Sobre a Ideia Juche

Kim Jong Il


Sobre a Ideia Juche
5. Significado histórico da ideia Juche


capa

A ideia Juche exerce uma poderosa influência sobre a vida ideológico-espiritual da humanidade e o processo de transformação revolucionária do mundo. Goza de grande simpatia entre os povos do mundo e oferece um forte impulso ao movimento histórico de nossa época para alcançar a independência.

Reconheceram a ideia Juche como uma corrente ideológica da época e com o desenvolvimento da história crescem sua força de atração e importância revolucionária.

A ideia Juche ofereceu uma autêntica concepção revolucionária do mundo que representa nossa época, a época do Juche. Este é o seu importante aporte histórico ao desenvolvimento ideológico da humanidade e a sua grande causa pela libertação.

O critério dos homens, seu ponto de vista e sua posição acerca do mundo progridem através de um longo processo histórico.

A história do desenvolvimento da concepção do mundo foi a história da luta entre duas correntes filosóficas opostas: o materialismo e o idealismo, a dialética e a metafísica. O marxismo determinou o triunfo do materialismo e da dialética nesta disputa. A concepção marxista do universo, materialista e dialética, surgiu como reflexo das exigências daquela época. Com a aparição da classe operária no cenário histórico, se iniciou uma nova etapa da história humana. As novas circunstancias históricas em que se levantou a cortina da revolução contra o capital exigiam com pressão uma ideologia revolucionária que esclarecesse a classe operária, alçada na luta, a inevitabilidade da derrota do capitalismo e a vitória do socialismo. O que se colocava então em primeiro plano era combater o idealismo e a metafísica que pretendiam divinizar o domínio do capital reacionário e predicar sua eternidade, e assim elucidar um conceito de mundo materialista dialético surgiu justamente como reflexo dessas exigências da época.

O avanço do tempo é acompanhado pelo desenvolvimento da concepção de mundo. A ampliação e o desenvolvimento ininterrupto da revolução que estalou com a aparição da classe operária deram início a uma nova época em que as massas do povo trabalhador se convertiam em donas da história a partir dos apêndices que haviam sido. Um novo período no qual a classe operária e outras massas do povo trabalhador surgiram como uma grande força que domina o mundo, exigiu a aparição de uma nova concepção do universo que lhes permitisse ser donas do próprio destino, forjá-lo de maneira independente e criadora e levar à vitória a obra histórica da libertação nacional, classista e humana. Esta tarefa histórica se viu realizada brilhantemente com o surgimento da ideia Juche.

A ideia Juche, que esclareceu a concepção do mundo da nova era, é atual e original no princípio filosófico em que se fundamenta.

Em tempos passados se considerou como o problema fundamental da filosofia as relações entre a matéria e a consciência, entre o ser e o pensamento. A esta questão deu resposta científica o princípio do materialismo marxista sobre a primazia da matéria, do ser.

Posto que já se havia dado uma solução materialista ao problema da origem do mundo, a ideia Juche colocou originalmente como uma questão fundamental da filosofia a posição e o papel que o homem ocupa no mundo e deu resposta ao problema sobre quem é dono do mundo.

O princípio filosófico da ideia Juche, que definiu a posição e o papel que o homem assume como dono do mundo, se assenta na nova apreciação dos seres humanos.

O problema do homem foi um tema muito discutido pelos filósofos precedentes, mas se limitaram, em sua maioria, a retratá-lo abstratamente no puro aspecto humano, à margem de suas relações sociais. Foi o marxismo que abordou e solucionou o problema da essência do homem em meio as suas relações sociais.

A ideia Juche deu um novo esclarecimento as características essenciais do homem em função das relações sociais. Ao definir que o homem é um ser social com independência, capacidade criadora e consciência, ofereceu-lhe uma perfeita configuração filosófica. O que a ideia Juche estabelecera, sobre a base do exame científico do ser social, o princípio filosófico de que o homem é o dono de tudo e decide tudo, constituiu a descoberta de uma verdade filosófica que imprimiu uma nova modificação da concepção do mundo.

A ideia de que o homem é o dono e fator determinante de todas as coisas, ou seja, que é o dono do mundo e do seu próprio destino, transformador de um e o forjador do outro, se opõe diametralmente ao idealismo e metafísica. Enquanto o idealismo se reduz ao misticismo que sustenta que o destino do mundo e do homem é regido por uma "força" sobrenatural, a metafísica se reduz ao fatalismo que diz que todas as coisas do mundo são invariáveis e, portanto, o homem deve obedecer a seu destino. A doutrina de que o homem é dono do mundo e do seu destino e é capaz de transformar o primeiro e forjar o segundo, tem como premissa a posição materialista e dialética que nega o misticismo e o fatalismo.

