Para uma preparação ideológica das massas

Antonio Gramsci

Abril/Maio de 1925


Escrito: em abril-maio de 1925, como "Introdução ao primeiro curso da escola do partido", assinado "A seção de agitação e propaganda do Partido Comunista".

Tradução: Elita de Medeiros - da versão disponível em https://www.marxists.org/archive/gramsci/1925/05/intro_party_school.htm

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Decidimos abrir uma escola por correspondência. A publicação das notas de estudo que seguem representa o início desse projeto. Você deve estar se perguntando: Que necessidade específica da classe e de seu partido (o Partido Comunista) desencadeou essa iniciativa?

Por quase cinco anos, o movimento revolucionário dos trabalhadores na Itália foi mergulhado em um estado de ilegalidade ou semi-ilegalidade. A liberdade de imprensa, o direito de reunião, organização e divulgação de propaganda foram efetivamente suprimidos.

Portanto, a formação dos quadros dirigentes do proletariado não pode mais ser realizada com os métodos que eram tradicionais na Itália até 1921.

Os elementos mais ativos entre os trabalhadores são perseguidos. Todos os seus movimentos e tudo o que leem são observados. As bibliotecas dos trabalhadores foram incendiadas ou, de alguma outra forma, interrompidas. As grandes organizações operárias e as grandes ações de massa não existem mais - ou não podem ser realizadas.

Os militantes dificilmente participam. Quando o fazem, é apenas de forma extremamente limitada, em discussões e argumentos. Veja como agora somos obrigados a operar: nossos quadros estão isolados da classe e só podemos ter reuniões irregulares, com a presença de convidados. Os hábitos que podem ser formados por tal vida política (e que outras vezes pareceriam excepcionais) despertam sentimentos, estados de espírito e pontos de vista muitas vezes equivocados, às vezes até mórbidos.

Os novos membros conquistados pelo partido em tal situação são evidentemente homens sinceros, com uma fervorosa fé revolucionária. Mas eles não podem, atualmente, ser educados em nossos métodos usuais - de ampla atividade, discussões soltas e controle mútuo - que são apropriados para um período de democracia burguesa e legalidade.

Desta forma, surge um perigo muito grave. Durante o período de ilegalidade, a massa de membros do partido tende a cair em hábitos prejudiciais:

  1. Concentrar-se apenas nos expedientes necessários para evitar as armadilhas do inimigo;
  2. Acreditar que só é possível organizar ações de curto prazo, realizadas por pequenos grupos; e
  3. Observando como o inimigo parece ter conquistado o poder e se agarrado a ele, por meio do desdobramento de pequenos grupos armados, os camaradas podem recuar gradualmente da concepção marxista da atividade própria revolucionária do proletariado. Embora acreditando ser cada vez mais radicais, devido aos seus objetivos extremos frequentemente expressos e seus slogans sanguinários, na realidade eles se tornarão incapazes de derrotar o inimigo.

A história da classe trabalhadora, principalmente na época que vivemos, demonstra que não se trata de um perigo imaginário. A recuperação de partidos revolucionários após um período de ilegalidade é, muitas vezes, caracterizada por um impulso imparável de buscar ações em prol da ação. Outra falha comum é a ausência de qualquer consideração sobre as relações reais entre as forças sociais, o estado de espírito genuíno dos trabalhadores e camponeses e de quão bem armados estão os respectivos lados, etc.

Desta forma, o partido revolucionário muitas vezes se deixou esmagar por uma reação que ainda não havia se desintegrado e cujas reservas não foram devidamente avaliadas. Outro fator-chave em tal situação é o espírito das massas. Elas tendem a ficar em um estado de indiferença ou passividade. Após qualquer período de reação, elas terão se tornado muito prudentes e facilmente entram em pânico por qualquer ameaça de um retorno à velha ordem da qual acabaram de sair.

