Juramento de todo o povo albanês por ocasião da morte do camarada Josef Stálin(1)

Enver Hoxha

10 de março de 1953


Fonte: Enver Hoxha: Obras Completas, Volume 10 (Setembro de 1952 – Julho de 1953), 1989, págs. 262-267, Tirana, Casa de Publicações “8 Nëntori”.
Original: www.enverhoxha.ruNga betimi i popullit shqiptar me rastin e vdekjes së J.V. Stalinit.
Tradução e adaptação: Thales Caramante – Jornal A Verdade e Edições Manoel Lisboa.
HTML: Lucas Schweppenstette

Aos povos irmãos da União Soviética,

Nós, o povo albanês, trabalhadores, camponeses e intelectuais da Albânia, homens e mulheres, rapazes e moças, sentimos no fundo de nossos corações uma interminável e grande tristeza, causada pela perda de nosso querido Josef Stálin. Hoje nos sentimos mais próximos de vocês e, abraçando-lhes com grande amor, irmãos e irmãs soviéticos e soviéticas, juramos hoje, perante o monumento ao camarada Stálin, que permaneceremos leais à grande causa de Lênin e Stálin.

O povo soviético e o povo albanês foram revestidos hoje por uma grande tragédia, assim como todos os povos do mundo: o líder, nosso querido professor, Josef Stálin fechou os olhos para sempre. A mente do maior e mais brilhante homem do nosso tempo, do glorioso arquiteto do socialismo e do comunismo, um dos criadores e fundadores do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e do Estado soviético, marcas das maiores vitórias daquele grande e bom homem, descansou. O coração do maior amigo e protetor dos pobres do mundo parou de bater, aquele coração grande, generoso e valente, que batia e lutava até o fim pela paz, liberdade e felicidade do povo.

Nosso querido Stálin, o fiel discípulo e brilhante aluno da obra imortal do grande Lênin, salvou a humanidade da pior escravidão, salvou a humanidade das bestas nazistas e dos fascistas japoneses, ele liderou a luta de todos os povos do mundo, foi o dirigente responsável por salvar todos os povos da completa catástrofe.

Nestes dias difíceis com a partida do camarada Stálin, expressamos nossa gratidão infinita ao nosso querido amigo, ao nosso grande libertador, a cujo nome estão associadas todas as nossas vitórias: a libertação da pátria, o estabelecimento do regime de democracia popular, a construção das bases do socialismo em nosso país.

O camarada Stálin nos ensinou a lutar pela libertação do país dos invasores estrangeiros, dos imperialistas mais bárbaros. Com o nome do camarada Stálin em nossas bocas e o livro História do Partido Comunista Bolchevique da URSS em nossos braços, nossos bravos guerrilheiros partisans avançaram como dragões para a batalha, derrotaram os fascistas italianos, os nazistas alemães e os traidores da pátria. Nos dias mais difíceis da guerra, o grande Stálin estava ao nosso lado, ele abriu nossos corações, nos levou à vitória. Tanto nos dias de alegria e tristeza, sentimos a cada momento o cuidado fraternal do grande camarada Stálin. Nosso povo derramou sangue lutando ao longo dos séculos, nosso país foi destruído muitas vezes, mas a esperança na vitória de todos os nossos esforços só nasceu verdadeiramente quando a Grande Revolução Socialista de Outubro triunfou e os sonhos dos povos soviéticos se tornaram realidade. O povo albanês se ligou a vocês mais uma vez, aos povos irmãos da URSS, quando unimos nossa Guerra de Libertação Nacional Antifascista com a sua Guerra Patriótica e ao seu glorioso Exército Vermelho.

Com muita dor no coração e com um profundo respeito, nos curvamos diante da memória inesquecível do grande Stálin. Para nós, Stálin jamais poderá morrer, ele viverá pelos séculos.

Aprendemos com o camarada Stálin a sempre sermos fortes, corajosos, saber lidar com todas as situações, por mais cruéis e difíceis que sejam, aprendemos com nosso amado professor a seguir sempre em frente.

