Fortalecer a vigilância dos povos livres

Artigo publicado no jornal Pravda (A Verdade), número 84, edição 12.652

Enver Hoxha

25 de março de 1953


Fonte: Enver Hoxha: Obras Completas, Volume 10 (Setembro de 1952 – Julho de 1953), 1989, págs. 292-299, Tirana, Casa de Publicações “8 Nëntori”.
Original: www.enverhoxha.ruTë rritim pareshtur vigjilencën e popujve të lirë.
Tradução e adaptação: Thales Caramante – Jornal A Verdade e Edições Manoel Lisboa.
HTML: Lucas Schweppenstette

Uma grande tristeza tomou conta de todo o povo albanês quando descobrimos que o nosso pai, o dirigente de toda a humanidade moderna, o camarada Stálin, fechou os olhos para sempre. Nestes dias dolorosos, o povo albanês sentiu-se mais do que nunca ligado ao fraterno povo soviético.

O camarada Stálin é imortal! Suas obras constroem o novo e superam o velho, suas ideias são como uma lanterna, iluminam o caminho para um futuro vindouro para todos os povos do mundo.

Para o pequeno povo albanês, que sofreu privações durante séculos e que emergiu das trevas para a luz graças à lendária vitória do povo soviético, o nome do camarada Stálin é querido. Nosso povo sempre se lembrará deste querido nome com um profundo respeito e gratidão ilimitada, sem esquecer que toda a Albânia, sua liberdade e independência, a construção do socialismo em nosso país estão completamente ligadas aos ensinamentos imortais e a atividade do grande Stálin.

O gênio sucessor da obra de Lênin, o camarada Stálin foi o líder de toda a humanidade progressista, foi um excelente professor e educador de todos os comunistas e patriotas de todos os países que lutam pela paz, pela democracia e pelo socialismo, foi o homem mais querido dos povos humildes e honestos de todo o mundo. O grande coração do camarada Stálin bateu a todo o momento pelo bem da humanidade, até mesmo sua última batida. Sua mente genial trabalhou toda a sua vida, até o último segundo, para construir a felicidade e o progresso para todos os povos do mundo.

A humanidade deve suas maiores vitórias aos ensinamentos e a atividade prática de Lênin e Stálin. O nascimento do glorioso Partido Comunista da União Soviética (PCUS), a criação do primeiro Estado socialista do mundo, o nascimento dessa grande família fraterna dos povos livres, unidos em torno da poderosa URSS, do único campo realmente democrático e socialista. Essas vitórias são as bases mais vivas e invencíveis do campo progressista da humanidade.

Todos os povos do mundo serão eternamente gratos à União Soviética que, como grande Stálin à frente, salvou a humanidade do perigo da escravidão fascista. Armados com a teoria vitoriosa do marxismo-leninismo, os partidos comunistas e operários de toda a humanidade continuarão a lutar com todas as energias pelo futuro vindouro dos povos.

As obras do camarada Stálin, suas ideias, serão para sempre uma força vivificante para nós; elas sempre iluminarão nosso caminho. O glorioso Partido Comunista da União Soviética (PCUS) conduzirá com firmeza o povo soviético no caminho da construção do comunismo.

A gloriosa pátria do socialismo e do comunismo é o bastião de aço indestrutível da liberdade e da segurança dos povos livres. Os melhores quadros do partido comunista, os fiéis alunos de Stálin, nossos companheiros de armas, segurarão firmes o leme do grande Estado socialista.

Os trabalhadores dos países das democracias populares que, sob a liderança de seus partidos comunistas, estão construindo o socialismo devem defender corajosamente as vitórias alcançadas graças ao Exército Vermelho, a grande ajuda da União Soviética e particularmente ao camarada Stálin, que sempre manteve firme sua fé no futuro. Nossos países estão se unindo ainda mais fortemente em torno da URSS, não há força no mundo que possa parar nossa marcha vitoriosa.

Agora o mundo inteiro conhece os sofrimentos que o povo albanês pesava no passado. Agora todos conhecem as intrigas malignas dos expansionistas turcos, italianos, gregos, sérvios, americanos, britânicos e seus agentes — os senhores feudais albaneses — contra a nossa pátria. Agora todos conhecem o sofrimento do povo albanês sob o jugo do aristocrata Ahmet Zog, este velho agente dos inimigos do povo albanês. Agora todos conhecem bem os horrores da bárbara ocupação fascista-nazista ítalo-alemã em nosso país.

