Discurso no XX Congresso do PCUS

A. I. Kiritchenko

Fevereiro de 1956


Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 73 - Mar-Jun de 1956.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Camaradas! No informe de balanço do Comitê Central do Comitê Central do P.C.U.S. é feita uma profunda análise marxista-leninista da situação interna e internacional da União Soviética, o balanço das grandes vitórias históricas conquistadas pelo povo soviético sob a direção do Partido e do seu Comitê Central leninista.

O informe do Comitê Central está imbuído de profundo conteúdo teórico e nele são cientificamente fundamentados importantíssimos problemas relativos à construção do comunismo nas atuais condições históricas, a atividade do Comitê Central é apreciada de forma autocrítica, revelam-se as falhas em nosso trabalho e se indicam os meios para corrigi-las.

No informe do C. C. do P.C.U.S. o camarada N. S. Kruschiov esclareceu todos os aspectos principais da vida e do desenvolvimento do Estado Soviético e expôs o ulterior programa de luta pela vitória do comunismo em nosso país, programa realmente grandioso, realmente majestoso.

Analisando os resultados do trabalho realizado por nosso Partido, o povo soviético constata e se convence diariamente de que chefiado, de que tendo à frente o Comitê Central, o Partido Comunista conduz firmemente nossa pátria pelo caminho leninista dedica à realização do programa de construção do comunismo toda a sua energia revolucionária, vontade e talento de organização. Vladimir Ilitch Lênin, o fundador do Partido Comunista e do Estado Soviético, afirmou que em última instância os êxitos na construção econômica da União Soviética determinarão o resultado da luta que travamos pelo comunismo. Lênin afirma:

«Nesse domínio, a luta se estende a todo o mundo. Se realizarmos essa tarefa ganharemos em escala internacional sem dúvida alguma e definitivamente. É por isso que as questões da edificação econômica têm para nós significação verdadeiramente excepcional.» (Obras, tomo 32, pág. 413).

O período posterior ao XIX Congresso é notável precisamente pelo levantamento e solução consequente de grandiosos problemas econômicos, relativos à construção do comunismo.

Na realização vitoriosa dessas tarefas tiveram imensa importância as conhecidas e importantes decisões do Comitê Central de nosso Partido, no domínio da indústria, da agricultura, da edificação e em outros ramos da economia nacional.

No informe de balanço do Comitê Central mencionam-se os notáveis êxitos alcançados pelo nosso país no fomento da economia e da cultura socialistas. Se considerarmos a agricultura, merece destaque particular o fato de que dezenas de milhões de hectares de terras virgens começaram a servir, com grande proveito, a nosso povo e de que durante os dois a três últimos anos deu-se um grande passo no aumento da produção de cereais, carne, leite, gorduras e outros produtos agrícolas.

O período a que nos referimos caracteriza-se também por um novo ascenso no trabalho ideológico em nosso país. O Comitê Central lutou e continua a lutar firmemente pela pureza da teoria marxista-leninista, pelo fortalecimento das posições da ideologia socialista, zelando incansavelmente pela educação ideológica aos comunistas e de todos os trabalhadores.

Apoiando-se em seu trabalho na grande herança do marxismo-leninismo, considerando as novas conquistas realizadas no domínio das ciências e da atividade pratica, as novas condições históricas e a experiência acumulada pelo nosso Partido, pelos Partidos Comunistas irmãos em todos os países, o comitê Central desenvolve e enriquece a teoria marxista-leninista, levantando e resolvendo com audácia e firmeza os mais complexos problemas internos e internacionais.

Se nesse sentido analisarmos o informe de balanço do Comitê Central do C.C. verificaremos que o emprego criador do marxismo-leninismo tem expressão brilhante na elaboracão teórica profunda de questões vitalmente importantes para a coexistência pacífica entre os dois Sistemas, na possibilidade de evitar as guerras na época atual, nas formas de transição dos diferentes países para o socialismo e em várias outras questões de importância extraordinária para o movimento operário e comunista mundial.

Passam a pertencer ao arsenal do marxismo-leninismo criador as teses do informe de balanço do Comitê Central ao XX Congresso do Partido, as resoluções do Congresso, as decisões dos plenos de janeiro, julho e outros plenos do C.C. como modelos de profunda generalização teórica das questões relativas à pratica da construção do comunismo como documentos programáticos de grande importância teórica e econômica.

No período entre o XIX e o XX Congresso do P.C.U.S. tornou-se ainda mais estreita a união entre o Partido e o povo, fortaleceram-se ainda mais forças tão maravilhosas de nossa patria como a anliança entre a classe operária e o campesinato, a grande amizade entre os povos soviéticos, consolidou-se ainda mais o sistema socialista de economia e elevou-se o nível material e cultural de vida do povo.

Reforçando constantemente suas ligações com as massas nosso Partido expressa com exatidão aquilo que se encontra na consciência, nos desejos e nas aspirações do povo soviético. O projeto de Diretivas para o VI Plano Quinquenal é uma nova expressão da vontade do povo soviético, e dos seus interesses e aspirações mais profundos.

Esse programa histórico garante um maior e rápido progresso da economia e da cultura do país soviético e de todas as suas repúblicas nacionais.

Camaradas! Todos nós constatamos e observamos com imensa satisfação que durante os últimos anos nosso Partido reforçou ainda mais a unidade de suas fileiras, aumentou sua capacidade de luta na defesa da sua linha geral; constatamos a maneira firme e consequente pela qual são observados os princípios elaborados por Lênin, que regem a direção partidária.