É difícil evitar esses erros. Portanto, o partido deve se preocupar com eles. Deve preparar seu quadro e sua organização para tais eventualidades. Deve elevar o nível intelectual dos membros que encontramos em nossas fileiras durante o período do terror branco - e que estão destinados a ser o núcleo central do partido depois. Eles devem ser os mais resistentes em face de todos os obstáculos e sacrifícios. Eles devem ser preparados para liderar a revolução e administrar o estado proletário.

Na verdade, o problema em consideração é ainda maior e mais complexo do que parece. A recuperação do movimento revolucionário - e especialmente sua vitória - verá um influxo de massas de novos elementos no partido. Eles não podem ser rejeitados (especialmente se forem proletários). De fato, seu apoio será um dos principais sinais de que a revolução está sendo cumprida. Mas o influxo, no entanto, coloca um problema: como evitar que o núcleo do partido seja submerso e fragmentado por essas novas ondas de tormenta?

Todos nós lembramos do que aconteceu ao Partido Socialista na Itália após a última guerra. O núcleo do partido, formado por camaradas que permaneceram fiéis à causa ao longo dos eventos catastróficos, já havia encolhido para cerca de 16.000 membros. No entanto, na época do Congresso de Livorno [em 1921], 200.000 membros estavam representados. Isso significa que a maioria dos membros aderiu em um curto período imediatamente após a guerra. Eles não haviam passado por nenhuma preparação política, estavam famintos de quase qualquer noção de marxismo - e como resultado, eles foram presas fáceis para os demagogos e fanfarrões pequeno-burgueses que constituíram o fenômeno do Maximalismo durante os anos 1919-1920.

Não é insignificante que o atual líder do Partido Socialista e editor do jornal Avanti seja Pietro Nenni. Ele entrou para o partido depois do Congresso de Livorno, mas, mesmo assim, resume e sintetiza em si todas as fragilidades ideológicas e todas as características distintivas do Maximalismo do pós-guerra.

Seria verdadeiramente criminoso se permitíssemos que o que aconteceu ao Partido Socialista imediatamente após a guerra aconteça novamente - desta vez para o Partido Comunista - após a queda do fascismo. Mas tal curso é inevitável, a menos que nosso partido adote uma posição clara nessa arena: o partido deve tomar medidas de precaução para reforçar seus quadros e seus membros ideológica e politicamente. Eles devem ser capazes de absorver e enquadrar massas ainda maiores, garantindo que o partido não sofra muitos choques ou mutações de seu caráter devido a esse influxo.

Colocamos o problema em seus aspectos práticos mais importantes. Mas há uma base que vai além de qualquer contingência imediata.

A luta do proletariado contra o capitalismo se desenvolve em três frentes: a econômica, a política e a ideológica.

A luta econômica tem três fases:

  1. De resistência contra o capitalismo – ou seja, a fase do sindicalismo elementar;
  2. De uma ofensiva contra o capitalismo para ganhar o controle dos trabalhadores sobre a produção; e
  3. Da luta pela eliminação do capitalismo por meio da socialização.

A luta política também tem três fases principais:

  1. A luta para reinar no poder da burguesia através de um estado parlamentar - para manter ou criar uma situação democrática, um período de relativo equilíbrio entre as classes, que permita ao proletariado se organizar;
  2. A luta pela conquista do poder e pela criação de um estado operário - uma ação política complexa através da qual o proletariado mobiliza em torno de si todas as forças sociais anticapitalistas (sobretudo a classe camponesa) e as leva à vitória; e
  3. A fase da ditadura do proletariado, organizada como classe dominante, para eliminar todos os obstáculos técnicos e sociais que se interpõem à realização do comunismo.

A luta econômica não pode ser separada da luta política, e nem uma nem outra pode ser separada da luta ideológica.

Na primeira fase – a do sindicalismo – a luta econômica é espontânea. Em outras palavras, surge inevitavelmente da situação em que o proletariado se encontra sob o regime burguês. Mas ela não é, em si, revolucionária. Ela não leva necessariamente à destruição do capitalismo, como os sindicalistas há muito argumentam (com algum sucesso).