Mas como nosso pequeno povo poderia escapar da completa aniquilação e resistir a essas fortes ondas salgadas que batiam uma após outra em seus ferimentos? O pequeno, mas heroico, povo albanês derrotou seus ferozes inimigos, travando uma longa e corajosa guerra contra os odiosos ocupantes escravistas. Nunca nos curvamos diante dos tiranos; sem jamais largar nossas armas, defendemos heroicamente nossas vidas, nossas terras e nossa honra. Para o nosso povo, a aurora da vitória nasceu com a vitória da Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917, que ocorreu sob a liderança de Lênin e Stálin.

As melhores esperanças e aspirações dos trabalhadores da Albânia foram realizadas graças ao heroísmo sem igual do Exército Vermelho nos anos da Guerra Patriótica, graças também ao heroísmo de nosso povo, que lutou sob a liderança do Partido Comunista da Albânia (PKSH), porta-bandeira da doutrina de Lênin e Stálin.

O povo albanês deve seus sucessos à União Soviética, ao grande Stálin, porque graças a eles nós conquistamos nossa liberdade e nossa independência; graças a eles que expulsamos os invasores ítalo-alemães de nossa pátria, que derrotamos também os inimigos internos, os senhores feudais; graças a eles que estabelecemos o Poder Popular.

Graças à ajuda fraternal da URSS e do camarada Stálin, nosso povo tomou o destino do país em suas próprias mãos, ganhou a liberdade e a independência, ganhou a oportunidade de escolher sua própria via para o desenvolvimento, ganhou o direitos de escolher o socialismo: os tratores e as inúmeras fábricas modernas, as enormes usinas hidrelétricas, as grandes quantidades de tratores que correm pelas nossas terras férteis, as novas milhares de escolas abertas, os milhares de novos alunos e alunas, filhos e filhas do povo.

Nosso heroico exército popular, que libertou o nosso país, protege vigilantemente nossas fronteiras e todas as vitórias conquistadas pelo nosso povo, um exército forjado no fogo da guerra, um exército temperado e educado no espírito da arte militar stalinista, que segue o caminho do glorioso Exército Vermelho.

Nosso grande Partido do Trabalho da Albânia (PTA), criado no fogo da luta de classes, forjado na doutrina de Lênin e Stálin, segue fielmente o caminho revolucionário do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), o partido irmão do povo albanês; o PTA que conduziu o nosso povo às grandes vitórias militares e que está na vanguarda na construção do socialismo.

Nosso partido e nosso povo estão ampliando cada vez mais suas numerosas vitórias. Os sucessos do nosso povo enfurecem os imperialistas anglo-americanos, os inimigos mais furiosos do povo albanês. Nossa próspera pátria e nosso povo, que estão avançando resolutamente e construindo com sucesso o socialismo é desagradável aos inimigos. Eles continuamente usam todos os meios para oprimir e escravizar o povo albanês novamente, mas todos os seus esforços sofreram e sofrerão um inevitável fracasso, porque o povo albanês não está sozinho, nós temos amigos leais na URSS e nos países de democracia popular, amigos que nos apoiam e nos protegem com todas as suas forças.

A Albânia Popular encontrou muitos perigos em seu caminho, mas cada vez mais, graças à ajuda desinteressada da União Soviética, graças à vigilância de nosso partido e de nosso povo, os planos malignos dos belicistas e servos dos imperialistas foram desmascarados e fracassaram completamente.

O camarada Stálin nos ensinou a permanentemente aumentarmos nossa vigilância contra os inimigos internos e externos. Nosso partido e nosso povo aplicaram essa lição do camarada Stálin resolutamente e continuaremos a aplicar no futuro.

Nossa pátria é como uma pequena ilha cercada por forças inimigas que, constantemente fazem provocações de guerra em nossas fronteiras, constantemente e de todos os cantos enviam espiões, sabotadores e agentes para perturbar a paz e a estabilidade dentro do país, ao impedir a construção pacífica do socialismo, ao cometerem crimes, ao preparar terreno para uma nova agressão belicista contra o povo albanês.

