O preço da História

Antonio Gramsci

7 de junho de 1919


Primeira Edição: L'Ordine Nuovo, 7 June 1919

Tradução: Elita de Medeiros - da versão disponível em https://www.marxists.org/archive/gramsci/1919/06/price-history.htm

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


O que a história ainda exige do proletariado russo para legitimar e tornar permanentes suas conquistas? Que preço adicional de sangue e sacrifício esse monarca absoluto do destino reivindica dos homens?

As dificuldades e objeções que a revolução proletária deve superar mostraram-se imensamente superiores às de qualquer outra revolução do passado. Essas tendiam apenas a corrigir a forma da propriedade nacional e privada nos meios de produção e troca, e afetaram uma parte limitada da humanidade reunida. A revolução proletária é a revolução máxima: uma vez que deseja abolir a propriedade privada e nacional, e abolir as classes, ela envolve todos os homens, não apenas uma parte deles. Ela obriga todos os homens a se moverem, a tomarem parte na luta, a participarem abertamente. Isso transforma fundamentalmente a sociedade: partindo de um organismo multicelular, coloca na base da sociedade os núcleos orgânicos dessa mesma sociedade. Obriga toda a sociedade a se identificar com o Estado, exige que todos os homens sejam espiritualmente e historicamente conscientes. Portanto, a revolução proletária é social: assim, deve superar dificuldades e objeções sem precedentes; logo, a história exige, para seu êxito, preços monstruosos como os que o povo russo é obrigado a pagar.

A revolução russa triunfou até agora sobre todas as objeções da história. Revelou, ao povo russo, uma aristocracia de estadistas que nenhuma outra nação possui; eles são alguns milhares de homens que dedicaram suas vidas ao estudo (experimental) da ciência política e econômica, que durante décadas no exílio analisaram e dissecaram todos os problemas da revolução, que na luta, no duelo desigual contra o poder do czarismo, que temperaram seu caráter como o aço. Aqueles que, vivendo em contato com todas as formas de civilização capitalista da Europa, da Ásia e da América, mergulhando nas correntes mundiais de comércio e história, adquiriram uma consciência de responsabilidade exata e precisa, fria e cortante como a espada dos conquistadores de impérios.

Os comunistas russos são uma casta líder de primeira ordem. Lenin mostrou ser o maior estadista da Europa contemporânea, e todos os que o abordaram testemunham isso. O homem que libertou o prestígio, que inflama e disciplina os povos; o homem que consegue, em seu vasto cérebro, dominar todas as energias sociais do mundo que podem ser voltadas para o serviço da revolução, e que segura e vence os estadistas mais refinados e ardilosos do cotidiano burguês.

Mas a doutrina comunista é outra coisa, o partido que a propaga, a classe trabalhadora que conscientemente a personifica; o imenso povo russo é outra coisa, quebrado, desorganizado, lançado em um abismo escuro de pobreza, barbárie, anarquia, de dissolução por uma guerra longa e desastrosa. A grandeza política, a obra-prima histórica dos bolcheviques consiste exatamente nisso: em ter ressuscitado o gigante caído, em ter devolvido (ou dado pela primeira vez) uma forma concreta e dinâmica a esse desastre, a esse caos. Também consiste em ter sabido fundir a doutrina comunista com a consciência coletiva do povo russo, por ter lançado as bases sólidas sobre as quais a sociedade comunista iniciou seu processo de desenvolvimento histórico; em poucas palavras, consiste em ter traduzido, historicamente e em realidade experimental, a fórmula marxista da ditadura do proletariado. A revolução é assim, e não uma bexiga vazia de retórica demagógica, quando se concretiza em uma espécie de Estado, quando se torna um sistema organizado de poder. Uma sociedade não existe senão em um Estado, que é a fonte e o fim de todo direito e de todo dever, que é a garantia da permanência e do sucesso de toda atividade social. A revolução proletária é assim quando dá vida a um Estado tipicamente proletário, guardião do direito proletário, que desenvolve as suas funções essenciais de emanação da vida e do poder proletário.

Os bolcheviques deram forma de Estado às experiências históricas da classe trabalhadora e camponesa internacional; eles organizaram, em um organismo complexo e flexivelmente articulado, sua vida mais íntima, sua tradição e sua história espiritual e social mais profunda e amada. Eles romperam com o passado, mas continuaram no passado. Eles dividiram uma tradição, mas desenvolveram e enriqueceram a tradição viva da classe proletária, operária e camponesa. Nisso eles foram revolucionários, porque incutiram uma nova ordem e disciplina. A ruptura é inevitável, porque a essência da história entra, ela não tem possibilidade de voltar atrás; caso contrário, um enorme desastre cairia sobre a sociedade russa. Assim, começa um duelo formidável com todas as necessidades da história, das mais elementares às mais complexas, que é preciso incorporar ao novo Estado proletário.