Em qualquer caso, os reformistas e mesmo os fascistas permitem alguma luta sindical elementar. Ou melhor, eles sustentam que o proletariado como classe não pode se envolver em nenhuma luta senão a sindical.

A luta sindical pode se tornar um fator revolucionário se o proletariado combiná-la com a luta política. Explicando de outro modo, se o proletariado se torna consciente de ser o protagonista em uma batalha muito mais ampla - aquela que assume todas as questões mais vitais sobre a organização da sociedade (ou seja, toma consciência de que está lutando pelo socialismo).

O elemento de espontaneidade nunca é suficiente para uma luta revolucionária. Nunca levará a classe trabalhadora além dos limites da democracia burguesa existente. Para que isso ocorra, um elemento ideológico consciente é necessário. Isso implica uma compreensão das condições em que a classe luta, das relações sociais em que vivem os trabalhadores, das tendências fundamentais que operam nessas relações sociais e do desenvolvimento da sociedade (impulsionada pelos antagonismos irreconciliáveis em seu seio) etc.

Essas três frentes da batalha proletária reduzem-se a uma só para o partido da classe operária. Ela cumpre esse papel precisamente porque retoma e representa todas as demandas da luta geral.

Claro, não podemos pedir a cada trabalhador que tenha uma compreensão completa de todas as funções complexas que sua classe realizará no processo de desenvolvimento da humanidade. No entanto, devemos pedir isso aos membros do partido.

Não se pode propor, antes da conquista do poder do Estado, a modificação completa da consciência de toda a classe trabalhadora. Isso seria utópico, porque a consciência de classe como tal só muda quando as condições de vida dessa classe também mudam. Em outras palavras, quando se torna a classe dominante e tem à sua disposição os meios de produção, de troca, e detém o poder do Estado.

Mas o partido pode, e deve, em sua totalidade, representar essa consciência avançada. Caso contrário, o partido não estará na cabeça, mas na cauda das massas. Não será capaz de liderá-las - em vez disso, será arrastado atrás delas. É por isso que o partido deve assimilar o marxismo, e deve assimilá-lo em sua forma atual - o leninismo.

A atividade teórica, ou seja, a luta na frente ideológica, sempre foi negligenciada no movimento dos trabalhadores italianos. O marxismo na Itália (com exceção de Antonio Labriola) tem sido estudado principalmente por intelectuais burgueses, que o distorcem e dobram para as necessidades dos políticos burgueses, ao invés das necessidades dos revolucionários.

Podemos ver um sintoma dessa negligência no Partido Socialista Italiano (PSI), em que as tendências mais díspares coexistem pacificamente. Como resultado, o PSI emite declarações cujas concepções subjacentes se contradizem. A direção do PSI jamais imaginaria que, para libertar as massas da influência do capitalismo, é necessário primeiro defender a doutrina marxista dentro do próprio partido - e defendê-la de todas as distorções.

Essa infeliz tradição ainda não foi quebrada dentro do nosso próprio partido - pelo menos, não de forma sistemática, o que requer uma atividade significativa e contínua.

Apesar de tudo isso, dizem que o marxismo teve muita sorte na Itália. Em certo sentido, isso é verdade. Mas também é verdade que essa sorte não foi boa para o proletariado, não ajudou a criar meios de luta novos e não foi um fenômeno revolucionário.

O Marxismo na Itália consiste em várias declarações extraídas dos escritos de Marx, que têm sido usadas principalmente pela burguesia italiana para demonstrar que, para que a sociedade se desenvolva, é necessário prescindir da democracia, pisotear a lei e rir da liberdade e da justiça!

