Por ocasião da formação de uma organização partidária

Kim Il Sung

3 de julho de 1930


Origem: Discurso pronunciado durante a reunião de criação da organização partidária, realizada em Kalun.

Fonte: On the occasion of forming a party organization, Foreign Languages Publishing House of the DPR Korea.

Tradução: João Victor Bastos Batalha.

HTML: Maycon P. Fonseca.

Direitos de reprodução: Licença Creative Commons BY-SA 4.0.


No decorrer da recente Conferência de Quadros Dirigentes da União da Juventude Comunista e da União da Juventude Anti-imperialista(1), definimos a linha da revolução, sua estratégia e tática, as quais correspondem com a realidade concreta de nosso país. Ao assinalar-se de modo claro o caminho a ser seguido pela revolução coreana, nos tornamos capazes de conduzir vitoriosamente o movimento comunista e a luta antijaponesa de libertação nacional, vislumbrando confiantes o dia da restauração da pátria.

Hoje, diante de nós, comunistas da nova geração, se apresenta o honroso e importante dever de materializar, de maneira consequente, a linha e as orientações da revolução que foram adotadas durante a Conferência.

A tarefa primordial que se apresenta diante do cumprimento deste dever histórico é a de criar uma organização partidária revolucionária.

A revolução só poderá ser bem-sucedida se for conduzida por um partido. Ela não ocorrerá por si mesma, mesmo que seu caminho esteja elucidado. Por mais acertada que seja a linha traçada, a revolução não é capaz de chegar a um final feliz se não contar com um partido revolucionário que guie corretamente as grandes massas em direção à sua materialização.

Além disso, nós estamos diante da tarefa de acelerar os preparativos para organizar e desenvolver a luta armada contra o imperialismo japonês, de aglutinar consistentemente amplas forças patrióticas antijaponesas, de todas as classes e setores sociais, sob a bandeira da restauração da pátria, com o objetivo de elevar a luta antijaponesa a uma etapa superior. Para cumprir com êxito essa difícil e complexa tarefa, deve-se assegurar a direção de uma organização partidária revolucionária.

A criação de tal organização também é importante para impulsionar com sucesso a causa da fundação do partido.

A maioria dos membros do Partido Comunista da Coreia, fundado em 1925, eram tenazes fracionistas ou indivíduos contaminados por ideias fracionistas. Isolados das massas, sem nenhum preparativo, proclamaram a constituição do comitê central do Partido e estavam preocupados apenas com querelas entre facções pela conquista da “hegemonia”. Consequentemente, o Partido Comunista da Coreia não pôde desempenhar plenamente o papel de vanguarda revolucionária e em 1928, perante a repressão do imperialismo japonês, não foi capaz de preservar nem sequer sua existência.

A experiência demonstra que um partido fundado com a proclamação da constituição de seu comitê central em uma reunião de algumas poucas pessoas, sem ter estabelecido uma base organizativo-ideológica, é incapaz de desempenhar o papel de dirigente da revolução e de resistir à repressão inimiga.

Tirando uma séria lição disso, não deveríamos apressar impacientemente a formação do comitê central do partido sem qualquer preparativo, pelo contrário, devemos preparar sua fundação com esmero. Podemos afirmar que a fundação do partido com uma preparação suficiente é a orientação para a construção do partido definida na recente Conferência de Quadros Dirigentes da União da Juventude Comunista e da União da Juventude Anti-imperialista.

Atualmente, o mais importante no trabalho preparatório para a fundação do partido é organizar e expandir suas organizações de base em larga escala. Ao mesmo tempo devemos formar quadros qualificados, capazes de liderar o movimento revolucionário com prudência, mesmo sob as difíceis condições de lutar contra os atrozes imperialistas japoneses, alcançar a coesão das fileiras revolucionárias e assentar bases sólidas entre as massas. Estas são questões fundamentais que emergem acima de qualquer outra no decorrer da presente luta pela construção do partido.

Para resolvê-las propriamente, devemos desenvolver um trabalho de construção de organizações partidárias, criando, primeiramente, as de base, compostas por quadros qualificados e progressistas, e então as expandindo e as consolidando.

A fim de realizar exitosamente essa tarefa, torna-se necessário constituir uma organização central, de vanguarda, que se demonstre capaz de liderar o trabalho por uma via unificada.

Se criarmos primeiro tal organização e a elevarmos continuamente ao seu papel de vanguarda seremos capazes de garantir a unidade ideológica e de ação das organizações partidárias, sem falar do trabalho de criação e ampliação destas. Por essa via iremos realizar com sucesso a liderança unificada sobre o movimento comunista e a luta de libertação nacional antijaponesa.

