Que os jovens levem a cabo a causa revolucionária do Juche sob a direção do Partido

Kim Il Sung

22 de fevereiro de 1993


Origem: Mensagem ao VIII Congresso da União da Juventude Trabalhadora Socialista da Coreia.

Fonte: Revista Mundo Socialista: República Popular Democrática da Coreia, vol. 1, Edições Nova Cultura, 2.ª edição, 2018, p. 63-72.

Tradução: União Reconstrução Comunista.

HTML: Lucas Schweppenstette.

Direitos de reprodução: Licença Creative Commons BY-NC-SA 3.0.


Em virtude do VII Congresso da UJTS da Coreia, de grande importância para a luta revolucionária de nosso povo e para desenvolvimento do movimento juvenil, felicito de modo fervoroso os participantes e expresso minha calorosa gratidão a todos os membros e demais jovens que realizam abnegados esforços em interesse do partido, da revolução e do fortalecimento da prosperidade da pátria socialista.

Os jovens da Coreia têm percorrido uma gloriosa trajetória de luta no ritmo do avanço de nossa revolução. Em todo o processo, desde sua época inicial até hoje, tens cumprido de modo inacreditável seu papel de vanguarda dando contribuições imperecíveis a sua defesa e seu desenvolvimento vitorioso.

No mais, durante o tenebroso período de dominação colonialista do imperialismo japonês, foram os comunistas da geração jovem quem, separados das caducas resoluções de correntes ideológicas ultrapassadas, se uniram sob a bandeira da ideia Juche e facilitaram um novo caminho para a Revolução Coreana. Para salvar do crítico destino a nação eles e outros jovens patriotas se levantaram valorosamente, com as mãos armadas, na sagrada guerra antijaponesa e lutaram com espírito de sacrifício, fazendo assim uma entrada histórica para implantação das gloriosas tradições de nosso partido para o alcance da obra de restauração da pátria. Quando nossa república se viu ante graves perigos por causa da invasão armada dos imperialistas norte-americanos, também foram eles que, ao combater com heroísmo, entregaram sem hesitação sua preciosa juventude em interesse da pátria única, logrando salvaguardá-la e fazendo-a brilhar com dignidade e honra. Não só manifestaram seu espírito revolucionário e heroísmo contra os agressores imperialistas, mas também dedicaram sem reservas sua força e sabedoria e seu valioso suor à construção de uma nova sociedade sobre a terra pátria e à implantação do socialismo centrado nas massas populares e sustentado na independência, na autossuficiência e na autodefesa. Toda vez que nossa revolução tropeçava com dificuldades, os jovens, convertendo-se em guardas e tropas do partido, tem a protegido e defendido resolutamente, na vanguarda e na execução de suas políticas e orientações. A trajetória percorrida por eles está saturada de lealdade ao partido e a revolução e de relevante criação para o bem da pátria e do povo.

Hoje os integrantes da jovem geração, sob a correta direção do Partido, se preparam de modo excelente como continuadores da revolução dignos de confiança. Formados pelo partido, ainda que em meio da complexa situação internacional e seus ventos insalubres, defendem suas posições como construtores socialistas e guardiões da pátria, assim como mostram em elevado grau suas belas características a oferecer para qualquer tarefa que o partido os chame a cumprir e de entregar, sem hesitar, a sua vida para o bem da sociedade, do coletivo e dos camaradas. Viver como se espera o Partido, como sua vanguarda juvenil, e compartilhar um mesmo destino, se tem feito com imóvel fé e vontade dos jovens de nosso país. O Partido e o povo consideram grande orgulho ter como continuadores da revolução tão magníficos e admiráveis jovens das novas gerações.

Nossa revolução, que tem vencido avançando sob a bandeira da Ideia Juche, se encontra em uma importante conjuntura histórica, e ante ao povo e a juventude se apresentam pesadas, porém honrosas tarefas.

