Telegrama de condolências enviado ao Comitê Central do Partido Bolchevique e ao Conselho de Ministros da União Soviética em ocasião da morte do camarada Josef Stálin

Enver Hoxha

7 de março de 1953


Fonte: Enver Hoxha: Obras Completas, Volume 10 (Setembro de 1952 – Julho de 1953), 1989, págs. 259-261, Tirana, Casa de Publicações “8 Nëntori”.
Original: www.enverhoxha.ruTelegram ngushullimi dërguar KQ të PK të BS dhe Këshillit të Ministrave të Bashkimit Sovjetik me rastin e vdekjes së J.V. Stalinit.
Tradução e adaptação: Thales Caramante – Jornal A Verdade e Edições Manoel Lisboa.
HTML: Lucas Schweppenstette

Queridos camaradas,

Com nosso mais profundo pesar, o povo albanês, nosso Partido do Trabalho da Albânia (PTA), seu Comitê Central e o Governo da República Popular da Albânia, soube da triste notícia da perda de nosso querido amigo, nosso glorioso professor, grande camarada, Josef Vissarionovich Stálin.

Hoje o Partido Comunista da União Soviética (PCUS), os povos soviéticos irmãos, todos os partidos comunistas e operários, todos os povos progressistas e amantes da paz, assim como o nosso povo e nosso partido, perderam seu camarada mais amado, seu querido professor, amigo e fiel aluno da causa do grande Lênin, o líder que guiou com sua mão clarividente o caminho da paz, do socialismo e do comunismo.

A perda de nosso glorioso amigo e professor é um duro golpe que envenenou profundamente o coração de cada comunista albanês, o coração dos trabalhadores, camponeses, intelectuais, mulheres e jovens de nosso país, porque o nome do camarada Stálin está associado à paz e a liberdade do povo albanês do jugo dos inimigos externos e internos, porque com o nome do camarada Stálin, está ligada à construção de uma vida nova e feliz em nosso país.

Nestes momentos de dificuldade, nosso partido e todo o povo albanês juram perante o grande camarada Stálin que preservarão e fortalecerão ainda mais a amizade, o amor ao Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e aos povos fraternais da URSS. Com o nome e a memória de Stálin em nossos corações, o povo albanês, sob a liderança do Partido do Trabalho, caminhará resolutamente em direção a novas vitórias, no caminho traçado por nosso inesquecível professor.

O povo albanês cerrará suas fileiras em torno do Partido do Trabalho, seu Comitê Central e o Governo da República Popular da Albânia, fortalecerá sua unidade moral e política, aumentará sua vigilância revolucionária e sua prontidão para esmagar qualquer intriga dos inimigos imperialistas e seus agentes contra a liberdade, a independência, a paz e o progresso.

Em nome do Partido do Trabalho da Albânia (PTA) e seu Comitê Central, em nome do Governo da República Popular da Albânia e de todo o povo albanês, assim como em meu próprio nome, apresentamos ao Partido Comunista da União Soviética (PCUS), ao Governo da União Soviética e aos povos soviéticos, as mais profundas e sentidas condolências.

Todos os povos da Albânia, hoje mais do que nunca, sentem-se unidos como irmãos com todos os povos soviéticos e compartilham com eles essa grande tristeza e dor.

O camarada Stálin viverá por séculos, viverá em nossos corações, nos corações das gerações futuras. Sua luta titânica, seu caráter bolchevique, será uma poderosa escola de liderança, paciência e invencibilidade diante de qualquer perigo, será um exemplo de vitória. Viva a glória do grande camarada Stálin! Viva os povos da União Soviética e o glorioso Partido Comunista de Lênin e Stálin!

Comitê Central do Partido do Trabalho da Albânia

Secretário-geral do Partido do Trabalho da Albânia (PTA) e
Presidente do Conselho de Ministros da Albânia
Enver Hoxha


Jornal A Verdade
Inclusão: 14/11/2022