Apoiemos ativamente a luta revolucionária do povo chinês

Kim Il Sung

15 de setembro de 1945


Origem: Conversa com quadros militares e políticos a serem enviados à região nordeste da China.

Fonte: Let Us Provide Active Support for the Revolutionary Struggle of the Chinese People, arquivo Kim Il Sung, seção inglesa do Arquivo Marxista na Internet.

Tradução: João Victor Bastos Batalha.

HTML: G. P.

Direitos de reprodução: Licença Creative Commons BY-SA 4.0.


Como todos vocês sabem, em uma recente reunião tomamos uma importante medida de enviar competentes quadros militares e políticos do Exército Popular Revolucionário da Coreia à região nordeste da China como apoio à luta revolucionária do povo chinês. De acordo com essa resolução, nós já enviamos diversos camaradas à região nordeste. Hoje, vocês também partem para o vosso destino.

Gostaria que vocês, aqueles que combateram durante um longo período os selvagens agressores imperialistas japoneses na vasta região da Manchúria, vivendo expostos às vicissitudes climáticas, retornem o quanto antes à terra pátria libertada para rever seus queridos familiares, se reponham do cansaço acumulado e que participem da construção de uma nova Coreia. De qualquer maneira, a situação no nordeste da China não permite tais pensamentos.

Ali a presente situação é de extrema complexidade.

Como presenciaram a situação na área de Mudanjiang, já sabem que essa região se encontra gravemente ameaçada pelas conspirações da facção de Chiang Kai-shek(1), desde a derrota do imperialismo japonês.

Na atualidade, o grupo de Chiang Kai-shek planeja abertamente ocupar o nordeste da China. Estão reorganizando suas províncias, estabelecendo um novo sistema administrativo e instaurando organizações locais do Kuomintang. Ao mesmo tempo, com o “auxílio” dos Estados Unidos, incrementam rapidamente a preparação militar para ocupar essa região.

Nessa parte da China, remanescentes do derrotado exército japonês e do exército fantoche de Manchukuo(2), os bandidos locais e os latifundiários vão integrando as forças contrarrevolucionárias, depositando suas esperanças no exército do Kuomintang de Chiang Kai-shek, e complicam ainda mais a situação. Por todas as partes, em nome do “anticomunismo”, levantam-se e resistem desesperadamente, saqueiam e assassinam a população.

Não podemos ser meros observadores da tensa situação e das difíceis circunstâncias prevalecentes na região nordeste da China.

Apoiar a luta revolucionária do povo chinês constitui um sublime dever internacionalista para os comunistas e demais setores do povo coreano.

A luta revolucionária do povo chinês está ligada à luta de libertação nacional dos povos asiáticos, a defesa da região nordeste da China é essencial para acelerar o triunfo da revolução chinesa. Após a vitória na guerra antijaponesa, a região assumiu uma relevante posição estratégica para a revolução chinesa no plano político, econômico e militar. A permanência do exército soviético nessa área proporcionou as condições sociais e políticas para o desenvolvimento da luta revolucionária do povo. Além disso, essa região detém características econômicas e naturais favoráveis. Caso o Partido Comunista da China a controle, poderá desempenhar um grande papel na luta revolucionária popular chinesa.

Apoiar essa luta é também uma obra sagrada em favor da revolução coreana e de nossos compatriotas ali radicados.

A China é vizinha da Coreia e sua região nordeste faz fronteira com a porção norte de nosso país. Portanto, se ali se estabelece um governo democrático e se consolida uma sólida base revolucionária, será criado um ambiente favorável à nossa revolução.

Atualmente residem ali um grande número de coreanos, os quais sofrem todo tipo de penalidades e infortúnios sob a tirania dos imperialistas japoneses, latifundiários e capitalistas. Muitos deles participaram na Luta Armada Anti-japonesa e muitos outros prestaram apoio moral e material à Guerrilha Popular Anti-japonesa(3). Apoiar a luta revolucionária dos habitantes da região nordeste da China implica libertar da dominação inimiga não só ao povo chinês, mas também a milhões de compatriotas ali residentes.

Então, quais serão suas tarefas nessa região da China?

Vocês devem ajudá-los ativamente a organizar destacamentos armados destinados a aniquilar as forças reacionárias.

Sem poderosas forças armadas será impossível derrotá-los. Devem organizar os destacamentos armados com os mais destacados jovens chineses e coreanos, contando com os veteranos da guerra anti-japonesa enquanto núcleos centrais, e somar-se às unidades populares armadas, as quais atuam dispersas e em diferentes localidades, para assim ampliar rapidamente os destacamentos.

Vocês devem providenciar ajuda efetiva aos habitantes de distintos lugares nos esforços de estabelecer um poder democrático.

A situação atual na região nordeste da China é tal que apenas uma pequena porção do território encontra-se sob o poder das forças soviéticas. Muitos lugares são controlados pelos sobreviventes do exército fantoche de Manchukuo, latifundiários locais e bandidos.

Se um governo democrático popular chinês não for estabelecido ali, pode ser instaurado um governo reacionário controlado pelo Kuomintang. Vocês devem ajudar o povo chinês a instituir um governo democrático, o qual represente a vontade popular de distintos lugares, antes que o governo do Kuomintang usurpe o direito de administrar a região.

