Carta aos Operários e Operárias da Fábrica “As Três Montanhas”

Nadezhda Krupskaia

1933


Primeira Edição: ....
Fonte: “A moral dos comunistas” — Coleção Biblioteca do Socialismo Científico – Editorial Estampa, Portugal.
Tradução: Rui Sacramento Alecrim
Transcrição: Alexandre Linares
HTML: Fernando A. S. Araújo.

Temos que nos felicitar pela forma como a fábrica “As Três Montanhas” aborda os problemas da educação da infância. São de grande importância.

Nos últimos tempos tem sido prestada particular atenção à instrução geral, ao fortalecimento da escola, ao melhoramento do ensino. Mas claro que nem tudo está feito, falta ainda realizar muita coisa. É preciso que tanto os operários como as operárias se aproximem mais dos problemas da escola e se interessem cada vez mais pelo trabalho nesta. Podem, assim, prestar uma enorme ajuda ao ensino e a educação comunistas.

As crianças passam a maior parte do tempo fora da escola. Na rua sofrem a influência nefasta dos maladrins e dos indivíduos estranhos. Os problemas da organização da vida extra-escolar, do movimento dos pioneiros, da organização de bibliotecas, de oficinas para crianças, do trabalho social que estas realizam, revestem-se de excepcional importância.

Nesse sentido, os operários e as operárias podem ser muito úteis. Espero que as discussões que os trabalhadores desta fábrica estão realizando sobre os problemas da educação escolar e extra-escolar sirvam para dar-lhes um vigoroso impulso.  


Inclusão 10/04/2016