Ler Marx!
Os textos mais importantes de Karl Marx para o século XXI editados e comentados por Robert Kurz

Robert Kurz


Nota do tradutor


capa

Em 2017, o Clube de Filosofia de Abrantes organizou um debate sobre O Capital, nos 150 anos da publicação da obra de Marx. Coube-me fazer a apresentação, focando-me, naturalmente, na actualidade do “Marx esotérico” do “fetiche da mercadoria”, do “sujeito automático” e da “teoria da crise”, com apenas um breve obituário do Marx exotérico da “exploração”, da “luta de classes” e do “socialismo real”, que ainda animara o Maio de 1968 e o 25 de Abril de 1974 em Portugal. Socorri-me, para isso, da antologia de textos de Marx, organizada e comentada por Robert Kurz, publicada em 2000 com o título Marx Lesen. Die wichtigsten Texte von Karl Marx für das 21. Jahrhundert  (Ler Marx. Os textos mais importantes de Karl Marx para o século XXI).

Como Kurz bem demonstra, as ideias do Marx esotérico estão inextricavelmente entrelaçadas com as do Marx exotérico, ao longo de toda a sua obra. Por isso não seria sério publicar isoladamente os textos de O Capital incluídos no livro, como solicitavam os leitores de obeco. Procedeu-se, assim, à tradução e publicação electrónica de todo o livro de Robert Kurz em www.obeco-online.org, ao longo do ano de 2017.

Os textos de Marx seguem de perto as edições mais recentes das suas obras em Português. Alguns (poucos) foram traduzidos do Alemão pela primeira vez, ao que parece. Manteve-se, no entanto, a terminologia consagrada para as palavras-chave em língua portuguesa (O problema da “mais-valia”, por exemplo, não estará na palavra antiquada; a coisa em si é que é do passado, e a sua invocação como “mais-valor” ou “valor acrescentado” não trará de volta à vida o cadáver insepulto da sociedade nela baseada). Foi cotejada a edição francesa em casos pontuais.

Só pode ser motivo de regozijo o facto de a edição de obeco, entretanto, ter sido passada a papel, do outro lado do Atlântico.

Mantém-se a intenção de, na edição electrónica, juntar aos textos de Marx em Português o original em Alemão. E o ano do bicentenário do nascimento do autor será uma boa ocasião.

Março de 2018
Boaventura Antunes


Inclusão: 03/11/2020