A fórmula socialista para a organização da economia nacional

Karl Korsch

Dezembro de 1912


Primeira Edição: 1925

Fonte: De Die Tat, IV/9 (Dez. 1911), pp.507-509. Karl Korsch, Politische Texte (ed. por Erich Gerlach e Jürgen Seifert), Viena o.D., pp.17-21.

Tradução: Clemens August Souto Schrage da versão disponível em https://www.marxists.org/deutsch/archiv/korsch/1912/12/formel.htm

HTML: Clemens August Souto Schrage

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Parecerá bem estranho para uma geração futura, como que com uma fórmula tão simples o socialismo de nossos dias tem sido capaz de sobreviver e quantos diferentes e parcialmente contraditórios esforços se uniram sob esta única fórmula. "Socialização dos meios de produção " é a simples fórmula com a qual o socialismo tem trabalhado até agora e com a qual provavelmente se dará bem na Alemanha por algum tempo: a fórmula comum para socialistas estatais, sindicalistas, cooperativistas e diversas outras direções.

Se você perguntar a um socialista o que ele entende por "socialismo", o melhor que você terá é uma descrição do "capitalismo" e a observação de que o "socialismo" eliminará este capitalismo através da socialização dos meios de produção. Toda ênfase está no negativo, que o capitalismo deve ser eliminado; mesmo a expressão "socialização dos meios de produção" não significa nada mais do que a negação da propriedade privada dos meios de produção. Socialismo significa anticapitalismo. O termo "socialização dos meios de produção" tem um significado claramente negativo; para o lado positivo, é vazio e sem sentido.

Esta falta de conteúdo da fórmula socialista para a organização da economia nacional foi e é inofensiva enquanto a eficácia prática do socialismo se limitar a combater e eliminar as queixas existentes. Torna-se prejudicial assim que chega o momento em que o socialismo de alguma forma toma conta do governo e se vê obrigado a realizar a organização socialista da economia nacional. Se esse momento ocorresse em algum lugar hoje, ele encontraria o socialismo despreparado; o socialismo teria que confessar que ainda não havia encontrado uma fórmula de construção capaz para a organização da economia nacional.

Para a Alemanha, este momento está longe de ter chegado, e talvez por esta razão os social-democratas alemães tenham razão em ainda recusar a formulação em detalhes do seu programa positivo de economia nacional.

Também para a Inglaterra, talvez ainda não houvesse necessidade prática de substituir o termo "socialização dos meios de produção" por uma fórmula mais precisa e detalhada, se uma invasão não tivesse vindo do exterior, da França, que começa a abalar as firmes bases do velho socialismo: a invasão do sindicalismo (= anarco-socialismo sindical)[1]. Agora, porém, a oposição imanente, apenas superficialmente coberta pela fórmula "socialização dos meios de produção", torna-se aparente. Ela não pode ser negligenciada porque é claramente evidente, e também porque os próprios sindicalistas estão suficientemente conscientes de sua oposição ao velho socialismo: O Estado e as comunas aparecem aos sindicalistas como meios absolutos e inadequados para a organização econômica socialista. Mas o Estado, ou as comunas no Estado descentralizado, eram precisamente as organizações às quais a maioria dos socialistas mais antigos haviam atribuído à propriedade e a administração de todos os meios de produção!

Uma vez reconhecida a insuficiência da fórmula "socialização dos meios de produção" neste ponto, não é difícil descobrir seus outros defeitos e contradições. E vemos que mesmo onde as formas capitalistas foram deslocadas por formas "socialistas" e uma "socialização dos meios de produção" realmente ocorreu, este processo ocorreu de tantas maneiras diferentes que a expressão "socialização" só pode cobrir todas estas diferentes formas porque ela mesma não tem conteúdo definido. A palavra "socialização dos meios de produção" é uma fórmula sem sentido que não une realmente as diversas formas de organização econômica socialista que têm sido buscadas e realizadas até agora, mas apenas as combina em uma unidade aparente. Mas não adianta, para aqueles que reconheceram a falta de sentido desta palavra, fechar arbitrariamente os olhos: eles devem tomar uma posição sobre qual das várias maneiras possíveis de realizar a "socialização" dos meios de produção que eles querem ver realizada. Em outras palavras, ele deve ir além da fórmula da "socialização dos meios de produção" para uma fórmula para a construção da organização socialista da economia nacional que possa ser utilizada para fins positivos.