A ideia Juche, ao definir de modo original o princípio de que o homem, produto superior da evolução do mundo material, governa, transforma e desenvolve este mundo, elucidou em um novo plano o fundamento da concepção de mundo que, segundo o princípio filosófico do Juche, está centrada no homem.

A história conheceu diferentes formas de concepção de mundo, mas nenhuma que definisse o critério e a posição no mundo com referência ao homem. Não o puderam fazer nem os materialistas do passado que consideravam o mundo formado a partir da matéria, nem muito menos os idealistas que o reduziam ao conceito ou ao espírito.

A ideia Juche, ao apresentar o ser humano não como um simples componente do mundo, mas como quem o domina, estabeleceu uma nova concepção que trata o mundo e sua evolução a partir desse homem, o que nunca havia ocorrido antes. O ponto de vista e a posição Juche, ao conceituar assim o mundo, constituem uma segura garantia para o conhecimento e a prática independentes e criadores dos homens com a finalidade de transformar o mundo e forjar seu próprio destino.

A ideia Juche, que elucida o critério e a posição de tratar o mundo sobre a base do homem, renovou os critérios sobre a história social. Em tempos pré-marxistas, até os partidários do materialismo e da dialética mantiveram uma posição idealista acerca da história social. O marxismo, ao esclarecer que a sociedade, como a natureza, pertence ao mundo material e se transforma e desenvolve em virtude das leis universais que regem a evolução do mesmo, negou os critérios idealistas sobre a história social.

A ideia Juche, reconhecendo estas leis universais do desenvolvimento do mundo material que influenciam a história da sociedade, determinou as leis inerentes desta história. Eis um aporte inestimável da ideia Juche ao aperfeiçoamento da concepção da classe operária sobre a história social.

As massas populares são o sujeito da história, todo movimento na história social é um movimento independente e criador destas, e sua consciência ideológica independente desempenha um papel decisivo na luta revolucionária; este princípio da história social forma o conteúdo principal do conceito jucheano da história. Isto constitui um novo esclarecimento da essência, o caráter e a força impulsionadora do movimento na história social, ou seja, o movimento do seu sujeito.

A ideia Juche estabeleceu um novo ponto de vista e postura de considerar o desenvolvimento da história e da revolução da sociedade a partir do seu sujeito, ou seja, as massas populares.

Ao oferecer uma concepção de mundo, um conceito da história social centrada no homem, a ideia Juche gerou uma grande modificação no desenvolvimento da visão do mundo. Se o marxismo criou pela primeira vez a concepção revolucionária de mundo da classe operária, a ideia Juche a aperfeiçoou, desenvolvendo-a até uma etapa superior.

Esta ideia, a concepção revolucionária de mundo que representa uma nova época histórica, época do Juche, desferiu golpes irreparáveis a todo tipo de tendências ideológicas reacionárias e contrarrevolucionárias e orienta por um caminho justo o movimento do avanço da humanidade que aspira a soberania, a independência, o socialismo e o comunismo.

A ideia Juche abriu uma etapa superior no desenvolvimento da teoria revolucionária da classe operária, a qual constitui outro aporte de transcendência histórica à causa revolucionária da classe operária, a causa da libertação da humanidade.

Transcorreram muitíssimos anos e o movimento revolucionário chegou longe desde que apareceu a teoria revolucionária da classe operária. A prática revolucionária de uma nova época exigiu desenvolver a teoria correspondente às novas condições históricas. A ideia Juche, ao formular o princípio fundamental da revolução de que as massas populares são donas da revolução e da construção e tem forças para impulsioná-las, permitiu que se criassem, partindo deste princípio, as novas teorias revolucionárias requeridas por nossa época.

A ideia Juche proporciona um sólido fundamento para desenvolver a teoria revolucionária da época do Juche. Desenvolver a teoria revolucionária sobre a base desta ideia significa esclarecer os princípios e as leis do movimento revolucionário pondo em seu centro as massas do povo trabalhador, donas da revolução e da construção.