Em sua atividade multilateral o Comitê Central realizou firmemente o princípio da direção coletiva. Isto permitiu ao Comitê Central definir com justeza e em tempo as tarefas mais essenciais e palpitantes e concentrar nelas os esforços do Partido e do povo.

Cresceu o papel organizador do C.C. Este reforçou com firmeza a linha política estabelecida para um trabalho de organização tenaz e minucioso. É preciso, camaradas, afirmar francamente que a elevação do trabalho de organização em todos os escalões de nosso Partido, dos órgãos soviéticos e econômicos representou uma das principais alavancas na atividade do C.C. para dar solução aos problemas fundamentais.

O Comitê Central manifestou também grande atividade e energia na luta pela vitória dos princípios leninistas que orientam nossa política exterior. Muitas questões de grande importância da política exterior tiveram solução brilhante. Refiro-me à liquidação das relações anormais e malsãs entre a União Soviética e a Iugoslávia, e também a várias outras questões do conhecimento de todos.

A viagem efetuada pelos representantes do grande povo soviético à Índia, Birmânia e Afganistão constitui uma página brilhante para o fortalecimento da paz e da cooperação internacional.

Até agora nenhuma época histórica conhecia exemplos de estadistas que falassem com tanta franqueza a centenas de milhares e dezenas de milhões de homens, sobre problemas de grande importância para os destinos da humanidade progressista, como o fizeram N. S. Kruschiov e N. A. Bulgânin na Índia, Birmânia e no Afganistão. (Aplausos).

Nas complexas condições da situação internacional e em tempo curto nosso Partido e o governo deram uma grande contribuição ao reforço da paz e da cooperação internacional, à consolidação do poderio do campo socialista chefiado pela União Soviética e a República Popular da China.

O comunismo está na ordem do dia para toda a humanidade. O socialismo vence em um país após outro. Realizam-se as palavras proféticas de Lênin no sentido de que todas as nações chegarão ao socialismo, enquanto que o capitalismo perecerá e nenhuma força poderá a isto evitar.

Camaradas! O povo ucraniano, o Partido Comunista da Ucrânia ainda mais estreitamente coeso em torno do Comitê Central do P.C.U.S., fiéis às idéias do marxismo-leninismo acolheram o XX Congresso do P.C.U.S. com sentimento de elevado orgulho patriótico e grande reconhecimento ao Partido Comunista pelas grandes transformações socialistas.

Os trabalhadores da Ucrânia soviética chegam ao Congresso do Partido contando com novos êxitos em todos os domínios da edificação econômica e cultural.

Os êxitos alcançados pelo Partido Comunista da Ucrânia e pelo povo ucraniano durante os últimos anos são conhecidos, e por isso só quero deter-me em certos aspectos relativos ao progresso econômico e cultural da RSS da Ucrânia.

Dispondo de grandes recursos industriais, de matérias-primas e de energia, a Ucrânia ocupa lugar de destaque na economia da União Soviética. Atualmente a Ucrânia concorre com 32% da extração de carvão em toda a União, quase metade de ferro gusa, 37% de aço e laminados, quase 60% de minério de ferro e mais de um quarto da produção de máquinas da União.

Os mineiros do Donbass extraem atualmente carvão pouco mais de cinco vezes do que em 1913. Durante esse período a produção de ferro gusa aumentou quase seis vezes, e mais de seis vezes a de aço e de laminados. A indústria de fabricação de máquinas e a indústria de elaboração de metais desenvolvem-se amplamente na república; em relação ao nível anterior à revolução, a produção nesses setores da indústria tomados em conjunto aumentou 96 vezes.

O nível de produção Industrial da RSS da Ucrânia, estabelecido pelo quinto plano quinquenal foi alcançado antes do prazo — em 4 anos.

Durante os anos do quinquênio passado começaram a ser exploradas 142 minas de carvão e 37 altos fornos e fornos Martin, 18 tornos para laminados e tubulação, 7 fábricas de máquinas, várias e grandes estações elétricas e muitas outras empresas.

Criou-se na Ucrânia uma grande base energética. Atualmente produz-se na república mais 15 vezes de energia elétrica do que a gerada em 1913 em toda a Rússia tsarista.

Os êxitos alcançados no desenvolvimento da indústria pesada criaram condições para o fomento posterior das indústrias leve e de alimentação.

Desenvolvem-se cada vez mais na Ucrânia as obras de caráter industrial, residencial, social e cultural. As conhecidas resoluções tomadas pelo C.C. do P.C.U.S. e pelo Conselho de Ministros da URSS representaram grande papel na melhoria dos trabalhos de construção. O camarada N. S. Kruschiov afirma em seu informe que a edificação deve ser feita com economia, sem desperdícios. Desejo citar um exemplo disso. Na Ucrânia, ao verificarmos parte de uma documentação relativa a obras descobrimos e abolimos os gastos supérfluos representados por diferentes tipos de volutas e outros adornos, que somavam um bilhão e seiscentos milhões de rublos. Com essa quantia poderemos construir, segundo os padrões aprovados, cerca de 450 escolas ou mais de um milhão de metros quadrados de área residencial.

Teve grande utilidade o fortalecimento das organizações construtoras.