O marxismo conhecido pelos filósofos da burguesia italiana consiste nas observações de Marx sobre como o sistema funciona e o papel da burguesia dentro desse sistema. Oferece-lhes um ponto de vista científico, que os absolve de qualquer necessidade de recorrer a justificativas para suas ações. Seu marxismo muito seletivo é usado para lutar contra os trabalhadores!

A fim de corrigir essa interpretação fraudulenta, os reformistas se tornaram democratas em massa. Eles se tornaram acólitos portadores de incenso para os santos desconsagrados do capitalismo.

Os teóricos da burguesia italiana foram capazes de desenvolver o conceito de nação proletária. Eles argumentaram que a Itália, em sua totalidade, era um proletário, e que a concepção de Marx deve ser aplicada à luta da Itália contra os outros estados capitalistas - não à luta do proletariado italiano contra o capitalismo italiano. Os marxistas do Partido Socialista permitiram que essas aberrações passassem sem lutar. Na verdade, elas foram aceitas por Enrico Ferri, que é considerado um grande teórico socialista!

Esta foi a sorte do marxismo na Itália. Servia de tempero para os molhos mais indigestos que os aventureiros mais imprudentes do curral queriam vender. Os marxistas dessa categoria incluíam Enrico Ferri, Guglielmo Ferrero, Achille Loria, Paolo Orano, Benito Mussolini, etc.

Para lutar contra a confusão que assim se criou, o partido precisa intensificar e sistematizar sua atuação no campo ideológico. O partido deve deixar claro que seus militantes têm o dever de compreender a doutrina marxista-leninista, pelo menos em seus termos mais gerais.

Nosso partido não é um partido democrático - pelo menos não no sentido vulgar que é comumente dado a essa palavra. O partido é centralizado de forma racional e internacional. Na arena internacional, nosso partido é uma seção simples de um partido muito maior, um partido do mundo inteiro.

Pode ser uma necessidade absoluta de revolução, mas que repercussões esse tipo de organização pode ter? A própria Itália nos dá uma resposta a esta pergunta. Em reação às tendências usuais dentro do Partido Socialista (em que muito se discute, mas pouco se resolve, e cuja unidade é frequentemente destruída pelos confrontos contínuos de diferentes facções, tendências e camarilhas), nosso partido acabou por não discutir nada.

A centralização do nosso partido e sua direção e concepções unificadas deram origem a uma estagnação intelectual. A necessidade constante de lutar contra o fascismo contribuiu para essa tendência. De fato, mesmo antes de o partido ser fundado, o fascismo havia passado para sua primeira fase ativa e ofensiva.

No entanto, uma concepção errônea do partido - apresentada na Tese sobre táticas do congresso de Roma - também contribuiu para o mal-estar. Centralização e unidade foram concebidas de uma maneira muito mecânica: o comitê central (ou melhor, o comitê executivo) foi considerado o partido, ao invés de seu representante e guia. Se essa concepção fosse aplicada de forma permanente, o partido perderia suas características políticas distintivas. Seria, na melhor das hipóteses, um exército (e burguês). Ele perderia seus poderes de atração e se distanciaria das massas.

Para que o partido viva e esteja em contato com as massas, cada membro precisa ser um elemento político ativo - ou seja, um líder. Especificamente porque o partido está fortemente centralizado, é necessária uma grande quantidade de propaganda e agitação entre suas fileiras. É preciso que o partido eduque seus militantes e eleve seu patamar ideológico de forma organizada.

Centralização desse tipo significa que, em qualquer situação (mesmo que em estado de sítio, mesmo que os comitês dirigentes não possam funcionar por um determinado período ou não possam se articular com a periferia), todos os membros do partido podem se orientar em seus próprios círculos. Significa que cada um deles deve poder tirar da situação os elementos necessários para definir uma linha política - de modo a fazer com que a classe trabalhadora não desanime, mas sinta que tem um rumo, e ainda é capaz de lutar. A preparação ideológica das massas é, portanto, uma necessidade absoluta para a luta revolucionária. É uma das condições indispensáveis para a sua vitória.