A grave situação criada com a derrocada do socialismo e a restauração do capitalismo em alguns países e as frenéticas manobras que com tal motivo realizam os imperialistas e outros reacionários contra o socialismo e nossa república, criam sérias dificuldades a nossa revolução e lhe representam importantes desafios. Se o caminho que nosso povo tem percorrido tem sido severo e árduo, em sua complexidade e rigorosidade, a esta difícil situação devemos enfrentar. Defender e levar adiante, ou não, a causa do socialismo ante todo o tipo de desafios dos imperialistas e outros reacionários é questão vital para o destino de nossa revolução e um importante assunto concernente a existência do socialismo e do futuro da humanidade. Ainda que a situação da revolução seja severa e complexa, seu futuro é lisonjeiro, e nossa causa, invencível.

Os imperialistas estão barulhentos, porém suas contradições internas e corrupção se aprofundam com o passar dos dias; é irrevogável a lei da história em que se arruína o imperialismo e triunfa o socialismo. Os imperialistas não podem acabar com a fé do nosso povo no socialismo. O nosso socialismo não é trazido por ninguém, nem é a imitação de um país estrangeiro, nosso povo o escolheu por si só e o construiu por sua própria conta, de acordo com a sua necessidade. Nosso socialismo, sob atenção do Partido e do Estado, assegura ao povo uma existência independente e criadora, e possibilita que todos os jovens venham a crescer com felicidade e fazer realidade seus ideais, está arraigado profundamente em sua vida e se tem convertido em algo inseparável de nosso destino. O destino do socialismo é o de nosso povo e o de nossos jovens.

Temos capacidade para salvaguardar e fazer brilhar o socialismo e culminar na revolução. Os tempos atuais são diferentes de quando travamos batalha contra o imperialismo japonês, expostos ao tempo e mal armados e no período da passada guerra de libertação da Pátria, quando o jovem exército popular teve que fazer frente agressão do imperialismo norte-americano. Contamos hoje com a provada direção de um grande partido, um povo unido em torno de uma só vontade, uma poderosa economia nacional independente capaz de sustentar-se por si só sob qualquer circunstância e defender as conquistas do socialismo. Nenhuma ameaça militar nem ofensiva político-ideológica, nem nenhum bloqueio econômico dos imperialistas podem amedrontar o nosso povo nem impedir nosso avanço.

Devemos defender com firmeza a causa socialista, frustrando com a ofensiva revolucionária a contrarrevolução dos imperialistas e outros reacionários, alcançar a todo custo o triunfo total do sistema e culminar na obra histórica de reunificação.

Nossas tarefas revolucionárias e a situação atual requerem que os jovens se preparem de maneira consequente como combatentes de vanguarda, fiéis ao partido e a revolução. O futuro do partido, o destino da revolução depende de como se preparam os integrantes da jovem geração, sua reserva e continuadores, respectivamente, e de como se eleva seu papel. Para que o partido se consolide e progrida ainda mais e a revolução alcance etapas maiores, é indispensável dar-lhes uma formação revolucionária melhor que a de seus antecessores. Este é um requisito legítimo do desenvolvimento da revolução. As experiências e lições históricas da luta revolucionária mostram que quando os jovens se educam e se preparam solidamente como revolucionários, se assegura com firmeza a continuidade da revolução, porém, em caso contrário, esta sofre contratempos e tropeços, até ser interrompido seu relevo. É errôneo considerar inevitável que o espírito revolucionário dos integrantes das novas gerações se debilite pouco a pouco, à medida que a construção socialista avança e a vida se faz mais abundante. Ainda que eles tenham a limitação de não ter se forjado em meio as provas revolucionárias, estão em condições favoráveis para assimilar elevadas qualidades revolucionárias sobre a base das experiências e os méritos da luta, acumulados por seus predecessores. O cerne do problema é se pode educá-los ou não para que possam seguir e levar adiante com acerto o seu espírito revolucionário e seus méritos. Nosso dever é formá-los como um relevo digno de fidelidade, de maneira que herdem e desenvolvam idealmente a causa Juche, honrando a geração precedente. A tarefa básica de nossos jovens neste processo reside em ser ilimitadamente fiéis ao partido, herdando a tradição da unidade sendo uma só vontade.