Realizando as tarefas estabelecidas pelo Pleno de janeiro do C.C. do P.C.U.S. e outras conhecidas decisões tomadas pelo Partido e pelo governo, os colcosianos, os mecanizadores, os trabalhadores dos sovcoses da Ucrânia aumentaram verticalmente a produção dos mais importantes produtos agrícolas. No ano passado superaram-se nas Repúblicas os planos de produção de cereais, girassol, legumes e outros cultivos.

O milho, cuja superioridade é hoje conhecida de todos, tornou-se na Ucrânia uma das principais culturas cerealíferas. Graças a uma considerável ampliação de sua área, aumentaram muito a colheita total dos cereais na República e as reservas de alimentos para o gado.

Os colcoses e o sovcoses da Ucrânia realizaram a produção de beterraba açucareira melhor do que nunca. De cada hectare colheram-se em média duzentos e dois quintais, o que quer dizer que de cada hectare de beterraba serão conseguidos 256 puds de açúcar. A área de plantio de beterraba na República foi no ano passado de 1 milhão e 92 mil hectares.

Pretendemos ampliar ainda mais na Ucrânia as áreas de semeadura do milho e da beterraba açucareira. O aumento da colheita total dos cereais possibilitou aos colcoses e aos sovcoses da Ucrânia não só realizar, como superar consideravelmente os planos estatais de armazenamento de cereais. A Ucrânia forneceu acima do plano mais de 160 milhões de puds de cereais e só de trigo forneceu ao Estado 396 milhões de puds. Foram também consideravelmente superados os planos de entrega ao Estado de girassol, linho, cânhamo, frutas, legumes, plantas produtoras de azeite e outras culturas, Foram alcançados os primeiros êxitos na superação do atraso da pecuária e no aumento de sua produtividade. Em 1955 os colcoses e os sovcoses superaram o plano de armazenamento e aquisição de leite, carne, lã e ovos. Desses produtos entregou-se ao Estado mais do que nos anos anteriores.

O pagamento do dia de trabalho aos colcosianos em espécie e em dinheiro foi aumentado.

Como resultado do rápido desenvolvimento das forças produtivas na república, elevam-se continuamente o bem-estar material e o nível cultural de todo o povo ucraniano. O povo vive cada vez melhor.

Atualmente cerca de 7 milhões de pessoas estudam nas escolas de cultura geral, e nos estabelecimentos de ensinos médios e especiais e nas escolas superiores da República. Atualmente na Ucrânia só nas escolas superiores e nas Escolas técnicas estudam 180 pessoas para cada dez mil da população, isto é, mais do que em qualquer país capitalista.

Uma grande conquista da revolução popular é a criação de numerosos quadros da intelectualidade popular. A literatura e a arte soviética ucraniana desenvolvem-se com êxito.

A Ucrânia se tornou assim, em consequência da vitória da grande revolução socialista de outubro, da consolidação do poder dos operários e camponeses, graças ao fato de que é um Estado livre e soberano, vivendo em união e amizade com os povos irmãos de todas as Repúblicas socialistas soviéticas, e como resultado da vitória em nosso país da política nacional leninista do Partido Comunista.

Em seu informe, o camarada N. S. Kruschiov afirma que nosso Partido fez e fará tudo para que progrida e se desenvolva a economia nacional de todas as Repúblicas federadas e para que floresça ainda mais sua cultura nacional pela forma e socialista pelo conteúdo.

Em seu trabalho criador o povo ucraniano apóia-se diariamente na grande ajuda prestada pelo Comitê Central do P.C.U.S. e pelo governo soviético.

Hoje podemos afirmar com segurança que se realizaram as palavras proféticas de V. I. Lênin, — em saudação ao Congresso Ucraniano dos Soviets, ao iniciar-se a passagem à construção pacífica — 1921 — de que os operários e os camponeses trabalhadores da Ucrânia consolidariam

"a República Ucraniana a despeito de todos os obstáculos e de todas as intrigas dos inimigos». (Obras, tomo 32, pág. 123).

O florescimento econômico, político e cultural da Ucrânia reflete a grandeza das idéias do Partido sobre a amizade entre os povos.

Há cerca de 4 décadas, em carta aos operários e camponeses ucranianos, Lênin afirmou que os comunistas e todos os trabalhadores da Rússia e da Ucrânia deveriam viver na mais estreita amizade

«... e dar aos trabalhadores de todo o mundo o exemplo de uma aliança realmente sólida entre os operários e os camponeses de diferentes nações...» (Obras, tomo 30, pág. 273).

Os comunistas, todos os trabalhadores da Ucrânia da mesma forma que da federação russa e todos os povos de nosso país, cumprem religiosamente esse preceito de Lênin. A amizade entre os povos da URSS é forte como um rochedo de granito e exemplo digno para os trabalhadores de todo o mundo. (Aplausos).

É claro que nem a todos agrada a aliança fraternal e a amizade estreita entre o povo ucraniano e todo o povo soviético, o impetuoso desenvolvimento da economia e da cultura da Ucrânia soviética. Refiro-me, em primeiro lugar, aos inimigos do povo ucraniano no estrangeiro. De forma alguma, podem admitir o fato de que a Ucrânia soviética tornou-se inacessível à pilhagem dos invasores imperialistas e de seus mercenários, os nacionalistas burgueses ucranianos, que, fugindo à cólera do povo, refugiaram-se em alguns países capitalistas.