Desenvolver a teoria revolucionária colocando em seu centro as massas do povo trabalhador é um requerimento do movimento revolucionário da época do Juche. Somente assim é possível elucidar acertadamente os princípios e leis deste movimento em nossa época, quando as massas trabalhadoras aparecem como donas do mundo e, em função de sua consciência ideológica independente e sua faculdade criadora, se desenvolve com grande dimensão e se aprofunda a luta revolucionária. A ideia Juche, ao desenvolver desta maneira a teoria revolucionária, pode dar um esclarecimento total à teoria revolucionária chamada a conquistar a independência das massas trabalhadoras e converter a teoria da classe operária em uma teoria cabal, integrada pelas teorias sobre a libertação nacional, classista e humana, ou seja, em uma consumada teoria comunista que expõe de forma global as teorias sobre a transformação da sociedade, da natureza e do homem.

Desenvolver a teoria revolucionária com as massas do povo trabalhador em posição central é uma segura garantia para implantá-la, assim como a estratégia e a tática, em conformidade com a natureza do movimento revolucionário.

Como todo movimento revolucionário é uma obra para as massas do povo trabalhador e se impulsiona por elas mesmas, a teoria, estratégia e tática da revolução devem servir logicamente para defender seus interesses e elevar seu papel. Se pode dizer que o valor de uma teoria se determina segundo a forma como defende os interesses das massas populares, e o efeito de uma tática e estratégia se mede segundo a forma como contribuem para elevar seu papel. Partindo da independência, da capacidade criadora e da consciência das massas populares, a ideia Juche pode formular teorias, estratégias e táticas capazes de defender seus interesses fundamentais e proporcionar ambiente a seu elevado entusiasmo revolucionário e inesgotável força criadora. Assim foi como a teoria revolucionária da classe operária se converteu na mais poderosa doutrina revolucionária destinada a defender fielmente os interesses das massas do povo trabalhador e elevar ao máximo seu papel.

A ideia Juche serve de guia, ademais, para oferecer interpretações ligadas às teorias revolucionárias precedentes. Essas teorias da classe operária foram criadas tendo como premissa as condições e as tarefas das suas respectivas épocas, diferentes das de hoje, mas têm pontos em comum com a inspirada na ideia Juche no que se refere ao ideal e a missão classista. A ideia Juche tornou possível aplicá-las e desenvolvê-las conforme as exigências da prática revolucionária de nossa época ao apresentar o princípio de manter uma atitude criadora ante as teorias e experiências já existentes. De modo especial, ao pronunciar-se pela manutenção da posição de defender resolutamente e alcançar a independência da classe operária e de outros setores do povo trabalhador, permite detectar e superar com êxito o revisionismo e todas as demais formas de oportunismo que se afastam da revolução na metade do caminho ou que negam a luta de classes e manter firmemente o princípio classista e o espírito da revolução permanentemente na teoria revolucionária da classe operária.

A teoria revolucionária jucheana é a autêntica doutrina da classe operária da época do Juche e a imortal doutrina comunista que sempre triunfará, assim como a luta pela independência das massas trabalhadoras.

De uma grande ideia emana uma grande prática. A ideia Juche, que esclareceu com novo ponto de vista o princípio filosófico e as leis do movimento histórico-social e do movimento revolucionário e formulou sobre fundamentos científicos os princípios diretivos da revolução e da construção, produziu grandes modificações na prática revolucionária.

Antes de tudo, ao materializar-se brilhantemente na Revolução Coreana, alcançou grandes vitórias.

A Revolução Coreana se guia pela ideia Juche e, à margem desta, não é possível imaginar nenhuma das suas vitórias. Ao avançar sob a bandeira da ideia Juche, a Revolução Coreana pode livrar-se das tormentas que teve que enfrentar em sua origem causadas pelo servilismo diante das grandes potências e pelo dogmatismo e assim abrir vitoriosamente o árduo caminho da luta, semeado de dificuldades e provas.

A ideia Juche conduziu a revolução e a construção por um caminho direito, nunca antes transitado. A Revolução Coreana abriu a via mais correta para a libertação nacional nas colônias e pavimentou o caminho para o socialismo. Criou a melhor forma de vida socialista, que os estrangeiros chamam de "modelo do socialismo", e está abrindo vitoriosamente um novo caminho para o socialismo e o comunismo. À luz da ideia Juche, recorremos ao caminho mais direto para alcançar em um curto espaço de tempo grandes vitórias que assombram o mundo na luta pela soberania, pela independência e pelo socialismo.

A ideia Juche se tornou uma realidade irrefutável em nosso país. São seus valiosos frutos as modificações transcendentais e as obras monumentais realizados por nosso povo que, hoje, com o alto orgulho e a dignidade de ter alcançado brilhantes vitórias e méritos sob a bandeira da ideia Juche, se empenha na batalha histórica para transformar toda a sociedade tal como o exige a dita doutrina.

