Cumpre Basear o Trabalho do Komsomol na Organização e na Cultura

M. I. Kalinin

12 de Julho de 1945


Primeira Edição: Discurso pronunciado na reunião de Secretários das Organizações do Komsomol nos kolkhozes da Região de Moscou. “Komsomólskaia Pravda", (“A Pravda do Komsomol"), 13 de julho de 1945.
Fonte: Editorial Vitória Ltda., Rio, 1954. Traduzido da edição em espanhol de "Ediciones em Lenguas Extranjeras” de Moscou 1949. Pág: 301-304.

Nota da Edição Original: Neste livro foram compilados discursos e artigos escolhidos de Mikhail Ivánovitch Kalínin dedicados à educação comunista, que abarcam um período de quase vinte anos. Alguns dos discursos são reproduzidos com pequenas reduções.

Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.

Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Camaradas: Quisera deter-me numa única questão. Representais a organização do Komsomol da região de Moscou, da região da capital, que tanto se destaca pela sua instrução e cultura. Os komsomóis da região de Moscou, é claro, devem constituir um dos destacamentos juvenis mais cultos de nosso país. O que demonstrais diariamente na prática: abnegação, tenacidade no trabalho, entusiasmo na emulação, patriotismo, numa palavra, todas as qualidades positivas de nosso Komsomol, são também inerentes aos demais destacamentos.

Mas a organização da capital deve diferenciar-se em algo das outras, deve ter um selo de capital. É hábito dizer-se que o habitante da capital tem um verniz peculiar, que se diferencia um pouco do provinciano, que se distingue por suas vivas faculdades perceptivas, pela rapidez de suas reações, etc. É certo que não viveis em Moscou mesmo, mas na região de Moscou, e trabalhais na agricultura. Não obstante, como organização da região moscovita, também deveis distinguir-vos em algo.

Que é, pois, o que, no momento atual, se exige de vossa organização regional do Komsomol, uma das organizações juvenis mais cultas da União Soviética? Em meu entender, é o espírito de organização. Tem toda razão o camarada Popov(1) ao dizer que invertemos demasiado trabalho na agricultura. Com menos trabalho, deveríamos obter melhores resultados que os atuais. Esta é a tarefa que o Komsomol deve resolver!

Também sois as pessoas mais cultas no meio camponês, pois todos cursaram a escola secundária de sete ou dez anos. Antes da Revolução, na antiga província moscovita, havia muito poucos jovens que tivessem cursado a escola de segundo grau. Ademais, nunca se inverteu tanto dinheiro na instrução da juventude como durante o Poder Soviético.

E que significação tem essa instrução? A instrução torna o homem mais disciplinado, ensina-lhe a abordar cada assunto dum modo especial, de maneira organizada. O homem sem instrução realiza o trabalho mecanicamente, por hábito. Rara vez orienta-se ele por um plano bem pensado. Como direi? Trabalha como trabalhavam seus avós. Mas hoje não se pode agir assim, hoje é preciso fazer as coisas de um modo organizado.

E que significa isso? Significa que a semeadura, por exemplo, não deve ser feita com canseiras, levantando-se ao cantar de galo e deitando-se ao pôr-do-sol, correndo todo o tempo com a língua de fora. Admito que assim possa obter-se um bom resultado. Admito inclusive que, às vezes, se possa recorrer a este sistema. Mas vossa tarefa, a tarefa da camada culta, da camada intelectual do campesinato, é regularizar o trabalho para que ele não se realize de forma desordenada, para que se realize como se fosse automaticamente: bem e com rapidez. Aqui vos aguarda um grande trabalho. Vossa organização, precisamente, é chamada a marchar na vanguarda neste terreno de nossa atividade, levando a cultura a todas as partes.

E que significa introduzir a cultura, inclusive na vida cotidiana e no trabalho? Significa que não se deve fazer coisas de mais, significa que cada movimento deve dar seu resultado. Sabeis como se trabalha nas fábricas? Quanto mais se agita o operário junto à máquina, pior trabalha. E, pelo contrário, um que à primeira vista parece apenas mover-se, rende extraordinariamente no seu trabalho, não faz um só movimento desnecessário, tem as ferramentas e o material em ordem. Sem ter que voltar-se, apariha o que necessita e seu trabalho é muito produtivo.

Na agricultura, no campo, pode-se trabalhar desesperadamente, de sol a sol, e não obstante, parece que se fez pouco. É certo ou não? A gente se esforça o que pode e, apesar disso, não vê o fim do trabalho. Isto, naturalmente, decorre da falta de organização. A organização no trabalho e até em nossa vida, diria eu, é o que devemos implantar.

Que significa a organização no trabalho do Komsomol? Significa que nas reuniões não se fale além da medida, que não se divague em torno das questões propostas, porém que se discuta concretamente, dando-lhes uma solução acertada e aplicando-a, depois, na prática. Deveis ter presente que em tudo — no trabalho de agitação, nas reuniões e até tomando uma xícara de chá evidencia-se se o homem é organizado ou não.

Pois bem, considero que essa tarefa poderá ser cumprida pelo Komsomol da região de Moscou, a organização mais culta da juventude. A não ser assim, quem poderá cumpri-la? Deveis ser organizados, sobretudo porque na agricultura tendes que tratar de diversos cultivos, de cultivos que requerem um enorme esforço. Refiro-me aos legumes e às demais plantas cultivadas em hortos. Isto requer muito trabalho. E neste caso, é claro, sem uma boa organização o trabalho pode resultar infrutífero.

Não é a primeira vez que levanto este problema perante o Komsomol. Mas vossas reuniões, vossas intervenções não demonstram que ele vos preocupe. Quem, senão o Komsomol, forma o homem? o Komsomol, por assim dizer, lança os alicerces de toda a atividade futura do homem. E por isso vós, dirigentes do Komsomol, assumis uma grande responsabilidade se, suponhamos, qualquer de vossas organizações, seja de kolkhoz ou de distrito, formasse homens ativos e diligentes, bons patriotas do Pais Soviético, em suma, homens bons, mas desorganizados, que não soubessem ordenar seu trabalho e sua vida.

Por isso permito-me confiar em que a organização do Komsomol de Moscou prestará atenção a este aspecto de seu trabalho. De todo o coração, desejo-vos êxito nesta tarefa.

(Atroadores aplausos. Todos se põem de pé. Exclamações: Viva Mikhail Ivánovitch Kalínin! Hurra!)


Notas de rodapé:

(1) G. Popov — Primeiro Secretário do Comitê local e regional de Moscou do Partido Comunista (Bolchevique) da URSS e Secretário do Comitê Central do P. C. (b). (retornar ao texto)

Inclusão 02/07/2013