A nossa luta, os jovens comunistas da nova geração, pela fundação de um autêntico partido marxista-leninista iniciou-se com a constituição da União para Derrotar o Imperialismo e registrou um avanço com a fundação da União da Juventude Comunista da Coreia. Esta, composta pelos principais membros da União da Juventude Anti-imperialista, ao exercer uma direção unificada sobre todos os agrupamentos revolucionários, desempenhou um papel de grande importância na mobilização dos trabalhadores, camponeses e outros amplos setores da luta antijaponesa.

Ao criarmos a União para Derrotar o Imperialismo e a União da Juventude Comunista e através do trabalho prático de direção da luta revolucionária, treinamos quadros comunistas confiáveis e ganhamos uma rica experiência durante as atividades organizacionais e propagandísticas; desse modo, hoje chegamos a formar uma organização partidária que servirá como os alicerces para a fundação do partido da classe trabalhadora. Este é um brilhante fruto da luta revolucionária que a nossa jovem geração de comunistas tem efetuado persistentemente, desde o tempo em que levantamos a bandeira da revolução até o dia de hoje, passando por múltiplas provações. Além disso, constitui um acontecimento histórico de enorme relevância na luta pela fundação de um partido revolucionário.

Podemos dizer que a organização partidária revolucionária que hoje criamos servirá de embrião ao partido, o qual será fundado posteriormente, e será uma entidade de importância central para a constituição e ampliação de suas organizações de base.

Ao criá-la, nossa jovem geração de comunistas chegou a contar com uma autêntica organização de vanguarda da revolução e impulsionou energicamente, sob sua liderança unitária, os preparativos para a fundação do partido e da luta de libertação nacional antijaponesa.

Profundamente consciente da importante missão que assume esta organização, nossa jovem geração de comunistas terá que desenvolver dinamicamente a tarefa de assentar o embasamento organizativo e ideológico para a fundação do partido.

Baseando-se estritamente na orientação traçada para a fundação do Partido, os membros de nossa organização devem empreender intensas atividades direcionadas a criar e a ampliar, de forma acelerada, as organizações de base do partido em extensas regiões. Além disso, devem trabalhar para implantar um sistema de orientação unificada sobre estas.

Por enquanto, atuarão com zelo para estabelecê-las e ampliá-las continuamente nas regiões do leste da Manchúria e na porção setentrional da Coreia, próximas ao rio Tumen, as quais serão importantes bases na luta armada antijaponesa. Teremos que constituir por toda parte organizações de base do partido, envolvendo militantes da União da Juventude Comunista, que estão cumprindo admiravelmente seus deveres revolucionários, sem curvar-se nem diante da mais selvagem repressão dos inimigos, e com outros indivíduos progressistas que estejam conscientizados sobre nossa causa e devidamente testados.

É importante tomar precauções contra a impaciência e a lentidão no estabelecimento de organizações partidárias de base. Esse trabalho deve ser conduzido apropriadamente e sem desvios. Devem prevenir casos que, tomados pela impaciência, aceitem às cegas nas organizações partidárias pessoas pouco conhecidas ou que, alegando que devem agir prudentemente, não admitam a tempo aqueles que já estejam preparados.

À medida que se expandirem as organizações partidárias de base, devemos implantar um sistema bem ordenado para as dirigir. Em primeiro lugar, em todas as partes do leste da Manchúria, onde estão preparadas as forças revolucionárias, devem-se estabelecer comitês distritais e regionais. Em segundo lugar, deve-se formar comitês zonais onde for necessário. Assim, conseguiremos estabelecer um sistema de direção unificada sobre as organizações partidárias e assegurar com êxito a liderança partidária sobre os agrupamentos revolucionários e os movimentos de massa em seus respectivos territórios.

Os membros da organização partidária devem concentrar seus esforços em conquistar uma sólida unidade organizativo-ideológica e uma camaradagem solidária em suas fileiras. Tal como os grãos de areia são pisoteados quando dispersos, mas formam toda uma montanha quando unidos, também os membros da organização não poderão fazer muito se atuarem de maneira dispersa, mas caso se unam de forma consistente, organizacionalmente e ideologicamente, poderão vencer quaisquer dificuldades e guiarão vitoriosamente a luta revolucionária, em virtude da camaradagem e do senso de dever. Podemos afirmar que garantir a identidade ideológica e a unidade de ação é uma exigência intrínseca à organização partidária revolucionária, uma força organizada.

