Discurso como candidato à Presidência da República

Schafik Jorge Handal

2004


Observação: O original encontra-se em http://www.FMLN.org.sv/

Fonte: http://www.resistir.info/el_salvador/discurso_s_handal_p.html

Tradução: Carlos Coutinho

HTML: Fernando Araújo


Estimado(a) Compatriota:

A nossa Pátria aproxima-se de um momento crucial. Em Março do próximo ano, terás a oportunidade histórica de participar, com o teu voto, na mudança tão largamente esperada em El Salvador. Trata-se de uma mudança a favor do bem-estar da tua família, a favor do desenvolvimento e da democracia no nosso país.

Nunca antes foi tão visível e esteve tão perto a possibilidade de mudança. E nunca como agora o valor da tua decisão foi tão elevado. Hoje está ao alcance da tua mão pôr fim a 15 anos de governos “areneros”, que trouxeram mais pobreza e mais corrupção. Foram 15 anos de enganos e frustrações às esperanças dos salvadorenhos e salvadorenhas.

Coube-me a honra de ser o candidato da FMLN à Presidência da República nas próximas eleições. Ao longo de toda a minha vida enfrentei numerosos desafios. Desde muito jovem tomei a decisão de acompanhar e participar nas causas justas do povo. E ainda que isso me tenha acarretado perseguições, encarceramentos e exílio, sempre encontrei a força necessária para seguir em frente, confiando em que a justiça e a verdade finalmente triunfariam. Hoje, quando a hora dessa grande mudança se aproxima, estou convencido que lutar ao lado do povo salvadorenho por um futuro melhor foi o caminho mais correcto que pude seguir na vida.

Ser Candidato Presidencial da FMLN é, sem dúvida, o maior desafio que enfrentei ao longo da minha trajectória política. Estou consciente dos numerosos e complexos problemas que afectam a nossa sociedades e que requerem urgentes soluções. Nas minhas deslocações pelo país constatei que as pessoas simplesmente já se cansaram de esperar. Acabou o tempo para as promessas e discursos demagógicos do partido Arena. Chegou a hora de actuar.

É por isso que quero hoje compartilhar contigo a minha visão e o meu compromisso com as mudanças que tu e a tua família esperam.

Considero, em primeiro lugar, que como Presidente da República terei de levar a cabo três tarefas fundamentais, em concertação com todos os sectores nacionais. A primeira é combater a pobreza , a segunda é retirar o país da crise económica , e a terceira é ampliar e aprofundar a democracia . Com isto, assentaremos as bases de uma sociedade mais justa, conforme ao modelo definido pela Constituição da República.

Nos meus encontros com agricultores, operários, camponeses, militares, profissionais, empresários de todas as dimensões, jovens e mulheres, e outros sectores, cheguei à conclusão de que esses objectivos abrangem as necessidades mais sentidas pela população. Nestes grandes objectivos empenharei todas as minhas energias e a minha vontade, acompanhado do Dr. Guillermo Mata Bennett, incansável defensor da saúde e demais direitos sociais dos salvadorenhos e salvadorenhas, e de toda a FMLN e outros agrupamentos cívicos e políticos que encabeçam este vigoroso e imparável movimento pela mudança.

É urgente lançar um plano nacional de combate frontal à pobreza. O nosso Governo executará de imediato um programa de reforma social , que permita assegurar às famílias alimento, saúde, educação e trabalho . A execução de uma profunda reforma dos sistemas de saúde e educação, que garanta a todas as pessoas o acesso gratuito a estes direitos humanos fundamentais, será uma das primeiras acções do novo Governo. Também adoptaremos políticas económicas que recuperem e reactivem a nossa agricultura, que apoiem os pequenos e médios empresários, que fortaleçam as capacidades dos produtores nacionais, que promovam económica e socialmente os nossos irmãos e irmãs que se viram obrigados a emigrar, que façam de El Salvador um lugar onde os investimentos nacionais e estrangeiros queiram estabelecer-se. Poremos fim às privatizações e procederemos à revisão das privatizações da ANTEL, da distribuição da energia eléctrica, das pensões e outros serviços públicos, para que os utilizadores tenham acesso a serviços de qualidade, com tarifas acessíveis e justas. Aplicaremos uma política fiscal que reduza os impostos aos que têm menores rendimentos e que assente no princípio de que quem tem mais, contribua mais. Distribuiremos a despesa e o investimento do Estado de maneira descentralizada, para que as zonas do país que hoje estão abandonadas possam superar o seu atraso. Vamos pôr de novo a circular o colón , para que, num autêntico sistema bi-monetário, onde circulem colóns e dólares, sejas tu e não o Governo quem decida qual moeda que queres usar.

