Crônicas da Nova Ordem

Antonio Gramsci

13 de setembro de 1919


Primeira Edição: L'Ordine Nuovo

Tradução: Elita de Medeiros - da versão disponível em https://www.marxists.org/archive/gramsci/1919/09/chronicles.htm

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


A oficina de engenharia Brevetti-Fiat, a maior da Itália, criou o conselho de comissários de fábrica. É a primeira realização concreta de uma tese apresentada pela Nova Ordem (Ordine Nuovo): o acontecimento, que encheu as almas dos nossos companheiros operários de entusiasmo e fervor ativo, pertence, então, um pouco, também a nós. O exemplo será rapidamente copiado nas oficinas de Turim: as massas trabalhadoras sentem que começaram a tentar uma experiência sindical absolutamente nova na Itália. Nela encontraram a possibilidade, com seus próprios métodos e seus próprios fins como classe oprimida e explorada, de criar para si ferramentas mais adequadas à formação de uma perfeita coesão da classe operária; as ferramentas mais adequadas para realizar, já, o autogoverno das massas; de ter iniciado, exatamente como disse um operário da Brevetti, a marcha dentro da revolução e não mais para a revolução.

A formação do conselho avançou com admirável rapidez e disciplina, ainda que se trate de uma primeira experiência: a prova de como os métodos proletários de delegação de funções são melhores em si mesmos do que os métodos parlamentares da própria burguesia. As eleições acontecem sem que o trabalho da produção industrial seja interrompido, e mesmo desse ponto de vista os trabalhadores mostraram a superioridade de seus sistemas sobre os sistemas burgueses: as eleições burguesas são um festival de vaidades, o triunfo da demagogia, da conversa, das paixões mais baixas. As eleições nas oficinas acontecem simplesmente como reflexo do trabalho, entre os grandes fôlegos do aparato industrial de produção; e os trabalhadores, que não quebram seu trabalho de criação, guardam toda a pureza de seu caráter, pois seu voto é também uma produção, também é um momento de atividade criativa. Isto porque, reunindo em poucos uma função necessária da vida social dos indivíduos, dá uma economia de energia, uma concentração harmônica e potente dos esforços dedicados ao objetivo de triunfar na classe que luta para alcançar o maior objetivo: a libertação do trabalho da escravidão do capital. Todos os trabalhadores da Brevetti, organizados e não organizados, participaram da formação do conselho de fábrica (de 2.000 trabalhadores, apenas três ou quatro abstenções são relatadas): os comissários foram eleitos entre os organizados (exceto um, que renunciou). As eleições foram realizadas por seção, e em cada seção, por ofício, para que cada ofício tivesse seus comissários capazes e competentes.

Listamos seus nomes, os nomes dos primeiros deputados operários eleitos diretamente pela massa proletária, com seus próprios métodos, em seu domínio particular, o domínio do trabalho:


Inclusão: 17/05/2021