A revolução avança triunfalmente quando as massas populares se unem com firmeza em torno do seu dirigente e seguem com lealdade seu guia. Se nosso povo pôde triunfar na tão amarga luta revolucionária antijaponesa foi, precisamente, porque conseguiu estabelecer unidade em suas linhas. A unidade ao redor do dirigente constitui o núcleo das tradições revolucionárias de nosso Partido.

Na atualidade, nossa revolução segue desenvolvendo-se impecavelmente sob guia do camarada Kim Jong Il, dirigente ilimitadamente fiel a causa das massas populares. Os jovens devem unir-se com uma só alma e vontade em torno do camarada Kim Jong Il e seguir com lealdade a direção do partido, tal como nossa primeira geração, que iniciou o glorioso caminho da Revolução Coreana, combateu aglutinada e firmemente ao redor de seu líder. Esta é a exigência de nossa revolução e eis aqui, precisamente, a sólida garantia para defender e levar a cabo a causa socialista e realizar com relevante êxito a história do trabalho da reunificação da pátria em qualquer situação difícil e complexa.

Nossa unidade é idealizada e baseada na ideia Juche, é organizada, nos permite atuar como um só homem sob a direção do partido. A lealdade ao partido não é senão aquela que expressa respeito a sua ideologia revolucionária e a sua direção.

Atualmente, a ideia Juche, doutrina reitora invariável da nossa revolução, se transmite com excelência, se aprofunda e desenvolve em sua plenitude por nosso partido, assim como se materializa de modo irrepreensível em todas as esferas da revolução e da construção. Os jovens devem ser os mais fervorosos partidários e defensores desta doutrina. Seus corações têm de bater sempre sob ele e por suas veias têm de correr somente seu sangue vermelho. Todos têm que se armar solidariamente com ele, apoiá-lo e defendê-lo com afinco, assim como pensar e atuar segundo seus postulados em todo momento e lugar.

A União da Juventude Trabalhadora Socialista é a reserva política de nosso partido e por sua conduta os jovens estão ligados organicamente com ele. Se deve implantar com solidez o sistema de direção do partido em seu seio de modo que suas organizações e membros se movam como um só corpo sob única direção do partido. Militar na UJTS significa ser soldado revolucionário do partido que, levando uma valiosa vida política, compartilha um mesmo destino. Seus membros com alto orgulho revolucionário e sentimento de honra, participarão com entusiasmo nas atividades da organização e, neste processo, se forjarão sem interrupção e irão se preparando como soldados revolucionários fiéis ao partido.

Para continuar e levar a um final feliz a causa Juche, substituindo as gerações antecessoras, os jovens têm de ser construtores do socialismo dotados de grandes capacidades e elevadas características.

O socialismo, destinado a modificar e transformar a natureza, a sociedade e o homem, é a causa magna e criadora levada a cabo durante a amarga luta contra o imperialismo, por isso, para ser responsáveis de sua construção os jovens devem ter, ademais, alto grau de fidelidade ao partido e a revolução, amplos conhecimentos científicos técnicos e preparação cultural e militar. Nossos jovens devem se esforçar para serem revolucionários dotados com a ideia Juche, construtores do socialismo, bem formados na cultura e militar fiéis ao partido e ao país. Sua capacidade e talento criador tem de se manifestar em esforços para construir o socialismo. O elevado valor de sua vida não se mede pelo prazer pessoal senão por abnegado trabalho de interesse a felicidade popular. Ao dedicar-se com entusiasmo e talento para sobressair ainda mais nosso socialismo centrado nas massas populares, terão que passar com proveito sua juventude.

Nosso partido, confiando nos integrantes da jovem geração, instruídos de modo original, emergiu como vanguarda das três revoluções: a ideológica, a técnica e a cultural. Lhes incumbe fazer realidade cabalmente a original linha de nosso partido para a construção do socialismo, registrar inovações e as promoções em todas suas frentes, levantando a bandeira das três revoluções.