Esse primeiro curso de aulas para a escola partidária se propõe (dentro dos limites que a situação atual permite) realizar uma parte dessa atividade geral. Vamos desenvolver três séries de lições: uma sobre a teoria do materialismo histórico; uma sobre os elementos fundamentais da política geral; e uma sobre o partido comunista e os princípios de sua organização.

Na primeira parte, que seguirá de perto (ou mesmo dará uma tradução direta) do livro de Bukharin, os camaradas encontrarão um tratamento completo do argumento.

A segunda parte, sobre política geral, considerará os fundamentos dos seguintes assuntos: economia política; o desenvolvimento do capitalismo até a época do capitalismo financeiro; a guerra e a crise do capitalismo; o desenvolvimento de forças econômicas; a sociedade comunista e o estado; a primeira e a segundo internacionais; a terceira internacional; a história do Partido Bolchevique Russo; a história do Partido Comunista Italiano; poder soviético e a estrutura da república soviética durante o período do comunismo de guerra; a origem e a base da Nova Política Econômica; indústria; política agrária e camponesa; comércio e cooperação; Política financeira; os sindicatos, suas funções e atribuições; a questão nacional.

A terceira parte abordará sistematicamente a doutrina do partido e os princípios da organização revolucionária. Estes serão desenvolvidos em atividades dirigidas pela Internacional Comunista. Os detalhes disso foram corrigidos de maneira mais completa na conferência organizacional realizada em Moscou em março deste ano.

Esse será o curso básico da escola. Não pode ser completo e, portanto, não pode satisfazer todas as necessidades dos camaradas. Para abordá-lo de forma mais abrangente e orgânica, decidimos publicar panfletos a cada mês. Eles estarão em um formato semelhante a essas notas de estudo. Cada panfleto abordará um argumento particular.

Um será dedicado à questão dos sindicatos. Tratará das questões mais elementares e práticas da atividade sindical - como organizar uma filial, como elaborar regras, como agitar por um aumento salarial, como estabelecer um contrato de trabalho, etc. Significa que constituirá um verdadeiro manual para o organizador do local de trabalho.

Outro panfleto tratará da questão do campesinato; um terceiro tentará resumir as estruturas econômicas, sociais e políticas da Itália; outros panfletos tratarão dos principais argumentos na política da classe trabalhadora de acordo com a doutrina do marxismo-leninismo.

Em cada edição, então, ao lado de cada uma das três lições, publicaremos:

  1. Notas de estudo diretamente pertinentes ao assunto da lição;
  2. Estruturas sugeridas para debates; e
  3. Conselhos educacionais para quem estuda sem a presença de um professor.

Os alunos devem examinar cuidadosamente os materiais que fornecemos. Eles não devem ser lidos apressadamente como se fossem um jornal ou um panfleto. Os alunos devem se concentrar como se houvesse um exame a ser feito no final do curso. Em outras palavras, eles devem se esforçar para memorizar e assimilar os argumentos - para que, então, possam fazer um relato sobre o assunto, ou dar uma breve palestra sobre ele. O partido manterá uma lista dos alunos e, quando precisar de um palestrante, se voltará para eles antes de qualquer outra pessoa.

Os alunos não devem ficar desanimados se inicialmente acharem difícil entender certas noções. Tentamos ter em mente o nível ideológico médio da maioria de nossos membros ao compilar as apostilas.

Os assuntos serão familiares para alguns camaradas, mas para outros serão completamente novos e um pouco difíceis de entender. Isso é inevitável. Os alunos devem descobrir a melhor forma de superar essa irregularidade. Trabalhar juntos em grupos de estudo e repetir lições anteriores às vezes pode ajudar nesse sentido.

De qualquer forma, pedimos a todos os alunos que precisem de ajuda que escrevam aos organizadores da escola para explicar a sua situação, pedir esclarecimentos - e recomendar outros métodos ou formas de exposição.


Inclusão: 11/01/2022