Este esforço verdadeiramente contemporâneo é servido pelo último grande empreendimento da Sociedade Fabian[2], a Comissão de Inquérito sobre o Controle da Indústria, agora reunida sob a liderança de Beatrice Webb. Os organizadores deste empreendimento estão imbuídos da convicção: "A descrição vívida e os insultos eloquentes do atual estado da sociedade desempenharam seu papel. Através da confusão caótica das opiniões socialistas de hoje sobre todas as propostas construtivas, combinada com nossa própria incapacidade de colocar em prática, com alguma unanimidade e clareza, nossas exigências em relação à organização futura da indústria e do comércio, perderemos toda a influência sobre a juventude intelectual... O socialismo tem despertado grandes expectativas com relação à construção da próxima reorganização social. Se não pudermos atender a essas expectativas com propostas individuais cuidadosamente projetadas e testadas, a próxima geração de pensadores e trabalhadores nos declarará intelectualmente falidos".

Uma objeção a este generoso empreendimento é óbvia: "não científico" e "utópico"! Mas é preciso ver como todo o plano deve ser executado e sua execução já começada, afim de perceber que, aqui, a observação, a experiência, o estudo teórico, a imaginação e o capacidade de julgamento estão trabalhando juntos em um trabalho tão distante do subjetivismo utópico quanto a descrição mais factual das condições passadas ou presentes. Mais de 100 pessoas trabalham juntas de acordo com um plano uniforme na aquisição de material, que é organizado desde o início de acordo com certos pontos de vista que são alterados de tempos em tempos e agrupados de forma diferente. Os resultados do trabalho de cada indivíduo chegam ao conhecimento de todos os outros de maneira mais simples e prática. Imagine quanta energia intelectual é colocada a serviço de uma única idéia, voluntariamente e gratuitamente!

Podemos aguardar com expectativa o relatório deste comitê com as maiores expectativas, também na Alemanha. Para a Alemanha, também é necessário que os socialistas se tornem mais claros sobre esta questão. Não porque seja de se esperar que eles sejam chamados em breve para fundar o estado socialista do futuro. Mas porque as exigências do sindicalismo[3], que são muito mais simples e muito mais próximas do trabalhador da fábrica, logo abalarão os dogmas dominantes do marxismo em um grau considerável. Então será necessário encontrar um novo meio de neutralizar a incipiente decomposição que, ao mesmo tempo, manterá o movimento socialista alemão unido internamente e o distinguirá de outros movimentos. Este novo meio, entretanto, não pode ser outra coisa senão uma fórmula definida, considerada e testada que expressa qual de todas as organizações concebíveis da economia nacional merece ser chamada de "socialista" e ser promovida por "socialistas".


Notas de rodapé:

[1] Vários escritos apareceram na Inglaterra que traçaram uma linha de demarcação para o Partido Trabalhista contra o sindicalismo na época: J.R. Mac Donald, Syndicalism: A Critical Examination, Londres 1912, Philip Snowden, Socialism and Syndicalism, Londres 1912. (retornar ao texto)

[2] Sobre a Sociedade Fabian ver Edgar Reichel, Der Sozialismus der Fabier, Heidelberg 1947; A.M. Mc Briar, Fabian Socialism and English Politics, Cambridge 1962; ver também Karl Korsch, Die Fabian Society, in: Tat, Jg.4., Nr.8 (Nov. 1912), pp.422-427, onde estão impressos trechos: Karl Korsch, Kommentare zur Deutschen "Revolution" und ihrer Niederlage (Rotdruck Bd.II), s'Gravenhage 1972, pp.8f.; ver aí também notas sobre Korsch, Die sozialistische Formel ... (retornar ao texto)

[3] Erich Gerlach, The Development of Marxism from Revolutionary Philosophy to the Scientific Theory Proletarian Action in Karl Korsch, in: Karl Korsch, Marxismus und Philosophie, ed. de Erich ofGerlach, Frankfurt/Main 1966, p.9, interpreta esta frase de forma exagerada quando disse que Korsch "valorizava" o sindicalismo "como a concepção autenticamente proletária do socialismo". Michael Buckmiller, Marxismo como Realidade, em: Movimento Trabalhista. Theorie und Geschichte, Jahrbuch 1. Über Karl Korsch, ed. de Claudio Pozzoli, Frankfurt/Main 1973, mostra que Korsch representava a posição dos Fabianos naquela época. Entretanto, continua importante que Korsch já se preocupava com o sindicalismo em 1912, vendo nele uma "invasão" que "começa a sacudir o velho socialismo em sua posse fortificada" e fala das "exigências do sindicalismo que são muito mais simples e muito mais próximas do trabalhador da fábrica". (retornar ao texto)

Inclusão: 24/11/2022