C.L.R. James

Foto do autor
1901-1989
Obras disponíveis

Cyril Lionel Robert James, mais conhecido como C.L.R. James. Escrevia, também, sob o pseudônimo J. R. Johnson. Foi historiador, jornalista, socialista teórico e ensaísta de Trinidad e Tobago.

Líder do movimento revolucionário pan-africanista e cofundador da Quarta Internacional. Após a ruptura com o trotskismo, promoveu uma abordagem e método de trabalho político que influenciou o chamado marxismo autônomo, antecipando temas e características da chamada New Left, sem, no entanto, compartilhar com ela tendências antioperárias ou antimarxistas.

Escreveu sobre temas variados, entre eles: críquete; arte e cultura popular; literatura anglosaxônica clássica e moderna; arte moderna; levantes e revoluções nas Índias Ocidentais e na África; pan-africanismo; formação e crise da terceira e da quarta internacional; dialética em Hegel, Marx e Lenin; nacionalismo e federalismo no Caribe; perspectivas do movimento operário revolucionário internacional.

Fonte: Introdução à obra e à vida de C.L.R. James, ou da atualidade da revolução como realização do indivíduo social - Valter Zanin e Wikipédia

Obras disponíveis
1938 Preâmbulo a "Os Jacobinos Negros"
1939 - jun Notas preliminares sobre a Questão Negra
1948 - dez A Resposta Revolucionária ao Problema Negro nos Estados Unidos
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 21/07/2021
Última atualização: 26/12/2023