Do Artigo "O Poderio do Estado Soviético"

M. I. Kalinin

Abril de 1944


Primeira Edição: Revista “Bolchevik”, ("O Bolchevique”) N.° 7-8, de 1944.
Fonte: Editorial Vitória Ltda., Rio, 1954. Traduzido da edição em espanhol de "Ediciones em Lenguas Extranjeras” de Moscou 1949. Pág: 249.
Nota da Edição Original: Neste livro foram compilados discursos e artigos escolhidos de Mikhail Ivánovitch Kalínin dedicados à educação comunista, que abarcam um período de quase vinte anos. Alguns dos discursos são reproduzidos com pequenas reduções.
Transcrição e HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

A juventude soviética e o glorioso Komsomol leninista-stalinista — organizador da juventude — desempenham um enorme papel na vida de nosso país, no fortalecimento do poderio do Estado soviético.

Não vou referir-me ao heroísmo dos komsomóis e da juventude em geral, na frente e nos destacamentos de guerrilheiros, nem a seu abnegado trabalho na retaguarda, nas fábricas e na agricultura. Todos conhecem seu patriotismo e sua fidelidade à Pátria soviética. Quero dizer apenas que o Komsomol, como o crisol dum forno enorme, funde e modela o homem novo, o homem soviético. O Komsomol é o primeiro degrau para a juventude, o degrau que a conduz a uma ampla vida social e política, que a conduz ao Partido. O Komsomol é o elemento organizador mais importante, tanto da juventude operária, como, particularmente, da juventude camponesa. O Komsomol vem a ser o primeiro passo no trabalho coletivo e na vasta atividade social dessa juventude, sendo extraordinário o seu papel na formação do homem soviético e na ampliação de seu horizonte político e social.


Inclusão 12/02/2013