Em época relativamente recente publicou-se em Nova Iorque um livreco, «A Ucrânia no Século XX», cheio de calúnias, mentiras e vis invencionices a respeito da Ucrânia. Nele se afirma que em 1951 a indústria da Ucrânia mal atingia o nível de 1912 e só produz artigos semimanufaturados, enquanto que a estação hidrelétrica do Dniéper só serve para a Ucrânia como símbolo de propaganda, porque toda a energia elétrica nela produzida é transmitida para Moscou. (Animação no auditório).

O autor dessa invencionice é um velho diversionista americano, especialista em caluniar a União Soviética, professor da Universidade de Colúmbia, um certo Clarence Menning. Como vimos, no ardor da calúnia, chegara até mesmo a construir uma linha de transmissão elétrica do Dniéper a Moscou, linha que na realidade não existe. Não há dúvida de que esse falsificador por si mesmo não merece atenção e não podemos esperar que ele diga verdades. É claro que um suíno não pode cantar como o rouxinol. (Risos, aplausos). Por que, porém, ele ladra tão ferozmente contra o povo ucraniano? É claro cjue assim o faz para cumprir as ordens que seus patrões lhe transmitem. No final de suas falsificações ele apela para os parceiros ocidentais do imperialismo americano para que desmembrem a Ucrânia da União Soviética.

É como se afirma num provérbio ucraniano: «Por mais que um cão ladre para a lua, esta não perde seu esplendor». (Risos). O povo ucraniano sabe muito bem que somente sob a bandeira do poder soviético adquiriu a liberdade e a independência, e que na família das Repúblicas Soviéticas é invencível e não teme nenhuma intriga dos inimigos.

Os trabalhadores da Ucrânia também sabem muito bem que em futuro próximo a economia nacional, a ciência e a cultura da Ucrânia elevar-se-ão a nível ainda mais alto. Vêem claramente esse futuro no Sexto Plano Quinquenal e nos grandiosos planos de construção do comunismo em nosso país.

No atual Plano Quinquenal desenvolver-se-ão ainda mais aceleradamente as forças produtivas da RSS da Ucrânia. Aumentarão consideravelmente a extração do carvão, a fundição do ferro gusa, do aço, a produção de laminados, de máquinas e de outros produtos da indústria pesada. Durante o quinquênio a república enriquecer-se-á com novas e grandes empresas da indústria pesada, leve e alimentar e com novas estações elétricas. Em 1960, a colheita total de cereais na Ucrânia será aumentada para 2 bilhões e 100 milhões de puds. Aumentará verticalmente a produção de beterraba açucareira, legumes, batata e outros produtos da agricultura.

Tarefas particularmente grandes apresentam-se à nossa República quanto ao aumento da produção de carne e de leite. No informe do C. C. do P.C.U.S. o camarada N. S. Kruschiov ressalta que o desenvolvimento da pecuária e o aumento da produção e do armazenamento dos produtos pecuários é uma das tarefas mais difíceis e ao mesmo tempo mais inadiáveis que se apresentaram ao país ultimamente.

Desejo deter-me na maneira pela qual esse problema está sendo resolvido na Ucrânia. Elaborando, sob a direção das organizações do Partido, as medidas para cumprimento das resoluções tomadas pelo Pleno de janeiro do C.C. do P.C.U.S., os colcoses e sovcoses da República consideraram suas possibilidades as reservas existentes e decidiram realizar as tarefas da produção pecuária previstas pelo Plano, para. a República, até 1960, dois ou três anos antes do prazo, isto é: produção de leite e de carne de porco, já em 1957, e aos restantes produtos pecuários em 1958. Incluímos estas tarefas no novo Plano Quinquenal. Os seguintes dados comprovam quanto estas são grandes e responsáveis. Em 1960, a Ucrânia produzirá aproximadamente 25% do volume da produção de carne em toda a União, cerca de 30% da carne de porco e 23% do leite.

Se no conjunto tencionamos aumentar, em todo o país, em fins do quinquênio, duas vezes a produção de carne, os colcoses e os sovcoses da Ucrânia, já no decurso de 1956, duplicarão a produção de carne em comparação com o ano passado enquanto que ã produção de carne de porco será aumentada 3 vezes. (Aplausos).

Em comparação com 1955, a produção de carne em fins do quinquênio nos colcoses e sovcoses da República aumentará 3,1 vezes, de carne de porco, 4,4 vezes sendo que nos colcoses quase 6 vezes.

Como afirma o camarada N. S. Kruschiov no informe de balanço do Comitê Central, só por meio do desenvolvimento da criação de suínos é que se poderá conseguir um aumento tão vertical e acelerado na produção de carne. E isto é verdade porque este setor da pecuária é aquele que se desenvolve mais rapidamente.

Se no passado os colcoses e sovcoses da República alimentaram cada qual cerca de 2 milhões de suínos por ano, já no ano atual de. 1956 os colcoses, os sovcoses e outras granjas estatais criarão cerca de 8 milhões de suínos.

Para isso, porém, falta-nos a necessária quantidade de cabeças de gado. Por isso, em 1956 além de 1 milhão de reprodutoras-tronco serão utilizadas não menos de 700 mil reprodutoras individuais, o que possibilitará conseguir 14 milhões de leitões.

Atualmente em muitos colcoses e sovcoses o número de instalações para a engorda dos suínos é insuficiente. Nesse sentido, já agora, na República amplia-se bastante a construção de chiqueiros de tipo semi-aberto, com áreas destinadas à engorda e que permitirá organizar a ceva em grandes proporções e baratear consideravelmente a produção de suínos.

