Os comunistas revolucionários esperam que a China se manifeste abertamente contra o revisionismo khrushchovista(1)

Enver Hoxha

3 de Abril de 1962


Fonte: Shënime për Kinën, volume I, 1979, edições inglesa, pág. 7, e espanhola, pág. 7, Casa de Publicações “8 Nëntori”.
Tradução e HTML: Lucas Schweppenstette

TERÇA-FEIRA,
3 de ABRIL de 1962

Os comunistas revolucionários de todos os partidos comunistas e operários do mundo todo esperam que o Partido Comunista da China tome uma posição aberta e direta de condenação ao revisionismo khrushchovista, que está se espalhando e causando prejuízos, e que só se deparou com um único oponente declarado: o Partido do Trabalho da Albânia. Todos eles se solidarizam com a linha correta do nosso Partido e a apoiam, admiram sua coragem, mas esperam, com toda a razão, que o Partido Comunista da China também se manifeste abertamente. A tática de luta ideológica que a China está seguindo contra os khrushchovistas não incentiva os elementos revolucionários, ao passo que dá um pretexto para que os elementos vacilantes digam que “para efeitos de unidade, a China não está atuando abertamente, por isso também não devemos atuar, isso causaria divisões, o que não seria bom.” E isso num momento em que os revisionistas, por sua vez, agem abertamente e dissimuladamente, atacam, caluniam, etc. Esta é uma questão importante, mas, até agora, os chineses não entraram em contato conosco para discutir estes assuntos. Se soubessem que entre nós não há discussão alguma sobre a luta contra os revisionistas modernos, nossos inimigos ficariam embasbacados. Eles jamais acreditariam, mas esta é a situação atual.


Nota da tradução:

(1) Registro do diário político de Enver Hoxha, publicada pela primeira vez em 1979 no compilado “Reflexões sobre a China”. (retornar ao texto)

 

Inclusão: 30/12/2021