Georg Wilhelm Friedrich Hegel

Foto do autor
1770-1831
Obras disponíveis

(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os bons e piedosos são infelizes, ao contrário dos maus e perversos. Por felicidade entendem-se coisas bem diversas, como fortuna, honra mundana e coisas semelhantes. Mas quando se trata de um fim em si e por si, o que se chama ventura ou infortúnio deste ou daquele indivíduo particular não pode ser tomado como momento da ordem racional do universo. Aqui não é o interesse nem a paixão individual que exigem satisfação, mas a razão, o direito, a liberdade. (Filosofia da História, 1837)

O mais notável filosofo idealista da Alemanha. Célebre, sobretudo, pelo método dialético que concebeu sob forma idealista, mas justa no fundo. Hegel é um idealista objetivo: a seu ver, a razão absoluta representada, na história, a ideia absoluta, é o principio primário e a única realidade que “se exterioriza” de maneira imediata na natureza, para voltar a si mesma dessa transformação (Anderssein in sich) sob a forma de espírito. Hegel foi um ideólogo da burguesia alemã dos princípios do século XIX. Era progressista em face dos problemas do seu tempo, mas pusilânime e inconsequente. Por essa motivo, em grande parte, Hegel, que foi um dialeta genial, curvava-se diante da monarquia feudal prussiana, apontando-a como etapa ultima e superior do desenvolvimento da sociedade humana, apesar de toda a sua dialética.

Leia mais no Dicionário Político

Obras disponíveis
1797 [Monoteísmo da Razão - Politeísmo da Arte] O mais antigo Programa Sistemático do Idealismo Alemão
1807 A Arte Romântica também disponível no formato ePub
1807 Prefácio à "Fenomenologia do Espírito"
1812 A Ciência da Logica
1816 Sobre o Ensino da Filosofia
1820 A História Universal (Filosofia do Direito §§ 341-360)
1820 Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito (Prefácio)
1822 A razão na história
1822 Prefácio à Filosofia da Religião de Hinrichs [Sobre fé e razão]
  Coleção Educadores

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 13/11/2005
Última atualização: 26/12/2023