Capitalismo popular nunca mais
A longa ressaca após o desastre da Telekom

Robert Kurz

18 de abril de 2008


Primeira Edição: Original NIE WIEDER VOLKSKAPITALISMUS in www.exit-online.org. Publicado no semanário “Freitag” em 18.04.2008

Fonte: http://www.obeco-online.org/robertkurz.htm

Transcrição e HTML: Fernando Araújo.


Quem se recorda ainda? Nos anos noventa o pico bolsista era um grande sucesso. A prosaica comunidade alemã transmutou-se em grupo de apostadores. Artesãos e donas de casa, agricultores biológicos e avós contagiavam-se pela febre da bolsa; os telemóveis aqueciam de tanto uso. Não havia um encontro à volta da mesa de um bar sem o seu auto-proclamado especialista na matéria. De orelhas vermelhas, todos aguardavam um lucro fácil. A entrada em bolsa do ex-consórcio estatal Telekom veio mesmo a calhar. Com mais de mil milhões de acções, emitidas em três tranches, de 1996 até 2000, foi a maior emissão na história da bolsa alemã. A corrida à aquisição de acções fazia lembrar os assaltos aos saldos em fim de estação. Logo na primeira emissão, em 1996, entraram cerca de 1,9 milhões de investidores privados. Quem chegava atrasado ia para casa a chorar de mãos vazias. Um novo capitalismo popular com accionistas vindos do povo e prenhes de dinheiro, era a visão gloriosa do momento. Desde o boom do consumo até aos fundos de pensões, passando por uma franca boa vida, tudo deveria ser financiado pelas subidas sem fim das cotações, as quais eram projectadas a cinquenta anos.

 No seu spotpublicitário à Telekom, o actor Manfred Krug sugeriu que as novas acções populares, qual vinho tinto generoso, deveriam ser deixadas em depósito a amadurecer. Saltaram as rolhas das garrafas de champanhe, quando o papel da Telekom, na primavera de 2000, imediatamente antes da emissão da terceira tranche, atingia um novo record de 104,87 Euros. Contudo, de então para cá em queda livre, o vinho rapidamente amadurecido transformou-se em vinagre. No início de Abril 2008, a cotação era de 11,18 Euros. Segundo o semanário económico, “Wirtschaftswoche”, até agora arderam mais de 267 mil milhões de Euros no valor bolsista da Telekom, com tendência para este número aumentar. A crise financeira global ameaça atingir a economia real; e atingidas serão principalmente as grandes empresas de electrónica e telecomunicações, para as quais se esperam pesadas quebras nos ganhos. Nos Estados Unidos, a General Electric já teve mesmo de baixar as calças. Desde o início de 2008, os grandes índices bolsistas perderam o crescimento fictício de valor de mais de um ano, que fora obtido na senda da igualmente fictícia retoma “impulsionada financeiramente”. Porém a Telekom já não fazia parte do pacote. Com as suas acções (1) já só se poderá verdadeiramente poupar papel higiénico.

É significativa a reacção ao fiasco das pretensas acções populares em particular e à maior crise financeira desde os anos 30 em geral. O que são os banqueiros e os gestores de topo? “Tubarões vorazes”, evidentemente. O que são os políticos? Vigaristas infames, como sempre se soube. E o que são os fogosos apostadores de ontem? Naturalmente vítimas defraudadas e inocentes. Foram manipulados e atraiçoados. Não é a reflexão crítica que ganha expressão, mas a massiva auto-ilusão que se repercute no ressentimento pequeno-burgês duma longa ressaca. Assim, a maior operação de bolsa na Alemanha transformou-se no maior processo económico de todos os tempos. À boa maneira norte-americana, foi posta em marcha uma acção colectiva. 900 advogados representam os 17.000 pequenos accionistas coléricos que exigem justiça capitalista. Aquando da primeira tranche da operação de bolsa, a Telekom terá sobrevalorizado os seus bens imobiliários e na terceira tranche não terá mencionado nas brochuras da bolsa a aquisição da operadora norte-americana de telecomunicações, Voicestream, embora esta estivesse vinculada a grandes endividamentos.

Não estamos perante uma crise do capitalismo, mas apenas perante erros de gestão e vigarices. Embora tudo e todos estejam, de uma forma ou de outra, envolvidos, saber-se-á encontrar os culpados. Ainda está no segredo dos deuses saber se se conseguirá obter da Telekom a indemnização especial no valor de 80 milhões de Euros. A sentença do megaprocesso não se espera para antes de 2010. Até lá, o valor do imobiliário da Telekom em 1996 tem de ser calculado a posteriori num complicado processo de avaliação. Só isso custará à volta de 20 milhões de Euros. Pelo menos consegue-se assim que os postos de trabalho dos advogados e suas equipas fiquem desde logo assegurados. Enquanto a imprensa económica enche as páginas com receitas pouco credíveis para os pequenos investidores, a ideia das acções populares esfumou-se. Já só há meia dúzia de inamovíveis a comprar tais acções, muito menos do que no início dos anos noventa. Nem o chefe do SPD, Kurt Beck, se atreve a falar do conceito, a propósito do já de si polémico processo de cotação em bolsa da Bahn, AG (caminhos de ferro). O capitalismo de Estado morreu, o capitalismo popular morreu e o capitalismo privado clássico também já não está lá muito bem. Tudo parece indicar que as fábricas de conceitos para a administração do capitalismo estão a ficar sem “modelos”. Talvez seja de lhes mover um processo a pedir uma indemnização pelas ilusões desfeitas.


Inclusão: 28/12/2019