Vamos revelar e condenar as secretas manobras do imperialismo estadunidense pela criação da “Comissão Temporária das Nações Unidas sobre a Coreia”

Kim Il Sung

19 de novembro de 1947


Origem: Instrução dada ao chefe do Departamento de Propaganda do Comitê Popular da Coreia do Norte.

Fonte para a tradução: Revelemos y condenemos el intrígulis de las maniobras del imperialismo estadounidense por la creacíon de la “Comísion Provisional de la ONU para Corea”, Ediciones en Lenguas Extranjeras de la RPDC.

Tradução: João Victor Bastos Batalha.

HTML: Lucas Schweppenstette.

Direitos de reprodução: Licença Creative Commons BY-SA 4.0.


Recentemente, os imperialistas norte-americanos demonstraram de novo a sua sinistra intenção de agredir ao nosso país. Você sabe que quando o imperialismo yankee tentava levar o problema coreano à Assembleia Geral da ONU, os delegados da União Soviética e de vários países se pronunciaram categoricamente pela retirada simultânea das tropas soviéticas e estadunidenses da Coreia e deixar a solução do problema coreano à escolha de seu povo. Apesar disso, os imperialistas estadunidenses, em flagrante violação do direito de autodeterminação do povo coreano, submeteu-o ilegalmente à consideração da Assembleia Geral da ONU.

Mesmo que em uma sessão do segundo período, destinada a discutir o problema coreano, os delegados de vários países tenham proposto, justamente, convidar o representante coreano à reunião, os imperialistas estadunidenses opuseram-se. Nessa sessão da Assembleia Geral da ONU(1), eles, ao colocarem em ação o seu mecanismo de votação, aprovaram pela força a “resolução” de criar a “Comissão Temporária das Nações Unidas sobre a Coreia” e organizar um “governo” na Coreia mediante “eleições” supervisionadas por essa comissão. Isso é uma intolerável ofensa à nossa nação e um insolente desafio ao unânime desejo e demanda dos povos do mundo, amantes da paz, pela completa soberania e independência da Coreia e o seu desenvolvimento pela via democrática. Por outro lado, é uma astuta artimanha dos Estados Unidos para encobrir, sob a insígnia da ONU, as suas abertas intervenções nos assuntos internos da Coreia.

Os imperialistas norte-americanos podem manipular a dita “resolução” da ONU para abrir passagem às suas conspirações destinadas a converter a Coreia em sua colônia.

No passado, o nosso povo foi violado até mais não poder, porque se viu obrigado a viver como escravo durante quase meio século sob a dominação colonial do imperialismo japonês. Agora, o imperialismo estadunidense tenta voltar a convertê-lo em seu escravo colonial. Como podemos tolerá-lo?

Devemos nos opor e rejeitar categoricamente essas intrigas dos yankees e revelar seus segredos diante da opinião imparcial do mundo, de modo que seu verdadeiro aspecto repugnante de agressores se torne desvelado.

É necessário redigir uma matéria de rádio de peso que denuncie o caráter ilegal da “Comissão Temporária das Nações Unidas sobre a Coreia”, inventada pelo imperialismo norte-americano, e expressar a posição de princípio do nosso Partido em relação a isso.

Agora o povo quer ouvir a voz do nosso Partido sobre a criação da dita comissão.

Devemos escrever logo e publicar por rádio uma matéria que coloque em evidência e condene as manobras do imperialismo estadunidense, para dar um golpe contundente em seu perverso plano de colonizar a Coreia, e mobilizar energicamente a todos os coreanos na luta contra a referida comissão.

Na matéria deve-se colocar ênfase nos seguintes pontos.

Diante de todos, deixar desnudo, com argumentos lógicos, que o fato de que o imperialismo estadunidense obrigará a ONU a debater e a decidir, de maneira unilateral, o problema interno da nação coreana, na ausência de seu delegado, é uma ofensa intolerável e um ato absolutamente ilegal.

A resolução da ONU de criar a referida comissão é produto da pressão norte-americana, por meio do seu mecanismo de votação. Por isso, devemos declarar terminantemente que o povo coreano não reconhece de modo algum esse documento ilegal.

Do mesmo modo, temos que revelar os objetivos dos imperialistas norte-americanos no que diz respeito à introdução desse instrumento intervencionista da ONU na Coreia.

O seu objetivo é, em poucas palavras, usar o nome da ONU para justificar no cenário internacional a sua agressão e intervenção sobre a Coreia e, a longo prazo, convertê-la em sua colônia permanente.

Ademais, deve apontar claramente as tarefas de luta da população da Coreia do Sul.

A tarefa principal que hoje lhe corresponde é unir-se firmemente sob a bandeira da independência nacional, para opor-se à entrada em seu território da “Comissão Temporária das Nações Unidas sobre a Coreia”, e fundar, o quanto antes, um governo unificado, democrático e independente, através da luta coletiva a nível nacional, junto com os compatriotas do Norte.

Nesta mesma noite devem redigir essa matéria, que revele e denuncie o contexto de criação da mencionada comissão, e transmiti-la amanhã pela rádio. A agilidade da rádio é de suma importância para conquistar o triunfo no enfrentamento do inimigo. Para manter a iniciativa no confronto radiofônico, não devemos perder a oportunidade e o pretexto. À vista disso, você, camarada chefe do Departamento de Propaganda, deve escrevê-la, ao invés de confiá-la a outra pessoa. Não é fácil redigir uma matéria, mas todos os nossos funcionários devem saber escrever. Pode-se afirmar que saber escrever é um importante meio de luta para os revolucionários.

Quando terminar a matéria, a revisarei.

Você mesmo a lerá na rádio em voz exortativa e vigorosa. Dessa maneira, será possível sublinhar o caráter oficial e dar maior ênfase, em comparação a quando o locutor o faz.

Daqui em diante, empreenderemos de modo mais enérgico a luta radiofônica. Assim, você deve guiar todo o pessoal da rádio a cumprir a sua missão, com elevada consciência política.

A rádio é o mais poderoso dos meios de propaganda e agitação que o nosso Partido dispõe. Você deve prestar uma atenção constante nos trabalhos da rádio e induzir os seus funcionários a cumprir as suas missões de forma irrepreensível.