Juramos, diante do camarada Stálin, que nossos corações se elevarão, que partiremos para a ofensiva para colher novas conquistas, que seremos determinados e indomáveis no caminho que ele nos mostrou, que seguiremos fielmente e orgulhosamente suas lições que iluminam o caminho da vitória, que nos guiaremos pela bandeira de Marx, Engels, Lênin e Stálin!

Juramos, diante do camarada Stálin, que fortaleceremos nosso amor sincero e profundo pelos povos irmãos da União Soviética!

Juramos, diante do camarada Stálin, que fortaleceremos o heroico Partido do Trabalho da Albânia (PTA), que nos conduziu à gloriosa vitória na Guerra de Libertação Nacional Antifascista e que nos conduz com firmeza no caminho da construção do socialismo. Solidificaremos a unidade do partido e manteremos suas fileiras limpas, atacando com a maior severidade qualquer inimigo externo e interno que ousar ameaçar essa unidade. Fortaleceremos a aliança da classe operária com os camponeses e nos uniremos mais fortes do que nunca em torno do Partido do Trabalho da Albânia (PTA), nós o cercaremos de amor sem limites, porque ele é o fiel representante da vida das gerações atuais e futuras do país, porque é ele quem corajosamente molda nossos pioneiros e nossa juventude. Seguiremos fielmente os ensinamentos do Partido do Trabalho e seu Comitê Central. Nós, cerrando as fileiras em torno de nosso partido e do nosso governo, unidos na Frente Democrática, liderada pelo PTA, lutaremos para proteger a paz, a liberdade, a independência e usaremos todas as nossas forças para construir o socialismo em nosso país!

Juramos, diante do camarada Stálin, que fortaleceremos o Poder Popular dos operários e camponeses. Lutaremos impiedosamente contra os inimigos externos e internos que se atreverem a tocar na República Popular da Albânia. Protegeremos e expandiremos os grandes sucessos alcançados nos campos social, econômico e cultural, graças à ajuda dos povos da URSS e ao cuidado fraternal do camarada Stálin. Protegeremos e expandiremos nossas magníficas fábricas, desenvolveremos ainda mais nossa indústria, agricultura e a nossa cultura popular, protegeremos sempre nossos lares!

Juramos, diante do camarada Stálin, que fortaleceremos nosso heroico Exército Popular e aguçaremos ao máximo nossa vigilância revolucionária para frustrar todos os planos malignos daqueles que sonham em prejudicar nossa cidadela socialista. Nós defenderemos resolutamente as vitórias alcançadas, as sagradas fronteiras de nossa República Popular, pelas quais os melhores filhos de nosso povo caíram heroicamente. Protegeremos nossa pátria, nosso lar defensor da paz, mas que ao mesmo tempo será uma rocha de granito intransponível e inquebrável, onde todos os inimigos do socialismo e da paz que ousar tocá-la certamente quebrarão a cabeça!

Juramos, diante do camarada Stálin, que ergueremos sempre a bandeira do internacionalismo proletário e reforçaremos a nossa amizade com os povos dos países de repúblicas populares e com todos os povos que lutam pela paz, pela democracia e pelo socialismo!

Juramos, diante do camarada Stálin, que com todas as nossas forças lutaremos pela proteção da paz no mundo, contra os militaristas belicistas imperialistas anglo-americanos e seus agentes. Diz o camarada Stálin: “a paz será conquistada se os povos tomarem em suas próprias mãos a questão da manutenção da paz e a defenderem até o fim!”.(2)

A classe trabalhadora será a nossa bandeira que nos conduzirá nessa guerra sagrada. Todo o povo albanês, como um corpo único, jura solenemente diante do grande camarada Stálin!


Notas de rodapé:

(1) Discurso pronunciado em comício organizado por ocasião da morte do camarada Josef Stálin na Praça Skanderbeg, em frente ao monumento construído em homenagem a Stálin. O texto do discurso foi assinado por 729.440 trabalhadores e enviado ao Comitê Central do Partido Bolchevique em 2 de julho de 1953. (retornar ao texto)

(2) Josef Stálin: Entrevista Concedida ao Correspondente do jornal Pravda (A Verdade), número 48 (11.885), 17 de fevereiro de 1951. (retornar ao texto)

 

Jornal A Verdade
Inclusão: 14/11/2022