Observando o passado do movimento comunista de nosso país, comprovamos que não é possível construir um partido e nem nivelar o caminho da luta revolucionária sem uma unidade ideológica e de vontade. “Vamos nos unir em uma só ideologia e vontade!” — este é o lema que devemos hastear. Defendendo este lema, devemos fazer todos os esforços para assegurar uma sólida unidade e uma coesão nas fileiras revolucionárias.

Para cumprir sua nobre missão, os membros da organização partidária devem preparar um terreno sólido entre as massas favoráveis à revolução.

Sem o apoio e a participação ativa das grandes massas e com alguns poucos comunistas será impossível levar a cabo uma revolução; caso o partido não seja capaz de plantar suas sementes nas massas, não poderá sustentar sua própria existência. Uma das principais razões que levaram o Partido Comunista da Coreia, fundado em 1925, a não poder desempenhar seu papel e nem sequer preservar sua própria existência deriva do fato de que não contava com o apoio das massas e estava alheio a elas.

Levando em conta essa séria lição, devemos concentrar todas as forças em assentar um terreno sólido entre as massas para a revolução. Devemos educar as grandes massas de variados estratos, conscientizá-las e aglutiná-las nas organizações revolucionárias sobre o princípio de ganhar, para a revolução, as forças opostas ao imperialismo japonês, mesmo que seja apenas uma pessoa a mais, sem distinção de profissão ou bens, graus de instrução ou crenças religiosas.

Devemos prestar uma especial e profunda atenção em agrupar jovens da nova geração nas organizações revolucionárias. Educar e ganhar a juventude, a qual apresenta um forte senso de justiça e um espírito arrojado, é um feito de grande significância na tarefa de ilustrar e conscientizar as massas, de diferentes estratos, e uni-las sob a bandeira da luta antijaponesa. No caminho de reunir jovens da nova geração nas organizações revolucionárias devemos nos proteger rigorosamente dos fracionistas, que, disfarçados de comunistas, conspiraram para atrair aos jovens, e prevenir a inserção de ideias fracionistas entre eles.

Contamos com suficientes possibilidades de congregar amplas parcelas das massas sob a bandeira da luta antijaponesa. Hoje seu ânimo encontra-se abalado como consequência da Revolta de 30 de maio(2), uma ação aventureira de esquerda, mas se trata de um fenômeno passageiro. À medida que a dominação colonialista do imperialismo japonês se torne mais brutal, crescerão, a cada dia mais, as forças que a ele se opõem e se elevará o sentimento antijaponês do povo. O evento dependerá de como nós, os jovens comunistas da nova geração, implantaremos o trabalho político-organizativo profundamente entre as massas.

Outra questão importante para realizar com sucesso as tarefas que assume a organização partidária revolucionária é a de sustentar firmemente uma posição independente.

Isso constitui uma garantia segura para assentar uma sólida base organizativo-ideológica da fundação do partido e realizar exitosamente a nossa revolução. Todos os integrantes da organização partidária, baseando-se estritamente no princípio de construção do partido e da linha que apresentamos para a revolução coreana, com seus próprios esforços impulsionarão ativamente e segundo a realidade concreta de nosso país as preparações para a fundação do partido e a organizarão da luta armada contra o imperialismo japonês.

Devemos conduzir o trabalho de construção das organizações partidárias em estreita relação com a luta revolucionária contra o imperialismo japonês. Apenas se mantivermos esse princípio, poderemos preparar, no calor da batalha, as bases organizativo-ideológicas para a fundação do partido e prevenir a repetição da dolorosa lição do Partido Comunista da Coreia, cujo comitê central foi constituído por algumas poucas pessoas do alto escalão que falharam em manter sua existência, tal como um castelo erigido na areia.

Unicamente no transcorrer da luta revolucionária contra o imperialismo japonês poderemos formar os principais quadros da revolução e capacitar suas forças com solidez, obter sua unidade no âmbito ideológico e mudar a situação favoravelmente à revolução. É imprescindível que os membros da organização partidária combinem as tarefas de ampliação de suas organizações partidárias de base e de consolidação das bases de massa para a revolução, relacionando-as às práticas revolucionárias direcionadas a mobilizar amplos setores em diversas formas de luta contra o Japão.

Desde os primeiros dias em que iniciamos a revolução até hoje, atravessamos um caminho repleto de difíceis provações. Ainda nos resta percorrer o longo e tortuoso caminho da revolução, pois nossa luta apenas começou.

Nós, que somos os membros fundadores da organização partidária revolucionária, bem conscientes da grande responsabilidade que assumimos perante a pátria e a revolução, teremos que seguir avançando até a vitória da revolução coreana, bravamente abrindo caminho entre as adversidades.