Em todos os colcoses, sovcoses e explorações auxiliares tomaram-se medidas que garantem a realização desses planos, e também foram elaborados planos mensais para a engorda das cabeças de gado, a retirada deste da engorda e a entrega da carne ao Estado.

Ao lado do aumento na produção porcina sera melhorada a criação, a alimentação e a engorda do grande gado de chifre, das ovelhas e também a criação de aves para alimentação inclusive das aves aquáticas. O sexto plano quinquenal da República prevê construir nos colcoses e sovcoses grande quantidade de granjas mecanizadas destinadas às aves domésticas e de viveiros de aves com a manutenção destas em acomodações próprias. A construção dessas granjas e viveiros ampliou-se consideravelmente; já no ano corrente serão construídas mais de 200 granjas e viveiros desse tipo.

As organizações do Partido na Ucrânia, os órgãos soviéticos e agrícolas e colcoses, E.M.T.[Estações de Máquinas e Tratores] e sovcoses desenvolvem grande atividade para aumentar ainda mais e consideravelmente a produção de leite. O plano de ordenha do leite em 1955 foi superado. A ordenha média por vaca nos colcoses da República, aumentou, em comparação com 1954, para 217 quilos, enquanto que a produção total de leite aumentou para 919 mil toneladas, ou 38%. Em 1956, prevê-se aumentar a produção de leite. Os colcoses produzirão 1,5 vezes mais leite do que no ano passado, e nesse sentido já foram alcançados os primeiros resultados. Durante os 4 meses transcorridos do novo ano orçamentário a ordenha total do leite nos colcoses da República, em comparação com o período correspondente do ano passado, duplicou enquanto que a ordenha por vaca tratada à forragem aumentou em média para 158 quilos. Durante esse período em cada cem hectares de pastagens agrícolas foram ordenhados em cada colcós da República 22,5 quintais de leite.

Como sabemos, a forragem tem importância decisiva para o aumento da produção de carne e de leite. Por isso,, em 1956 os colcoses e os sovcoses da República tencionam ampliar ainda mais o plantio de milho, aproximadamente em 1 milhão de hectares, para elevar os cultivos a pouco mais de 7 milhões de hectares. Prevêm-se, também, outras medidas quanto à produção de forragens.

Discutindo o projeto de Diretivas, o XIX Congresso do P.C. da Ucrânia, as Assembléias realizadas pelos colcosianos, pelos trabalhadores da E.M.T. e dos sovcoses, pelos ativistas do Partido, e também as conferências republicanas entre os vanguardeiros da agricultura, expressaram a aspiração unânime de realizar antes do prazo estes planos de produção de carne e de leite.

Para isso, os colcoses e sovcoses da República modificam os planos de produção pecuária anteriormente elaborados, procuram maiores reservas e possibilidades e concluem entre si acordos de emulação socialista. Nossos notáveis trabalhadores da pecuária empreenderam com entusiasmo o aumento da produção de carne e de leite. Entre nós, assim como em outras Repúblicas, todas as regiões, distritos, colcoses, E.M.T. e sovcoses estabelecem emulação entre si para o aumento da produção de cereais, carne, leite e outros produtos agrícolas.

Desejaria chamar a atenção para as razões pelas quais, entre nós, não estabelecem emulação entre si as Repúblicas, e, se algumas o fazem, a isso não dão publicidade. Muitos colcosianos, trabalhadores dos sovcoses e E.M.T. da Ucrânia manifestaram desejo de que se organizasse a emulação entre as Repúblicas.

Kruschiov. E com que desejaríeis estabelecer emulação?

— Kiritchenko. Respondo: A Ucrânia poderia estabelecer emulação com a Federação Russa, por serem as maiores Repúblicas. (Aplausos). E em torno de quê? Poderíamos, em primeiro lugar, ao que me parece, estabelecer emulação para obter a maior produção pecuária em cem hectares de terras, em particular, do leite. Como sabemos, as condições para um aumento vertical na produção do leite nas regiões da República Federativa Russa são muito boas!

Kruschiov. De acordo.

— Kiritchenko. Quanto à produção de carne será difícil à República Federativa. Russa fazer emulação com a Ucrânia porque possuímos uma base forrageira melhor.

Seria bom que as regiões das diferentes Repúblicas emu-lassem entre si. Penso que o país muito ganharia com isso. Outras Repúblicas poderiam incorporar-se à emulação, o que contribuiria em medida considerável para a realização vitoriosa das grandes tarefas previstas no novo quinquênio.

— Kruschiov. De acordo.

— Kiritchenko. Camaradas! Grandiosas tarefas apresentam-se ao Partido Comunista e ao Estado soviético. Para realizá-las com êxito é necessário que utilizemos todas as reservas. Mobilizar todos os trabalhadores, todo o nosso povo, desenvolvendo a emulação socialista de massas. É difícil superestimar a importância da emulação. Vladimir Ilitch Lênin descobriu na emulação uma poderosa força motriz para a sociedade soviética, que possibilita entregar

«de maneira realmente ampla, realmente em proporções de massas, incorporar realmente a maioria dos trabalhadores numa atividade em que possam revelar-se, desenvolver sua capacidade e revelar seus talentos...» (Obras, tomo 26, pág. 367).

Ocupando-se seriamente do desenvolvimento da emulação socialista pelo aumento da produção de cereais, dos produtos da pecuária e do restante da produção agrícola, o Partido Comunista da Ucrânia, conquistou alguns resultados no ano passado. O trabalho de milhares de colcoses melhorou consideravelmente e surgiram dezenas de milhares de novos vanguardeiros da produção colcosiana.