Participar e realizar proezas nessa digna tarefa vem a ser a maior honra para os jovens. Nosso partido os chama para ocupar postos importantes na edificação socialista e espera que todos sejam inovadores e heróis na produção e na construção. Oferecendo-se conscientemente em seus ramos, deverão eliminar os obstáculos no caminho e fazer proezas laborais. Defender, com armas, o Partido e a Revolução é a outra nobre missão dos jovens. Com um correto ponto de vista, sobre o imperialismo e a guerra, tens de adquirir com assiduidade conhecimentos militares e se esforçar com tenacidade para levar a efeito a linha militar do nosso partido para a autodefesa. Considerado como um motivo de grande orgulho servir o exército popular, as forças armadas revolucionárias de nosso partido, os militares se preparam para poder aniquilar cada cem inimigos e, assim, defender o país com a força do aço.

A nobre moral e o estilo de vida sadio são importantes características que tem de próprio nos jovens de nossa época. Só quando são sadios na moral e vivem de modo revolucionário, é possível consolidar a unidade e coesão de nosso povo e implantar em toda a sociedade esse ambiente de vida. A moral da classe exploradora e o corrompido modo de vida burguês constituem um perigoso veneno que perverte a juventude. Não devem ser persuadidos pelos redemoinhos de “liberalização” e a existência dissipada que os imperialistas tratam de difundir, mas rejeitar categoricamente. Tem que mostrar um grau elevado de nobre moral e estilo revolucionário de vida, de estudar, de trabalhar e lutar com agrado, amar os companheiros e a coletividade, socorrer e guiar uns aos outros, compartilhando tristezas e alegrias. Sua existência tem que estar acompanhada de lutas, de canções e de bailes. Com lindas esperanças e abundantes sentimentos deverão viver com otimismo.

O esforço para alcançar a reunificação é a continuação do combate que iniciamos pela libertação nacional com a luta revolucionária antijaponesa e a máxima ânsia de nossa nação é desfrutar todos, por igual, de uma vida feliz no território pátrio unificado. Os jovens são abandeirados pela unificação da pátria e serão protagonistas de uma Coreia unificada. Devem avançar a frente de toda a nação na luta por alcançar esse objetivo na década de 1990. Prestarão ativo apoio e respaldo a batalha dos jovens estudantes e demais setores da população sul-coreana pela soberania, a democracia e a reunificação da pátria, sem olvidá-los nem por um momento. Todos os jovens do Norte e Sul no estrangeiro, ao lutar mancomunados solidamente sob bandeira da grande unidade nacional, tem de acelerar a reunificação independente e pacífica da Pátria.

A batalha de nosso povo para elevar a causa Juche está estreitamente ligada com a dos demais povos progressistas contra o imperialismo e pela criação de um mundo novo e independente. Construir um mundo novo, livre e pacífico, livre da dominação e subjugação, da agressão e da guerra, é um trabalho comum da humanidade, e lutar na linha de frente para levar a cabo é um sublime dever da juventude. Nossos jovens não podem somente ser fiéis a missão nacional da revolução, mas também ser exemplos no cumprimento de sua missão internacional. Compete-lhes fortalecer a amizade e a solidariedade com os jovens progressistas do mundo sob o ideal da independência, a paz e a fraternidade.

O futuro pertence aos jovens. O feliz destino não vem por si só, há de se forjá-lo e conquistá-lo através da luta. O orgulho dos jovens e sua digna vida consistem em edificar um luminoso futuro, vencendo as dificuldades e provas no caminho da revolução. Todos nossos jovens abrigando esse magno projeto e ideal, dedicarão sem reservas seu entusiasmo e talento a batalha para completar a causa revolucionária Juche. Estou seguro que a União da Juventude Trabalhadora Socialista e seus integrantes a levarão a um final feliz sob a direção do partido.