A ideia Juche, por refletir o desejo comum dos povos da Terra que aspiram à independência, exerce uma poderosa influência sobre o desenvolvimento do movimento revolucionário da nossa época, direcionado a criar um novo mundo independente.

A ideia Juche ensinou uma nova via da revolução, um largo caminho para levá-la a cabo de maneira independente e criadora.

Nossa época, quando o movimento revolucionário se desenvolve em diversas formas pela unidade do Estado nacional, exige que cada povo, consciente de ser o protagonista de sua revolução, cumpra devidamente a missão que lhe corresponde. Este é um problema tanto mais imperativo quanto se deixa sentir a influência do servilismo diante das grandes potências, o dogmatismo e outras ideologias errôneas. Ao sinalizar o caminho de fazer a revolução de maneira independente e criadora, a ideia Juche guia o povo de cada país a libertar-se de toda forma das travas das velhas ideologias que lhe impossibilita um desenvolvimento independente e a ter presente sua responsabilidade como encarregado da revolução, assim como traçar, segundo seu próprio juízo e fé, a linha e política que se ajustem a realidade do seu país e levar a cabo a revolução mobilizando suas forças criadoras. Assim, permitiu aos povos, em suas diferentes condições históricas e etapas de desenvolvimento, travem, com fé no triunfo, uma vigorosa luta para conquistar a libertação nacional e classista, e para construir o socialismo e o comunismo.

A ideia Juche abriu um novo caminho o movimento comunista internacional que avança sobre a base da independência e iniciou uma nova era no desenvolvimento das relações internacionais.

O movimento comunista é um movimento independente que implantado pelo partido e pelo povo de cada país com o propósito de pôr fim a toda forma de subjugação e desigualdade e de converter-se em autênticos donos dos seus próprios destinos; por isso, aqui não pode existir discriminação de superior e inferior, ou de patrão e serviçal. A independência é a vida para os países ou nações e entre estes não se pode tolerar relações de domínio e submissão, de ordem e subjugação. A ideia Juche definiu a independência como princípio fundamental das relações entre os partidos e entre os Estados, com o qual impôs uma nova virada no desenvolvimento do movimento comunista internacional e nas relações internacionais. Hoje em dia, o princípio da independência apresenta a cada dia maior vitalidade como firme princípio que garante o progresso deste movimento e rege as relações entre os partidos comunistas e operários, assim como serve para os países recém independentes e outros países do mundo com diferentes regimes sociais, como um reconhecido princípio para o desenvolvimento das suas relações estatais e como uma poderosa arma contra os imperialistas que impõe a submissão e a desigualdade.

A ideia Juche é verdadeiramente uma imortal bandeira de luta, uma bandeira vitoriosa das massas populares que se esforçam para construir um mundo novo e forjar seu próprio destino.

Nosso Partido e nosso povo, que sob a direção do grande Líder e com a bandeira da ideia Juche erguida no alto recorreram a gloriosa trajetória de lutas e vitórias durante mais de meio século, também no futuro deverão erguer o estandarte em seu vigoroso combate.

Nossa revolução ainda não foi culminada; ainda temos pela frente tarefas revolucionárias complexas e difíceis. Somente se seguirmos sustentando no alto a bandeira da ideia Juche em nossa luta, poderemos aproximar a reunificação da Pátria e a vitória final da causa do socialismo e do comunismo, superando qualquer dificuldade e prova.

É nosso dever nos armar firmemente com a ideia Juche e executar até as últimas consequências a linha e a política do Partido, que são a encarnação desta ideia, para realizar com êxito o programa para a transformação de toda a sociedade segundo a ideia Juche.

Para tornar realidade este programa, há que municiar cabalmente com a ideia Juche todos os militantes do Partido e os trabalhadores em geral, para que lutem com tenacidade, seguindo o caminho indicado por ela, em qualquer momento e lugar.

Importante dever assume o campo da teoria científica para dotar aqueles com a ideia Juche e pô-la em prática.

Priorizando o estudo e a difusão da ideia Juche é possível armá-los firmemente com a concepção revolucionária de mundo baseada nesta ideia e aplicá-la profundamente no processo da revolução e da construção.

Todos os sociólogos e teóricos, conscientes da grande importância desta responsabilidade, devem produzir uma nova virada no estudo e na propaganda da ideia Juche.

Às ciências sociais está incumbido aprofundar o estudo da ideia Juche e das ideias e teorias esclarecidas por esta.