O novo Estado precisava ganhar o apoio da maioria leal do povo russo. Precisava revelar ao povo russo que o novo Estado era seu Estado, sua vida, seu espírito, sua tradição, seu bem mais precioso. O Estado dos soviéticos tinha uma casta de liderança, o Partido Comunista Bolchevique, que teve o apoio de uma minoria social que representava a consciência da classe, dos interesses vitais e permanentes de toda a classe, os operários industriais. Tornou-se o Estado de todo o povo russo e, portanto, o trabalho assíduo e incessante de propaganda, de esclarecimento, da educação dos homens excepcionais do comunismo russo, liderados pela vontade clara e direta do mestre de todos, Nikolai Lenin [sic], ganhou a perseverança tenaz do Partido Comunista, a confiança e a lealdade entusiástica dos trabalhadores. O soviético mostrou-se imortal como a forma de sociedade organizada que adere com flexibilidade às múltiplas necessidades permanentes e vitais (econômicas e políticas) da grande massa do povo russo, que encarna e satisfaz as aspirações e esperanças de todos os oprimidos do mundo.

A longa e miserável guerra deixou uma triste herança de pobreza, de barbárie, de anarquia; a organização dos serviços sociais foi quebrada; a própria sociedade humana havia se dividido em uma horda nômade daqueles sem trabalho, sem vontade, sem disciplina, um aborrecido material em decomposição. O novo Estado está recolhendo das ruínas os fragmentos desgastados da sociedade e os remontando, soldando novamente: está recriando uma fé, uma disciplina, uma alma, um desejo de trabalho e progresso. Uma tarefa que pode ser a glória de uma geração inteira.

Mas isso não é suficiente. A história não está satisfeita com esta prova. Inimigos formidáveis estão implacavelmente alinhados contra o novo Estado. Uma moeda falsa é cunhada para corromper o cidadão, seu estômago faminto é atormentado. A Rússia foi isolada de todas as saídas para o mar, de todo o tráfego, de qualquer solidariedade; está isolada da Ucrânia, da bacia do Donetz, da Sibéria, e de todos os mercados de matérias-primas e alimentos. Em uma frente de dez mil quilômetros, bandos armados ameaçam invasão: levantes, traições, vandalismo, atos de terrorismo e sabotagem foram comprados. As vitórias mais aclamadas são transformadas, pela traição, em reveses repentinos.

Mas não importa. O poder dos soviéticos resiste: do caos do desastre, ele cria um poderoso exército que está se tornando a espinha dorsal do Estado proletário.

Espremido por imensas forças antagônicas, encontra em si mesmo o vigor intelectual e a flexibilidade histórica para se adaptar à necessidade da situação, sem ceder, sem comprometer o feliz processo de desenvolvimento rumo ao comunismo.

O Estado dos soviéticos mostra-se, assim, como um momento fatal e irrevogável do processo também fatal da civilização humana, por ser o primeiro núcleo de uma nova sociedade.

Uma vez que outros estados não podem coexistir com a Rússia proletária e são impotentes para destruí-la, desde os enormes meios à disposição do capital, como o monopólio da informação, a possibilidade de calúnia, corrupção, bloqueio terrestre e marítimo, boicote, sabotagem, deslealdade descarada (Prinkipo), violação dos direitos humanos (guerra sem declaração), pressão militar com meios tecnicamente superiores, ainda assim são impotentes contra a fé de um povo: é historicamente necessário que os outros Estados desapareçam ou que se tornem semelhantes à Rússia.

A separação da raça humana não pode durar muito. A humanidade tende à unificação interna e externa, tende a se organizar em um sistema de convivência pacífica que permitirá a reconstrução do mundo. A forma do regime deve se tornar capaz de satisfazer as necessidades da humanidade. A Rússia, depois de uma Guerra desastrosa, com bloqueio e sem ajuda, sozinha com sua própria força, sobreviveu por dois anos; os estados capitalistas, com a ajuda de todo o mundo, agravando a exploração colonial para a sua própria vida, continuam a decair, juntando ruínas a ruínas, juntando destruição com destruição. A história, então, está na Rússia; a vida, então, está na Rússia; somente no regime dos Conselhos os problemas de vida e morte que afligem o mundo encontram uma solução suficiente. A revolução russa pagou seu preço à história, um preço de morte, de pobreza, de fome, de sacrifício, de vontade indomada. Hoje o duelo chega ao seu clímax: o povo russo ergueu-se sobre os próprios pés, um gigante terrível em sua magreza ascética, dominando a multidão de pigmeus que o ataca furiosamente.

Armou-se completamente para o seu Valmy(1). Não pode ser derrotado; pagou seu preço. Deve ser defendido contra as hordas de mercenários bêbados, de aventureiros, de bandidos que querem arrancar seu coração vermelho e palpitante. Os aliados são naturais, seus camaradas de todo o mundo, que devem levantar um rugido de guerreiro que tornará seu choque incontrolável e abrirá os caminhos para que reingresse na vida do mundo.


Notas de rodapé:

(1) Ocorrida em 20 de setembro de 1792, a Batalha de Valmy foi a primeira grande vitória do exército da França durante as Guerras Revolucionárias, que aconteceram logo após a Revolução Francesa. As tropas prussianas, comandadas pelo duque de Brunswick, tentaram marchar sobre Paris, e foram detidas perto da vila de Valmy, no norte de Champagne-Ardenne, com ação comandada pelos generais François Kellermann e Charles Dumouriez. Nota da tradutora (retornar ao texto)

Inclusão: 21/04/2021