Os raivosos inimigos do nosso povo, os imperialistas anglo-americanos e seus agentes nos Bálcãs, os titoístas de Belgrado, os monarquistas-fascistas gregos, os neofascistas italianos, elaboram mais e mais planos, concluem acordos militares para atacar a Albânia e para nos quebrar ao meio.

Mas os inimigos devem descobrir logo que em nenhum caso nos pegarão de surpresa, que se tentarem nos atacar, encontrarão uma resposta de todos os povos livres em torno do partido e de seu governo. Os inimigos devem saber mais do que ninguém que nossas fronteiras não são portas de livre acesso, são na verdade rochas revestidas de ferro, onde todos aqueles que ousarem atacar nosso país terão seus pescoços quebrados.

Os ensinamentos do camarada Stálin sobre a necessidade da vigilância contra os planos dos inimigos penetraram nos músculos e no sangue de nosso heroico Exército Popular, que está pronto para retribuir imediatamente qualquer ataque contra aqueles que querem prejudicar os interesses da pátria e do nosso povo.

“Permaneçam vigilantes” — essa é a lição do camarada Stálin aplicada minuciosamente pelo povo albanês em todas as ocasiões: na guarda de suas fronteiras, no fortalecimento delas, no amadurecimento de seu exército, no temperamento de seu querido partido, na defesa do socialismo e suas vitórias alcançadas.

Nosso povo estará sempre vigilante, porque as vitórias conquistadas lhe custaram pesado sangue, privações e sofrimentos, porque seus melhores filhos e filhas deram suas vidas pelo povo, porque seus pais, avós e bisavós lutaram até a última gota de sangue pela juventude.

O camarada Stálin ensinou-nos a preservar a unidade monolítica do partido e a depurar de forma impiedosa os inimigos internos e externos do partido, a eliminar de suas fileiras todos aqueles que tentam romper com sua unidade e desviar o PTA de seu caminho justo.

Nosso partido sempre aderiu e defendeu esses ensinamentos do camarada Stálin e os guardará também para o futuro. Violentos foram e sempre serão os nossos golpes contra os inimigos que tentam tocar no nosso partido, sejam esses inimigos abertos ou disfarçados. O partido arrancará as máscaras dos inimigos e depois esmagará sem nenhum pudor todos os renegados. Os militantes do nosso partido têm plena consciência de que a vigilância na defesa do partido e das vitórias conquistadas pelos sacrifícios do povo é um dever básico de todo membro do partido.

O povo albanês, o Partido do Trabalho da Albânia (PTA), todo o país, seja grande ou pequeno, jurou ao camarada Stálin que fortaleceria seu amor profundo e sincero pelos povos irmãos da União Soviética, porque nossa amizade inquebrável com a grande pátria de Lênin e Stálin é o fator decisivo para todas as nossas vitórias, é a garantia da liberdade e da independência do nosso povo.

Embora nosso país esteja cercado por forças hostis, não temos medo de qualquer ameaça, porque temos um grande e leal amigo, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Nossos mártires, que infelizmente tombaram no campo de batalha, nos deixaram o dever de preservar o amor pelos nossos irmãos e camaradas da URSS. Nós estamos convencidos desta tarefa deixada pelos nossos heróis, lutaremos até o fim, com todas as nossas forças, pela realização dessa tarefa.

A União Soviética, o glorioso Partido Comunista da União Soviética e seu Comitê Central, temperado no fogo da luta de classes, será para nós, como foi sempre, uma grande e inesgotável fonte de luz no caminho do nosso futuro feliz, no caminho do socialismo.

Isto é o que o povo albanês jurou diante do camarada Stálin, e não há força no mundo capaz de obrigar o povo albanês a violar esse juramento que fizeram na frente da imagem de seu mais querido amigo. A lealdade e a amizade inquebrantáveis que o povo albanês e o Partido do Trabalho da Albânia (PTA) têm pela URSS e pelo glorioso Partido Comunista da União Soviética permanecerão vivos para sempre!


Jornal A Verdade
Inclusão: 14/11/2022