Telegrama enviado ao Partido Bolchevique em decorrência da grave enfermidade do camarada Josef Stálin

Enver Hoxha

5 de março de 1953


Fonte: Enver Hoxha: Obras Completas, Volume 10 (Setembro de 1952 – Julho de 1953), 1989, págs. 257-258, Tirana, Casa de Publicações “8 Nëntori”.
Original: www.enverhoxha.ruTelegram dërguar KQ të PK të BS me rastin e sëmundjes së J.V. Stalinit.
Tradução e adaptação: Thales Caramante – Jornal A Verdade e Edições Manoel Lisboa.
HTML: Lucas Schweppenstette

Queridos camaradas,

A súbita notícia da grave enfermidade de nosso querido amigo, nosso glorioso professor, Josef Vissarionovich Stálin, chocou profundamente e entristeceu imensamente todo o povo albanês e todo o Partido do Trabalho da Albânia (PTA) e seu Comitê Central. Nossos corações estão em completa angústia e sofrimento, porque nosso querido Pai, o salvador da humanidade e dos povos está sofrendo; porque o glorioso aluno do grande Lênin, o líder do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e de toda a humanidade progressista está sofrendo.

Em nome de todo o povo albanês, cujo coração bate com amor, com infinita lealdade ao camarada Stálin, em nome do Partido do Trabalho da Albânia, em nome do Comitê Central do Partido e também em meu nome, desejamos com toda a força de nossas almas uma longa vida ao camarada Stálin, desejamos uma rápida recuperação ao nosso querido professor.

Nestes momentos difíceis para os povos soviéticos e para todos os povos do mundo, nosso povo, cerrando suas fileiras em torno do PTA e seu Comitê Central, declarará seu amor ilimitado e sua amizade pelo camarada Stálin, pelo PCUS e pelos povos fraternais da URSS. Todos os comunistas da Albânia, toda a classe trabalhadora, nossos camponeses, todos os patriotas estão solidários a vocês, todos os nossos corações e mentes estão na direção de Moscou, estão no Kremlin, perto do grande camarada Stálin, ao qual desejamos mais milhares de novos dias, e que se recupere o mais rápido possível!

Comitê Central do Partido do Trabalho da Albânia

Secretário-geral
Enver Hoxha


Jornal A Verdade
Inclusão: 14/11/2022