Estudando, ao mesmo tempo, as questões relativas à organização da emulação socialista na produção agrícola, descobrimos muitas deficiências essenciais nesse grande movimento de massas a respeito do qual desejaria falar, porque essas falhas, evidentemente, existem também em outros lugares.

Quais são elas? Em muitos casos a emulação se torna burocrática e em sua organização há muito de lugar comum, formalismo, mania de campanhas e estardalhaço desnecessário, excesso de comícios, e diria também, grande excesso de palavreado simplesmente vazio. Com frequência os compromissos são assumidos de maneira formal, sem levar em conta as possibilidades reais, concretas, e a utilização das reservas. Mas o principal é que os compromissos assumidos, muitos e muitos são extremamente exagerados e ninguém acredita em sua realização. Além do mais, isso começou a assumir um caráter de massas. Isso acontece porque, quando se assume compromissos individuais ou coletivos, além do mais, exagerados, os dirigentes dos órgãos partidários, soviéticos, jornais, — como observa N. S. Kruschiov em seu informe — tecem amplos elogios àqueles que assumem compromissos elevados. E isso é proveitoso e conveniente para os que assumem tais compromissos porque esses indivíduos embora por curto prazo, tornam-se, no entanto, populares, enquanto que os dirigentes do Partido e dos Soviets, graças a isso também, vivem bem e tranquilamente, não são incomodados de maneira particular pelos «de cima», como dizem, não fazem observações no sentido de que os compromissos são algo reduzidos, não exigem uma intensa atividade, e sim, ao contrário, elogiam de todos os modos tais dirigentes. E disso, além do mais, muito se valem certos dirigentes de distritos e de colcoses.

Em nossa República examinamos e descobrimos vários distritos, colcoses, brigadas e escalões que durante muitos anos assumem elevados compromissos mas nunca os cumprem e ninguém os chama devidamente à responsabilidade. Em regra geral, os compromissos de emulação são assumidos de uma só vez para todo o ano e isso dá motivo para esperar o fim do ano sem exercer uma influência diária sobre a marcha da emulação e só posteriormente registrar seus resultados finais. Estamos corrigindo também esta falha. Atualmente os compromissos assumidos para todo o ano têm caráter concreto, delimitando-se por determinados processos e períodos de trabalho — décadas, semanas, etc, isto é, relativamente a cada tipo de trabalho. Por exemplo, uma ordenhadora que assuma o compromisso de ordenhar de cada vaca durante o ano, tantos quilos de leite, indica quantos ordenhará em janeiro, fevereiro, maio e em cada mês subsequente, ou até mesmo por década levando em conta as condições e os recursos em forragens. Isto permite que a opinião pública não só controle o cumprimento da obrigação e consequentemente exerça influência sobre os resultados, como também os próprios participantes da emulação podem acompanhar a marcha dessa, corrigindo em tempo as deficiências, o que acostuma à disciplina e a que os compromissos assumidos sejam necessariamente observados.

Ate hoje a emulação entre nós tem sido comumente feita da seguinte maneira: os fortes com os fortes, os fracos com os fracos, a parte de vanguarda emulava com outra parte avançada, e o distrito avançado escolhia para a emulção outro distrito igual. Os colcoses emulavam da mesma forma. Houve dirigentes de colcoses, distritos e até mesmo de regiões que procuravam emular com parceiros mais fracos, «mais pobres», como dizem, concluem com eles acordos e já de antemão exclamam esfregando as mãos de contentamento: «Vamos surrá-lo, sua derrota vai ser espetacular». Falando propriamente, não há ninguém para ser surrado, pois há muito que o parceiro já está no chão, e o coitado necessita que alguém o levante. (Risos). Esses problemas estão agora sendo analisados, os erros cometidos estão sendo abolidos.

Regra geral, até hoje não houve nenhum índice do preço de custo da produção nos compromissos para emulação socialista. Os índices só eram considerados para a produção total. Mas isto de modo algum está certo. As organizações do Partido na Ucrânia procuram no momento conseguir que em cada acordo de emulação, em cada compromisso se indique quantos dias de trabalho serão gastos com a produção de uma unidade.

Com frequência faz-se de maneira errada a determinação dos vencedores na emulação. Com frequência acontece da seguinte maneira: emulam dois colcoses ou distritos, ambos terminaram o ano com maus resultados, nenhum deles cumpriu não só os compromissos mas até mesmo os planos e, no entanto, alguns deles possuem índices um pouco melhores e então «coroam-nos» como vencedor na emulação. Constata-se que houve fracasso e no entanto o vencedor existe. (Risos).

Atualmente acha-se estabelecido entre nós o seguinte: considerar vencedor na emulação só o colcós, sovcós ou distrito que cumpriu ou superou o plano estabelecido e possui melhores índices no cumprimento de seus compromissos socialistas.

Corrigiremos as deficiências na organização da emulação por meio da necessária ajuda aos emulantes no cumprimento dos compromissos, por meio da crítica nas reuniões e na imprensa dos dirigentes que são indiferentes à emulação e os participantes da emulação que não cumprem seus compromissos. Atualmente trabalha-se em toda parte para abolir as deficiências existentes na organização da emulação socialista. Nos casos necessários celebram-se acordos de emulação. O Comitê Central do P.C. da Ucrânia exige agora dos ministros, dos dirigentes dos departamentos, dos secretários dos comitês regionais, dos comitês urbanos e dos comitês distritais do Partido que cuidem pessoalmente das questões relativas à organização da emulação, ajudem no cumprimento dos compromissos, estimulem aqueles que marcham na frente, divulguem a experiência adquirida pelos vanguardeiros e empurrem para a frente os atrasados.