Tenho plena confiança em que podemos construir juntos, todas e todos, um El Salvador melhor. Confio na capacidade das pessoas. Nós, salvadorenhos e salvadorenhas somos pessoas laboriosas, que com um Governo comprometido com as necessidades do povo, podemos resolver os problemas e seguir em frente. El Salvador deve ser um país onde valha a pena viver, onde possamos todos e todas encontrar uma oportunidade para trabalhar, para ver crescer os nossos filhos, para progredir e viver com segurança e dignidade.

Vamos projectar o nosso país para o resto do mundo, para aproveitar todas as oportunidades que o século XXI nos oferece, em matéria económica, tecnológica, científica, cultural e de cooperação para o nosso próprio desenvolvimento como sociedade. Somos parte de uma comunidade global e como tal procuraremos estabelecer relações com todos os povos do mundo, baseando-nos nos princípios do respeito mútuo, autodeterminação e apoio à paz mundial. Com os Estados Unidos cultivaremos uma relação de amizade e cooperação. Faremos diligências para que sejam respeitados os direitos dos emigrantes salvadorenhos, a começar pelo direito à residência permanente.

O nosso compromisso com aquelas centenas de milhares de compatriotas que deixaram o país por falta de oportunidades é claro e firme. Trabalharemos para baixar os custos das passagens aéreas e as comissões sobre as remessas dos emigrantes. Daremos incentivos aos empresários salvadorenhos no exterior que queiram investir no seu país e garantiremos que as comunidades de emigrantes possam fazer chegar sem obstáculos a sua ajuda aos seus lugares de origem. Negociaremos com o Governo do México uma amnistia para os emigrantes salvadorenhos detidos na sua busca de um melhor destino e procuraremos que seja dado um tratamento humano a todos aqueles compatriotas que passam por esse país irmão com aquele propósito. Asseguraremos que se implemente o direito ao voto dos nossos concidadãos no exterior e que possam eleger directamente os seus representantes na Assembleia Legislativa.

Nas nossas relações com o mundo, estaremos sempre a favor do respeito pelo Direito Internacional. Não permitiremos que o território nacional seja utilizado para preparar e lançar acções terroristas, nem para que aqui opere o narcotráfico e a lavagem de dinheiro.

O Programa de Governo da FMLN será discutido nos próximos dias com todos os sectores nacionais. Queremos que esse Programa inclua as exigências e pontos de vista de todos aqueles que até hoje têm sido excluídos, que não têm sido ouvidos e que têm sido prejudicados pela perversa política económica dos governos da Arena. Esta consulta será apenas o início daquilo que caracterizará o meu Governo:   faremos um governo de concertação, um governo aberto às opiniões de todos os sectores. Ao contrário da Arena, que consentiu a corrupção como prática quotidiana de muitos funcionários públicos, combateremos sem tréguas nem excepções os corruptos e os corruptores. Faremos um governo transparente e honesto, aberto ao escrutínio do povo. É esta a base da sabedoria de qualquer governante democrático:   ouvir o seu povo, actuar à vista do povo e, o mais importante, trabalhar junto a ele.

Procurando impedir a mudança, a Arena recorre a uma desesperada campanha de boatos e mentiras. Incapaz de resolver os problemas das pessoas, procura difundir o medo e a desconfiança. Pretende persuadir as pessoas que apesar de se estar muito mal com a Arena, é preferível continuar mal a optar pela mudança. A essa campanha, respondemos com a Constituição na mão, pois o Governo da FMLN cumprirá e respeitará a Constituição da República e os direitos das pessoas nela consagrados. Daremos soluções nacionais aos problemas nacionais, respeitando os costumes, a fé religiosa, as tradições e valores da nossa gente. Governaremos pela própria cabeça e não copiaremos sistemas ou modelos de nenhum outro país. O nosso Governo não realizará, nem permitirá, nenhum confisco. Pelo contrário, garantiremos os títulos e escrituras da propriedade, e a segurança jurídica para os investimentos. Asseguraremos que tu e a tua família desfrutem da propriedade e dos resultados do trabalho.

Compatriota:

A hora da mudança chegou:  confiemos nas nossas energias, nas nossas capacidades. Decidamo-nos a vencer o medo, a apatia e a frustração. Temos hoje a oportunidade, que poucas vezes se apresenta tão real e tão próxima, de conseguir a mudança que desejamos para a nossa Pátria. Derrotemos juntos a pobreza, a exclusão, a mentira, a corrupção e o autoritarismo encarnados pelos governos “areneros”.

Desde a assinatura dos Acordos de Paz, promovidos pela FMLN, iniciamos o caminho da democratização do país. Aproximamo-nos do momento de concluir esta obra:   erradiquemos a pobreza, tiremos o país da crise económica e garantamos uma efectiva democracia para todos e todas.

Está nas tuas mãos consegui-lo!

Com o meu apreço e fé no futuro melhor para El Salvador,


Inclusão: 29/10/2021