Vocês devem prestar uma assistência sincera aos órgãos governamentais em seus esforços para mobilizar unidades armadas e quaisquer outras forças democráticas, além de lidar rigorosamente com todos aqueles que perturbam a ordem social e reprimir, de maneira consequente, as conspirações dos latifundiários locais, bandidos, soldados sobreviventes do derrotado exército japonês e as forças remanescentes do exército fantoche do Kuomintang.

Além disso, devem cooperar ativamente no trabalho de formar organizações locais do Partido Comunista.

Vocês devem instalar organizações partidárias em lugares onde não existam organizações de base do Partido Comunista e expandir, ao mesmo tempo, as fileiras do Partido constantemente, recrutando os melhores trabalhadores e camponeses.

Devem garantir que as organizações partidárias locais façam cumprir as decisões do Partido Comunista da China e prestar profunda atenção no fortalecimento de sua unidade e coesão.

A formação eficiente de organizações de massa é extremamente importante para aglutinar as forças revolucionárias.

Vocês devem ajudar as organizações partidárias locais a formarem organizações de massa adaptadas às condições locais e ao nível de preparação das pessoas. Dessa maneira, as organizações de massa serão formadas em qualquer lugar, onde houver povo, então as grandes massas do povo estarão firmemente unidas em torno do Partido Comunista da China.

Vocês devem ajudá-los no trabalho de formação de uma frente unida, destinada a agrupar todas as forças democráticas.

Quando me reuni com os líderes da “Associação Popular de Koryo”, uma organização de coreanos na região de Mudanjiang, sugeri que deveriam constituir uma organização capaz de agrupar a todos os coreanos e chineses que aspiram pela democracia. Disse-lhes que se formassem, por exemplo, uma Grande União Democrática, todos os coreanos e chineses iriam ingressar. Disseram que iriam alterar o programa e o estatuto de sua organização e a renomear para que admitisse tanto coreanos quanto chineses. Considero racional formar na região nordeste da China uma organização da frente unida, como a Grande União Democrática, que possa abarcar amplas forças democráticas de todas as classes, superior às diferenças entre partidos políticos, organizações e nacionalidades.

No trabalho da frente unida, os comunistas devem desempenhar o papel principal e aderir ao princípio de unidade através da luta. Vocês devem fazer esforços positivos para reunir todas as forças democráticas, de várias parcelas do povo e até de estratos vacilantes, na frente unida, enquanto atuam atentamente diante da possível infiltração de elementos reacionários.

Sobretudo, devem realizar esforços no fortalecimento da solidariedade entre o povo coreano e o chinês.

Até o presente momento, ambos cooperaram em uma luta árdua contra os invasores imperialistas japoneses. Entretanto, atualmente sua solidariedade encontra-se gravemente afetada pelas manobras inimigas destinadas a proliferar a discórdia entre ambas as nações.

O inimigo cria um clima de animosidade entre o povo coreano e o chinês através de falsos rumores, os quais dizem que os coreanos eram lacaios do imperialismo japonês, justamente para provocar conflitos entre eles. Em algumas partes do leste da Manchúria, até mesmo sangue foi derramado entre os coreanos e os chineses. Sem dúvidas, isso é absolutamente deplorável. No entanto, em nenhum momento vocês devem tratar de resolver a situação, impulsionados por sentimentos nacionalistas, sem distinguir as artimanhas do inimigo. Nesse caso, vocês podem ser vítimas dos estratagemas dos inimigos direcionados a disseminar a discórdia entre uma nação e a outra. Dessa maneira, comprometerão ainda mais a solidariedade entre o povo coreano e o chinês.

Em qualquer circunstância, devem ter cautela com toda palavra e ação que imponha obstáculos diante do fortalecimento da solidariedade entre ambos os povos. Vocês devem esclarecer que ambos estão travando a mesma luta revolucionária para construir uma nova sociedade e encorajá-los a estabelecer um ambiente favorável à solidariedade e colaboração.

O camarada Kang Kon(4) ficará responsável pela direção de suas atividades na região nordeste da China. Vocês devem reportar tudo ao camarada Kang Kon, o qual residirá em Yanji, e agir de acordo com suas instruções. Também devem manter um estreito contato com o quartel general das forças soviéticas e com as organizações do Partido Comunista da China nas respectivas zonas.

O lema da nossa Guerrilha Popular Anti-japonesa: “A guerrilha não pode existir apartada do povo, tal como o peixe não pode viver fora da água”; é uma máxima para os atuais e futuros revolucionários, assim como foi nos tempos da luta armada anti-japonesa.

Assim como conduzimos a luta armada anti-japonesa apoiados no povo, vocês sempre estarão por entre o povo e cumprirão a missão assumida.

Também devem aprofundar a análise da realidade das zonas por onde chegam, planejar e implementar seu trabalho criativamente. Vocês devem ser modestos e simples, relacionar-se bem com as massas e adotar uma vida singela, tal como a deles.

Espero que obtenham êxito em suas tarefas revolucionárias, com grande orgulho de serem soldados internacionalistas, e então retornem à Pátria em boa saúde.