Num movimento tão amplo e realmente popular como é a emulação, são inadmissíveis o burocratismo, o formalismo e outras grandes falhas e deformações que reduzem sua eficácia e grande força criadora. Parece-nos ser preciso agora dedicar grande e séria atenção à emulação porque representará grande papel no cumprimento das tarefas que temos pela frente.

É de todos sabida a importância do emprego das experiências avançadas na construção do socialismo. A respeito disso falou-se no informe de balanço do Comitê Central. A classe operária, o campesinato colcosiano e todo o nosso povo utilizaram amplamente a experiência avançada no decurso da realização dos planos quinquenais.

O Estado gasta muitos recursos na agricultura, digamos, para a propaganda de tudo o que é novo e avançado. Vejamos: livros e folhetos são publicados em tiragens de milhões, produzem-se centenas de filmes cinematográficos, lêem-se muitas conferências e informes, populariza-se amplamente nos jornais e nas revistas o método de trabalho dos vanguardeiros. Nos colcoses de vanguarda organizam-se muitas excursões, realizam-se conferências e seminários em que os vanguardeiros relatam sua experiência avançada. Para a propaganda da experiência avançada construímos a notável exposição agrícola da URSS

Não há dúvida de que os grandes gastos feitos pelo Estado com a propaganda da experiência avançada são compensados. No entanto, isso acontece em toda parte e como é necessário? Lamentavelmente está muito e muito longe de ser assim. Muitos dirigentes regionais e distritais, presidentes de colcoses, chefes de brigadas e de equipes visitam os vanguardeiros, assistem à exibição de filmes, ouvem conferências, comparecem às exposições agrícolas, mas a coisa continua como antes e os métodos avançados não são empregados.

O que acontece entre nós e com frequência na prática? No Distrito há dois ou três colcoses avançados, dignos de louvores, enquanto que os colcoses que o cercam conservam-se atrasados e lentamente fomentam sua economia. Além disso, em muitos colcoses há equipes de brigadas que durante décadas mantêm-se na dianteira, mas os colcoses continuam atrasados como antes. E isso não chega, lamentavelmente, a causar espécie a certos dirigentes de distrito. Durante anos, limitam-se a mencionar os mesmos colcoses avançados, repetem os nomes dos mesmos vanguardeiros em todas as conferências, reuniões, plenos, congressos e assembléias.

Para muitos dirigentes das organizações partidárias, soviéticas e econômicas, o problema de utilizar a experiência de vanguarda na produção ainda não se tornou até hoje importante dever para com o Partido e o Estado, e sem isto não podemos incrementar imediatamente nossa economia.

Como o exigia Lênin, é necessário que a observância de um exemplo modelar seja ampla em toda parte e se torne obrigatória. Ressaltamos: Questão compulsória e não voluntária. É preciso obrigar os dirigentes que manifestam indiferença em relação à observância da experiência de vanguarda a empregar os processos e métodos avançados de trabalho. Assim o exigem os interesses do Estado.

Quanto à utilização da experiência avançada, nós na República também temos a registrar essas e outras deficiências e atualmente estamos empreendendo seriamente sua extirpação.

As questões relativas ao emprego na produção da experiência de vanguarda repetiram-se nas atividades do XIX Congresso do Partido Comunista da Ucrânia, recentemente realizado. O Congresso levantou o importantíssimo problema às organizações partidárias, soviéticas e da economia na República — tornar 1956 um -ano de emprego em massa da experiência avançada na produção agrícola. Concretamente, isso quer dizer que se em um distrito há colcoses de vanguarda — e entre nós eles existem em todos os distritos — os dirigentes do distrito devem compulsòriamente transplantar os métodos e processos avançados desses colcoses a todos os artéis agrícolas no distrito. Nos distritos, nas E.M.T. e nos colcoses as equipes de vanguarda, brigadas de tratores e de cultivo do campo e granjas pecuaristas de vanguarda, o dever primacial dos dirigentes do distrito, da E.M.T. e do colcós é conseguir elevar todos os colcoses, E.M.T., brigadas e equipes ao nível dos avançados utilizando a experiência adquirida por estes.

Camaradas! Desejo dizer algumas palavras sobre o preço de custo da produção agrícola. Sabemos que o progresso técnico ininterrupto na sociedade socialista assegura o rápido aumento da produtividade do trabalho social, o que é condição decisiva para a baixa sistemática no preço de custo da produção.

Para a economia socialista tem importante significação a máxima produção de elevada qualidade com o mínimo de gastos em força de trabalho e em recursos materiais. Da solução vitoriosa desse problema depende em elevada medida nossa vitória na competição econômica com o capitalismo.

Como sabemos, a baixa do preço de custo da produção é a principal fonte da acumulação socialista, uma necessidade objetiva e uma lei que rege o desenvolvimento da economia socialista.