Os sociólogos têm que estudar em toda sua extensão os postulados e princípios reitores da ideia Juche, as ideias e teorias esclarecidas por esta, assim como as proezas e experiências que nosso Partido obteve aplicando-a na revolução e na construção.

É um dever das nossas ciências sociais dar respostas teóricas ligadas às questões prementes que se colocam na prática revolucionária. O pessoal desta esfera deverá aprofundar o estudo da ideia Juche, prestando primordial atenção à solução dos problemas práticos, para dar corretos esclarecimentos teóricos aos problemas que se apresentam na revolução e na construção.

A ideia Juche deixou aberto um largo terreno para desenvolver todos os ramos das ciências sociais sobre um novo fundamento.

Devemos aprofundar e promover sem cessar as investigações tomando a ideia Juche como seu fundamento ideológico-teórico e metodológico para recolher novos e ricos frutos em todos os ramos das ciências.

Há que ser reforçado o ensino da ideia Juche.

Nossos estabelecimentos docentes são centros de ensino da ideia Juche e a instrução escolar em nosso país está impregnada desta ideia.

Todas as instituições devem elevar decididamente a qualidade da educação na ideia Juche, de modo que ao graduar-se no curso médio os estudantes possuam as bases da concepção revolucionária jucheana e, ao ingressar na universidade, já tenha a assimilado por completo.

Especialmente, os centros de docência superior devem intensificar o ensino sobre as ideias e teorias do Juche. Devem combinar adequadamente a educação na concepção de mundo com o ensino dos conhecimentos das respectivas especialidades. Através das suas faculdades de ciências sociais, por um lado formarão bem nos estudantes a concepção revolucionária jucheana do mundo e, por outro, intensificarão sua instrução especializada para prepará-los como excelentes especialistas, munidos firmemente com a ideologia e teoria do Juche.

É necessário que os quadros, militantes do Partido e trabalhadores estudem com dedicação a ideia Juche.

O trabalho de propaganda teórica do Partido se orienta a dotá-los cabalmente com a ideologia e a teoria do Juche.

A ideia Juche serve de valioso alimento ideológico e espiritual para manter a vida política dos autênticos revolucionários de tipo Juche. Os que querem ser tais revolucionários, sem exceção, devem estudar a fundo a ideia Juche.

Todos os quadros, militantes do Partido e trabalhadores sempre se dedicarão ao estudo da ideologia e da teoria do Juche, até que formem parte de sua própria carne e dos seus próprios ossos.

Os trabalhadores do campo da teoria científica e da imprensa devem escrever uma grande quantidade de livros e artigos de alto valor que expliquem em sua devida profundidade a ideologia e a teoria do Juche e fazer assim uma contribuição ativa para dotar consequentemente os quadros, os militantes do Partido e os trabalhadores com a ideia Juche.

No terreno da teoria científica deve se travar uma tenaz luta contra as ideias burguesas reacionárias e contra todo tipo de correntes ideológicas oportunistas, assim como manter imaculada a pureza da ideia Juche.

O pessoal desta esfera revelará com agudez a essência reacionária e a nocividade de toda ideia oposta a ideia Juche e vigiar rigorosamente para que não penetre em nossas fileiras o menor elemento ideológico alheio à classe operária e à revolução. Combaterá com intransigência as ideias burguesas, ao confucionismo feudal, ao revisionismo, ao servilismo diante das grandes potências, ao dogmatismo e a outras correntes ideológicas reacionárias e contrarrevolucionárias, defenderá resolutamente a ideia Juche, frustrando as manobras dos reacionários e dos oportunistas.

Ademais, tomando como uma firme crença na grande ideia Juche, orientará todas suas atividades a estudar, propagar, apoiar e materializar a ideologia e teoria do Juche, explicar e divulgar em toda sua extensão e profundidade a grandeza e a justeza dessa doutrina.

É grande o papel que desempenham na revolução e na construção os sociólogos e os trabalhadores teóricos, possuidores e propagadores de ideias avançadas.

Estou seguro de que os trabalhadores de nosso Partido na esfera da teoria científica, conscientes de sua missão e dever como defensores e propagadores ativos da ideia Juche, prestarão serviços inestimáveis à luta pela vitória final desta causa revolucionária.

Artigo enviado ao Seminário Nacional sobre a Ideia Juche em comemoração ao 70° aniversário de nascimento do Grande Líder, Camarada Kim Il Sung, em 31 de março de 1982.


Inclusão: 19/06/2020