sendo aguardada com ansiedade por milhares e milhares de brasileiros. E é bem justificada essa ansiedade.

Nas breves páginas do magistral trabalho do camarada Stálin – de que o editorial da Pravda, transcrito no número de 20 de dezembro de VOZ OPERÁRIA, e o informe do camarada Malenkov haviam dado uma ideia clara – assistimos ao próprio desenvolvimento da teoria marxista, ao surgimento de novas teses de transcendental importância.

A publicação de OS PROBLEMAS ECONÔMICOS DO SOCIALISMO DA U.R.S.S. constitui uma contribuição inestimável para a formação ideológica e política dos comunistas. Ali estão formuladas novas leis que iluminam não apenas o caminho do socialismo para o comunismo, mas também a marcha irresistível de toda a humanidade para a sua libertação, para a liquidação definitiva de toda exploração e opressão.

Além dos problemas específicos da economia socialista – o caráter das leis econômicas sob o regime socialista, da lei do valor, da circulação de mercadorias, a definição da lei fundamental do socialismo – e da análise das medidas que devem ser tomadas para assegurar a passagem gradual do socialismo para o comunismo, o trabalho do clarividente guia da humanidade contemporânea estuda também com profundidade a atual situação econômica do mundo capitalista, desvendando e formulando a lei fundamental do capitalismo dos nossos dias, mostrando as causas fundamentais da agravação da crise do sistema capitalista mundial e a inevitabilidade das guerras entre os países capitalistas. O camarada Stálin analisa os problemas ligados à elaboração do Manual de Economia Política Marxista e chama a atenção para a importância internacional de que se revestirá esse trabalho.

Em suas respostas aos camaradas que lhe haviam escrito fazendo observações sobre os problemas econômicos em discussão e nas notas a respeito das concepções errôneas sustentadas por outro membro do Partido, o camarada Stálin tem oportunidade de analisar de outros ângulos os principais problemas econômicos do socialismo.

Para nós, comunistas brasileiros, o precioso trabalho de Stálin constitui uma arma poderosa na luta em que nos empenhamos para elevar nosso próprio nível ideológico e político, de maneira a melhor nos capacitarmos para levar à prática as grandes tarefas pelas quais somos responsáveis.

Em sua última reunião, o Comitê Nacional do nosso Partido resolveu que todos os militantes deveriam prestar a maior atenção aos materiais do XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética. O Comitê Nacional do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL determina a todas as organizações e militantes do Partido a leitura e o estudo cuidadoso dos materiais do XIX Congresso do Partido Comunista da U.R.S.S. e do discurso de Stálin e recomenda aos órgãos dirigentes do Partido, em todos os escalões, que ajudem e controlem a realização desta importante tarefa” – dizia-se naquele documento.

Está claro que esta determinação se aplica inteiramente à magistral obra do grande Stálin, principal fonte das ideias luminosas debatidas no XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética. Da mesma maneira que os demais documentos fundamentais do Congresso, ela deve ser incluída nos planos de estudo individuais e coletivos, deve constituir tema de sabatinas e seminários.

O estudo do trabalho do camarada Stálin, bem como dos outros materiais do XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, é condição básica para que possamos divulgar entre as grandes massas seus ensinamentos profundos e preciosos, ensinamentos que lhes farão compreender melhor a importância da luta pela paz, que lhes infundirão maior confiança em suas próprias forças, nas forças do proletariado internacional e nas dos partidários da paz em todo o mundo, que lhes permitirão ter uma ideia mais clara do triunfo inevitável da classe operária, da desagregação e da morte certa do capitalismo, da grandiosa marcha dos povos da U.R.S.S. para o comunismo.

Levantando bem alto a bandeira da independência nacional e da liberdade, os comunistas brasileiros, tendo à frente seu chefe amado Luiz Carlos Prestes, hão de saber aproveitar os profundos ensinamentos do mestre e condutor do proletariado internacional, Stálin, para fazer avançar ainda mais rapidamente a luta do nosso povo pela paz e contra o imperialismo americano, contra o atraso e a miséria, por um governo democrático e popular.


Inclusão: 04/10/2020