No entanto, muitos trabalhadores militantes do Partido, dos Soviets e da economia, não dedicam a atenção suficiente à baixa do preço de custo da produção. É particularmente deficiente a organização da luta pela baixa nos gastos de trabalho e nos recursos materiais para a produção agrícola. Vários dirigentes de colcoses administram a economia coletiva de maneira antieconômica, conseguindo a qualquer preço elevados índices quanto à fertilidade do campo ou à produtividade da pecuária. Comumente não analisam o preço de custo da produção e não cogitam de saber quanto essa produção custa ao Estado e aos colcoses e como torná-la mais barata. Os cálculos revelam, que, por exemplo, nos colcoses da região de Poltava os gastos de «trudodien» em 1954 com a produção de um quintal de cereais, foram 39% mais elevados; com a produção de beterraba açucareira, 20%; com a produção de carne, 6% mais elevados do que na região vizinha, a de Karkov, com as mesmas condições no que diz respeito à qualidade do solo e do clima.

Em muitos colcoses há um gasto incontrolado de "trudodien", o pessoal da administração é excessivo, o que encarece consideravelmente a produção agrícola.

Para baixar o preço de custo da produção agrícola, trabalha-se no momento nos colcoses e nas E.M.T. das Repúblicas para reduzir o aparelho de administração e de gerência, revêem-se as normas do trabalho e tomarn-se várias medidas para melhorar a organização do trabalho.

Não tenho possibilidade de deter-me circunstanciadamente a respeito da economia de meios resultantes da redução do aparelho administrativo nas regiões e distritos, mas afirmo que em toda a República serão economizados centenas de milhões de rublos.

A considerável elevação do nível de mecanização das atividades agrícolas, o amplo emprego das conquistas na ciência agrícola e a utilização racional das terras, criarão condições que garantem conseguir-se a quantidade maior possível de produção em cada cem hectares de terras, de lavoura com o mínimo de gasto de trabalho e de recursos.

Camaradas! Nem tudo está em ordem em nossa ciência econômica em relação aos problemas da determinação do preço de custo da produção agrícola. Como sabemos, negando a ação da lei do valor nos colcoses, muitos de nossos economistas consideravam que a categoria do valor não pode em geral ser empregada em relação à produção colcosiana. No entanto, a utilização da lei do valor tem, assim como na indústria, importância extraordinariamente grande para uma administração racional da economia colcosiana. Temos todo o direito de fazer sérias reclamações a nossos agrônomos, aos economistas e à ciência econômica em geral, à Academia de Ciências da URSS no sentido de que muitos problemas atuais relativos à parcimônia na produção agrícola e, sobretudo, à redução dos gastos na produção e ao preço de custo da produção colcosiana até hoje não foram resolvidos.

Cabe papel decisivo às E.M.T. quanto ao aumento da produção agrícola com o menor gasto de trabalho e de recursos materiais. Todavia, em consequência de que o financiamento das E.M.T. seja feito independentemente do cumprimento por elas do plano da entrega da produção agrícola ao Estado sob a forma dos pagamentos em espécies, muitos dirigentes das E.M.T. não consideram os problemas econômicos, não procuram saber quanto esta produção custa ao Estado.

Buscando o hectare da lavoura convencional, muitos dirigentes das E.M.T. não consideram o principal — conseguir o máximo de produção — não cuidam dos problemas relativos à redução dos gastos feitos pelas E.M.T. por quintal de produção total, por quintal de pagamento em espécies, dos problemas relativos ao aumento da rentabilidade nas E.M.T.

É necessário baixar consideravelmente os gastos feitos pelo Estado por unidades de produção recebida sob a forma do pagamento em espécie. Isso exige melhorar radicalmente a utilização da técnica, ampliar a mecanização em todos os setores da produção agrícola, sobretudo os trabalhos penosos na lavoura e na pecuária, e conseguir um cumprimento e superação pelos mecanizadores da escala variável de produção.

É também necessário utilizar com maior acerto e mais racionalmente os quadros permanentes das E.M.T. durante todo o ano, conseguir um barateamento considerável na reparação das máquinas e o gasto parcimonioso dos combustíveis e de outros materiais.

Creio que todas essas questões merecem séria atenção por parte das organizações partidárias, particularmente das locais.

É atualmente questão muito importante o preparo eficiente e oportuno para a semeadura da primavera, porque dela depende a colheita no ano atual. A organização do Partido na Ucrânia dedica séria atenção a esse problema. Nos colcoses, E.M.T. e sovcoses da República trabalha-se muito no preparo das sementes, nos parques de tratores e de outras máquinas, no transporte dos adubos, e no preparo dos quadros de massas para a semeadura e tratamento das sementeiras.

O principal, porém, — devo afirmar — é que neste ano toda a área destinada ao milho, que será superior a 7 milhões de hectares, seja semeada pela primeira vez pelos colcoses e sovcoses exclusivamente com sementes selecionadas.

Camaradas! Os comunistas da Ucrânia aprovam unanimemente a linha e a atividade do Comitê Central do P.C.U.S. É o que revelaram as conferências e o Congresso do Partido Comunista da Ucrânia recentemente realizados, demonstrando a coesão inabalável entre as organizações do Partido na República em torno do C.C. do P.C.U.S.

Todo o povo ucraniano aprova também unanimemente a linha e a atividade do Comitê Central do nosso Partido, que se expressou de maneira particularmente clara durante o debate nas assembléias dos operários, dos colcosianos e dos intelectuais, do projeto de Diretivas para o VI Plano Quinquenal.

Profundamente convictos de que têm a realizar grandiosas tarefas, os trabalhadores da Ucrânia soviética não regateiam forças e energias para realizar com honra as decisões históricas tomadas pelo XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética. (Prolongados aplausos).


logomarca problemas
Inclusão 15/11/2011
Última atualização 04/11/2019